A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA NOVA REALIDADE NO MERCADO DE ENSINO BILÍNGUE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA NOVA REALIDADE NO MERCADO DE ENSINO BILÍNGUE"— Transcrição da apresentação:

1

2 UMA NOVA REALIDADE NO MERCADO DE ENSINO BILÍNGUE
Famílias brasileiras recorrem a colégios bilíngues, em busca de fluência em idiomas e uma educação globalizada a partir da Educação Infantil. Sistema Learning Fun de Franquia

3 RAZÃO Pesquisas e estudos comprovam as vantagens da aquisição de um 2º idioma cedo. Estudo sobre o cérebro mostra o porquê destes benefícios. Mercado de trabalho mais exigente. Valorização das diferentes atividades no segmento da Educação Infantil. Sistema Learning Fun de Franquia

4 DEMANDA Dos diretores de escola querendo participar desta inovação e ter um diferencial na própria escola. Dos pais preocupados em oferecer uma educação completa, tirando proveito da melhor época para a aprendizagem. Sistema Learning Fun de Franquia

5 ESCLARECIMENTOS SOBRE
EDUCAÇÃO BILÍNGUE Escolas Internacionais Escolas Bilíngues Escolas de Educação Infantil Bilíngue Escolas com Projeto Bilíngue próprio Aulas de Inglês Sistema Learning Fun de Franquia

6 A Educação bilíngue não é um modismo, e sim, uma tendência que, a cada dia, se consolida mais.
Tendência esta, reforçada na última década pelo mercado de trabalho que se tornou extremamente seletivo, e que exige dos novos ingressantes, fluência em pelo menos um ou dois idiomas, além do seu idioma materno. