A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 2013."— Transcrição da apresentação:

1 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 2013

2 SUSTENTABILIDADE: conceito e práticas

3 Sustentabilidade, adjetivo ou substantivo? É de bom tom hoje falar de sustentabilidade. Atrás desta palavra se escondem algumas verdades, mas também muitos engodos. De modo geral, ela é usada como adjetivo e não como substantivo (...) Sustentabilidade como substantivo exige uma mudança de relação para com a natureza, a vida e a Terra. A primeira mudança começa com outra visão da realidade. A Terra está viva e nós somos sua porção consciente e inteligente. Não estamos fora e acima dela como quem domina, mas dentro como quem cuida, aproveitando de seus bens, mas respeitando seus limites. Há interação entre ser humano e natureza. (Boff, 2011)

4

5 Dimensões da Sustentabilidade

6 OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência Espaços Educadores Sustentáveis; Fortalecer escola + comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor das escolas sustentáveis.

7 Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e de cuidar de si e do ambiente. ESCOLA SUSTENTÁVEL

8 Sentir - Pensar - Fazer EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como incubadora de mudanças na realidade social, articulando: ESCOLA

9 Currículo Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Com-Vida, energia, água, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações e área verde)

10 Currículo Inclusão de conhecimentos, saberes e práticas sustentáveis no projeto político-pedagógico, relações entre contexto local e sociedade global. Gestão democrática Planejamento compartilhado (Com-Vida), relação escola/universidade-comunidade, respeito aos direitos humanos e à diversidade, saúde ambiental, alimentação e consumo sustentável Espaço Físico Materiais e desenho arquitetônico adaptados às condições locais (bioma e cultura), conforto térmico e acústico, acessibilidade, eficiência de água e energia, saneamento e destinação adequada de resíduos, áreas verdes e mobilidade sustentável, respeito ao patrimônio cultural e aos ecossistemas locais.

11 Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - Com-Vida Com-Vida – é uma nova forma de organização na escola e uma das ações estruturantes para cuidar do Brasil. Sua proposta é consolidar, na comunidade escolar, um espaço permanente para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

12 Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO FOGO TERRA AR ÁGUA Escola + Comunidade

13 PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS Cuidado Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade(Boff,1999 ) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres)

14 ESCOLAS SUSTENTÁVEIS - escola como um espaço educador sustentável - escolas como incubadoras de mudanças Escolas diluindo barreiras e construindo pontes: Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais; Orientando-se pela busca da sustentabilidade, a escola deixa de ser uma ilha, passando a fazer parte de uma comunidade mais ampla, que propõe respostas criativas para a crise socioambiental e de valores que a humanidade atravessa atualmente.

15 Links de acesso a documentos e material de apoio COE – SP - Comissão Organizadora Estadual da IV CNIJMA - Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Passo a passo - Conferência na escola + Educomunicação nvo.pdf Regulamento Estadual coe_sp-iv-cnijma-2013.pdf Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo processo-de-construc3a7c3a3o-colaborativo-coe_sp.pdf

16 Contatos – membros da COE SP Profa. Me. Doroty Martos (11) Projeto Cala-boca já morreu Mariana Manfredi, Thiago Luna, César de Lucca, Mariana kz e Jefferson Santana blog: Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - Coordenação de Educação Ambiental Bete, Kida e Andreia (11) 3866 – 0653


Carregar ppt "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google