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E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

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Apresentação em tema: "E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo"— Transcrição da apresentação:

1 E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

2 Sistemas de E-business Interfuncionais E-business, além de abranger o e-commerce, compreende aplicativos de escritório, tanto os internos quanto os de relacionamento externo, que compõem o motor da empresa moderna. E-business é uma redefinição do velho modelo de empresa com a ajuda da tecnologia para maximizar o valor para o cliente. E-business é o uso da Internet e de outras redes e tecnologias de informação para dar suporte ao comércio eletrônico, às comunicações e à colaboração entre empresas e aos processos de negócios de atuação na Web, tanto nas conexões internas da empresa quanto naquelas com seus clientes e parceiros de negócios.

3 Sistemas de E-business Interfuncionais Sistemas Interfuncionais: Transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa. Sistemas Funcionais: Atendem as necessidades de informações de funções individuais ou departamentais. Ex: Sistemas de gestão de vendas, Sistemas de gestão de estoque, etc

4 e-commerce e-chain supply e-ERP e-CRM Sistemas de E-business Interfuncionais

5 Como as Tecnologias de Informação estão transformando e melhorando a administração dos processos industriais de empresas e-business? Modelo de Fabricar para o estoque Fabricação mediante encomenda Estoque just-in-time; Produtos produzidos de forma personalizada; Atende pedidos específicos de clientes; Possibilidade de alterar as especificações do cliente durante o processo de produção.

6 Sistemas de E-business Interfuncionais

7 Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) O ERP é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. É uma família de módulos de software.

8 Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Contabilidade e Finanças Planejamento da Produção Recursos Humanos Logística Integrada Cliente / Funcionário

9 Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) As empresas hoje atribuem grande valor à instalação do software ERP para os negócios por dois motivos: O ERP cria uma estrutura para integrar e aperfeiçoar seus sistemas internos de escritório, que é responsável por importantes melhorias no atendimento ao consumidor, na produção e na eficiência da distribuição; O ERP fornece rapidamente informação interfuncional vital sobre o desempenho da empresa para os gerentes melhorarem significativamente sua capacidade de tomar as melhores decisões pela empresa em todas as suas atividades.

10 Sistemas de E-business Interfuncionais Processo de Fabricação Processo de Atendimento de Pedidos Materiais de Produção Pedidos Entregues Processos de Planejamento Requisitos de Previsão Previsão do Cliente Processo de Abastecimento Requisitos de Compra Processo de Obtenção de Pedido Retorno de Reparos Pedidos do Cliente

11 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Custa 10 vezes mais vender a um novo cliente do que vender a um cliente antigo; Um cliente insatisfeito contara sua má experiência para 8 a 10 pessoas; Uma empresa pode aumentar seus lucros em 85% aumentando sua retenção anual de clientes em apenas 5%; As chances de vender um produto a um novo cliente são de 15%, enquanto as chances de vender um produto a um cliente existente são de 50%; 70% dos clientes insatisfeitos voltarão a fazer negócios com a empresa caso ela repare seu erro rapidamente; Mais de 90% das empresas existentes não tem a integração das vendas e serviços necessários para dar suporte ao e-commerce.

12 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) CRM é um sistema interfuncional que integra e automatiza muitos dos processos de atendimento ao cliente em vendas, marketing e serviços de produto, que interagem com os clientes de uma empresa. CRM é uma família de módulos de software que executam atividades empresariais envolvidas nos procedimentos de contato com o cliente. O software de CRM fornece as ferramentas que permitem que uma empresa e seus funcionários prestem rapidamente um serviço acessível, seguro e uniforme a seus clientes.

13 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) O CRM permite que a empresa identifique e escolha seus melhores clientes, os mais lucrativos, e mantê-los como clientes duradouros; Personalização em tempo real de produtos e serviços com base nos desejos, nas necessidades e nos hábitos de compra do cliente; Mantém um acompanhamento de quando um cliente entra em contato com a empresa, independentemente do momento em que isso ocorra. Todos esses benefícios propiciam um valor estratégico para a Empresa e um valor significativo para seus clientes.

14 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Vendas vendas cruzadas crescimento das vendas televendas Atendimento de campo e de frente de loja Marketing e Satisfação Apoio e atendimento ao cliente Programas de fidelidade e retenção Prospects/ Clientes Administração de Contato

15 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Vendas: Acompanha os contatos com os clientes e outras empresas e eventos do ciclo de vida dos clientes por vendas cruzadas e aumento de vendas. Ex: alertaria um vendedor de banco para visitar clientes que fazem grandes depósitos para vender-lhes serviços de investimentos.

