A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Mercadológica IV Prof. Adolfo Fonseca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Mercadológica IV Prof. Adolfo Fonseca."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica IV Prof. Adolfo Fonseca

2 Aula 8 Gestão e Planejamento de Marketing Apresentação do grupo 1 Data: 23/09/2011

3 Análise do valor da empresa para o cliente 1)Identificar os principais atributos de valor para o cliente 2)Avaliar a importância quantitativa dos diferentes atributos 3)Avaliar o desempenho da empresa e dos concorrentes quanto aos valores e sua importância relativa para o cliente 4)Examinar como os clientes de um segmento específico classificam o desempenho da empresa em relação a um importante concorrente, atributo por atributo 5)Monitorar os valores para o cliente ao longo do tempo

4 Participação de mercado ótima 0%25%50%75%100% Participação de mercado ótima Lucratividade Participação de mercado

5 Estrutura de Mercado hipotética e estratégias 40% Líder de Mercado 30% Desafiante de Mercado 20% Seguidora de mercado Expandir o mercado Defender % mercado Expandir % mercado Atacar o líder Status quo Imitar Especializar Ocupante de nichos de mercado 10%

6 Análise dos concorrentes Ações dos Concorrentes Objetivos Forças e fraquezas Padrões de Reação Estratégias

7 Etapas na segmentação do mercado, segmentos-alvo e posicionamento 1.Identificar as variáveis de segmentação e segmentar o mercado 2.Desenvol- vimento dos perfis dos segmentos resultantes Segmentação de mercado 3. Avaliar a atratividade de cada segmento 4.Selecionar os segmentos- alvo Mercados- alvo 5. Identificar possíveis conceitos de posicionamento para cada segmento-alvo 6. Selecionar, desenvolver e comunicar o conceito escolhido de posicionamento Posicionamento de mercado

8 Procedimentos de segmentação de mercado ¶ Levantamento de dados –Motivações –Atitudes –Comportamento dos consumidores · Análise –Fatores –Conglomerados ( Clusters ) ¸ Determinação do Perfil

9 Bases para a segmentação do mercado consumidor Ocasiões, Benefícios, Índice de Utilização, Atitudes, Fidelidade Comportamental Geográfica Região, Cidade ou Metrópole, Área, Densidade, Clima Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família e ciclo de vida, Raça, Ocupação, Renda, Classe social Estilo de vida ou Personalidade Psicográfica

10 Bases para a segmentação do mercado empresarial Demográficas (Setor, Porte, Localização) Variáveis operacionais (Tecnologia, Status de usuários e não-usuários, Recursos dos clientes) Abordagens de compras Fatores Situacionais Características Pessoais

11 Mensurabilidade Acessibilidade Substanciabilidade Diferenciação Segmentos devem ser grandes e rentáveis o suficiente para serem atendidos Segmentos devem ser possíveis de serem atingidos e atendidos. Acionabilidade Porte, poder de compra, características dos segmentos podem ser mensuradas. Segmentos devem responder diferentemente para diferentes elementos e programas do mix de marketing Os programas de Marketing devem ser capazes de atrair e atender os segmentos. Segmentação Efetiva

12 Determinação de níveis sócio-econômicos (1) Sistema de Pontos ( ABA-ABIPEME ) ABA: Ass. Bras. de Anunciantes ABIPEME: Ass. Bras. Inst. Pesq. Mercado Não tem Tem 1234 ou + Televisão em cores02345 Rádio01234 Banheiro02344 Automóvel02455 Empregada mensalista02444 Aspirador de pó01111 Máquina de lavar01111 DVD02222 Geladeira02222 Freezer ( aparelho independente ou parte da geladeira duplex ) 01111

13 Determinação de níveis sócio-econômicos (2) Determinação de níveis sócio-econômicos (2) Analfabeto / Primário incompleto0 Primário completo / Ginasial incompleto1 Ginasial completo / Colegial incompleto2 Colegial incompleto / Superior incompleto3 Superior completo5 CLASSEPONTOSTOTAL BRASIL (%) A A B B C D E

14 Cinco padrões de seleção de mercado-alvo Concentração em um único segmento Especialização por produto M1 M2 M3 P1 P2 P3 Especialização seletiva M1 M2 M3 P1 P2 P3 M1 M2 M3 Cobertura total do mercado P1 P2 P3 Especialização por mercado M1 M2 M3 P1 P2 P3 P1 P2 P3 M1 M2 M3 P = Produto M = Mercado

15 Diferenciação de Produto Forma Caracte- rísticas Desem- penho Qualidade Confor- midade Durabi- lidade Confia- bilidade Facilidade de Reparo EstiloDesign

16 Entrega Diferenciação de Serviços Facilidade de Pedido Facilidade de Pedido Manutenção e Reparo Manutenção e Reparo Treinamento do Cliente Treinamento do Cliente Instalação Orientação ao Cliente Orientação ao Cliente Serviços diversos

17 Diferenciação Pessoal Profissionais bem treinados: competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta e comunicação Canal Cobertura, especialidade e desempenho dos canais de distribuição

18 MídiaAtmosfera Símbolos Eventos Diferenciação de Imagem

19 Estratégias para o estágio de Crescimento Melhorar a qualidade do produto Acrescentar novos modelos e produtos Entrar em novos segmentos de mercado Aumentar a cobertura de distribuição e ingressar em novos canais Fazer campanhas de preferência do produto Reduzir os preços

20 Estratégias para o estágio de Maturidade Modificação do Mercado Modificação do Produto Modificação do Mix de Marketing

21 Estratégias para o estágio de Declínio Aumentar o investimento da empresa Manter o nível de investimentos até que as incertezas do setor estejam resolvidas Fortalecer os investimentos em nichos lucrativos Colher ( espremer ) o investimento para recuperar o caixa em curto prazo Desfazer-se do negócio rapidamente

22 Exercício de criatividade: Em uma folha de papel coloque o seu nome! Os programas tipo "baixaria" dominaram a TV. Todos eles têm a mesma estrutura, são cópias de si mesmos, mas possuem grandes audiências. Como deveria ser um programa totalmente diferente com potencial para ganhar a audiência de todos eles? Tempo = 10 minutos


Carregar ppt "Administração Mercadológica IV Prof. Adolfo Fonseca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google