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Milene Selbach Silveira

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Apresentação em tema: "Milene Selbach Silveira"— Transcrição da apresentação:

1 Milene Selbach Silveira
E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino Luana Müller Milene Selbach Silveira

2 Introdução Ambientes colaborativos de ensino
Ajuda on-line e ajuda em pares Auxílio de outros usuários Paradigma da vila Sistemas de recomendação e combinação social

3 Ambientes colaborativos de ensino

4 Ajuda on-line, em pares, auxílio de outros
usuários e o paradigma da vila

5 1 2 3 4 Sistemas de recomendação Identificação do usuário
Coleta de informações Geração das recomendações Apresentação das recomendações

6 Combinação Social

7 Questão de Pesquisa Quais critérios os usuários utilizam ao selecionar uma pessoa para responder a uma dúvida em relação ao uso de ambientes colaborativos de ensino? Como esses critérios podem ser utilizados para gerar uma combinação social integrada a sistemas de ajuda em pares?

8 Resultados da Pesquisa
Perfil 100 usuários de ambientes colaborativos de ensino 48% alunos 29% professores 22% professores/alunos 1% suporte técnico

9 Resultados da Pesquisa
Perfil 45% utilizam ambientes colaborativos de ensino a mais de 5 anos 24% de 3 a 5 anos 28% de 1 a 3 anos 3% a menos de 1 ano

10 Resultados da Pesquisa
Tratamento de dúvidas neste ambientes* 55% utilizam o Google 48% solicitam ajuda a outras pessoas 46% usam a ajuda do sistema 3% usam tentativa e erro 1% buscam ajuda no site do Moodle *Dados com intersecção

11 Resultados da Pesquisa
Tratamento de dúvidas através de outros usuários* 46% utilizariam um recurso computacional para entrar em contato com um colega 34% falariam com um colega próximo 17% ligariam para o help Desk 2% ligariam para um colega *Dados com intersecção

12 Resultados da Pesquisa
O que você leva em consideração ao escolher alguém para auxiliar você com uma dúvida?

13 Resultados da Pesquisa
E se for uma dúvida relacionada a algum conteúdo de aula?

14 Resultados da Pesquisa
E se for uma dúvida relacionada à operação (utilização) do próprio ambiente colaborativo de ensino?

15 Resultados da Pesquisa
E se a solicitação de auxílio (pedido de ajuda) a uma pessoa fosse feita de forma remota (por meio de MSN, , Chats, Fóruns, Redes Sociais, etc), que critérios você utilizaria?

16 Resultados da Pesquisa
O conhecimento técnico foi um critério apontado descritivamente por 5% dos usuários: “Nem sempre tempo de utilização significa experiência no uso. Eu procuraria alguém que tivesse demonstrado experiência e conhecimento para que pudesse realmente me auxiliar” “[...] Você tenta tirar dúvidas com um colega e avalia. Tenta tirar dúvidas com outro, e avalia. Com o tempo, você vai criando confiança em tirar dúvidas sobre um tipo de assunto com um colega em vez de outro. Os colegas-de-referência podem ser diferentes em função do tipo de assunto”

17 Resultados da Pesquisa
Sobre a ajuda on-line, os usuários citaram que: “Recorro muito ao help online, entretanto este é insatisfatório uma vez que o mesmo apenas define conceitos sem dar exemplos ou explicar as alternativas de opções em si. [...]” “[...] há termos que são usados na parte de avaliação que mesmo consultando o help não dá para entender direito [...]”

18 Resultados da Pesquisa
Tipo de dúvida Como o usuário escolhe o “par”? Como usar essa informação para a ajuda em pares? Uso do ambiente Tempo de uso da ferramenta Através da medição do tempo de uso do ambiente de cada usuário, encaminhando a dúvida aos que possuem mais tempo. Conhecimento técnico Através da análise dos logs do ambiente e feedbacks dos usuários, mensurar o conhecimento técnico, utilizando essa informação no processo de escolha do “par”. Receptividade Através da análise do histórico de ajuda de cada usuário, verificar os usuários que mais fornecem ajuda aos outros, e que possuam feedback positivo sobre essa ajuda, encaminhando a dúvida a estas pessoas. Afinidade Por ser um critério não mensurável, não poderia ser utilizado dentro do sistema. Conteúdo das disciplinas Área de Atuação Disciplinas Através dessas informações, um algoritmo de recomendação poderia identificar os índices de similaridade dentre usuários, utilizando esta informação para o encaminhamento da dúvida para usuários similares.

19 Próximos passos da pesquisa
Através de um sistema de ajuda em pares, computar os critérios relevantes para dúvidas sobre o tipo de ambiente, para, através da combinação social, encontrar o melhor par para responder dúvidas sobre ambientes colaborativos de ensino. Tempo de utilização do ambiente, conhecimento técnico, receptividade. Serão também analisadas as ferramentas comumente utilizadas pelos usuários. É algum destes nomes ;)

20 Referências [Jos80] Joseph, M. S. “Helping users help themselves”, In: 8th annual ACM SUGUCCS conference on User services, 1980, P [Lei10] Leite, L. L.; Silveira, M. S. “Phavea: um arquitetura de peer help para o Moodle”. In: XXXVII Seminário Integrado de Software e Hardware, 2010, P [Lei12] Leite, L. L. “Colaboração entre Pares para Melhor Compreensão da Mensagem do Designer Via Sistemas de Ajuda”, Tese de Doutorado, PUCRS, 2012, 117p. [Ric10] Ricci, F.; Rokach, L.; Shapira, B.; Kantor, P. B. “Recommender systems handbook”. New York: Springer, 2010, 872p. [Vou05] Vouligny, L; Robert, J. “Online help system design based on the situated action theory”. In: 2005 Latin American conference on Human-computer interaction, 2005, 12p.

21 Milene Selbach Silveira
E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino Luana Müller Milene Selbach Silveira


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