16 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Marketing direto e satisfação: O CRM neste caso pode automatizar tarefas como qualificação de clientes, controles de reações, programação de contatos de vendas e fornecimento de informações para clientes e clientes pontecial.

17 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Atendimento e suporte ao consumidor: O CRM ajuda rapidamente os gerentes do atendimento ao consumidor a criar, nomear e administrar pedidos de serviços. O software help-desk ajuda os representantes do atendimento ao consumidor a auxiliar os clientes que estão tendo problemas com um produto ou serviço, fornecendo dados de serviços relacionados e sugestões para solucionar os problemas.

18 Sistemas de E-business Interfuncionais Integração das Aplicações da Empresa (EAI) O EAI possibilita a interconexão de vários grupamentos de aplicações de e-business. Permite aos usuários moldar os processos de negócios envolvidos nas interações que devem ocorrer entre as aplicações das empresas. Propicia middleware, que executa a coordenação e a conversão de dados, a comunicação de aplicações e serviços de mensagens e acesso as interfaces das aplicações envolvidas.

19 Integrar aplicações de uma e-business, próximas (front- office) e distantes (back-office) do público, de forma que funcionem de forma coerente e integrada. Essa é uma capacidade vital que oferece um valor evidente ao negócio de um empreendimento de e-business que deve reagir rápida e eficazmente a eventos de negócios e a demandas de clientes. Sistemas de E-business Interfuncionais

20 O que é um Middleware ? Software que reside entre o sistema operacional e a aplicação a fim de facilitar o desenvolvimento de aplicações. Camada de software que permite a comunicação entre aplicações. Um conjunto de serviços que fornece comunicação e distribuição de forma transparente à aplicação. Middleware permite que processos em diferentes espaços de endereçamento consigam se comunicar.

21 Middleware deve fornecer: Facilidade de Uso Facilitar o desenvolvimento de aplicações, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática. Transparência de Linguagem (e plataforma) Um processo usando o middleware deve ser capaz de se comunicar com um processo que foi escrito em uma linguagem diferente. Sistemas de E-business Interfuncionais

22 Middleware simplifica a construção de SDs implementando as camadas de apresentação e sessão, ou seja, o middleware está localizado entre as camadas de aplicação e transporte. Sistemas de E-business Interfuncionais

23 Integração das Aplicações da Empresa (EAI) Aplicações de CRM em Front-Office Atendimento ao cliente Atendimento no campo Pedido de Vendas Configuração do Produto Aplicações de ERP em Back Office Distribuição Fabricação Programação Finanças Integração das aplicações da empresa Grupo de Aplicações Empresariais Grupo de Aplicações Empresariais Clientes Fornecedores Parceiros Empresariais

24 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) Muitas empresas estão tomando o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) um objetivo altamente estratégico em suas iniciativas de e-business. Exigências de valor de seus clientes de e-commerce: o que o cliente quer, quando e onde quer, pelo menor preço possível. As inter-relações com outras empresas, necessárias para a fabricação e venda de um produto, compõem a rede de relações de uma empresa chamada de Cadeia de Suprimentos.

25 Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) Modelo de Fabricar para o estoque Fabricação mediante encomenda

26 Sistemas de E-business Interfuncionais Progra- mação Fabri- cação Entrega Planejamento do transporte Planejamento da demanda Planejamento da demanda Contrato de encomenda Contrato de encomenda Programação futura Programação futura Planejamento da produção Planejamento da produção Planejamento da distribuição Planejamento da distribuição Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Ciclo da cadeia de Suprimentos Processos Operacionais de SCM Solução Integrada de SCM Enco- menda

27 Sistemas de E-business Interfuncionais Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM)

28 Sistemas de E-business Interfuncionais

29 Valor Empresarial dos Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Aumento da produtividade Redução de custos Redução de estoques Racionalização de transportes Eliminação de desperdício Agregar valor aos produtos Prazos confiáveis; Facilidade de colocação de pedidos Serviço de pós-venda Sistemas de E-business Interfuncionais

30 Trabalho sobre Middleware –Business object –Business Intelligence –E-Commerce


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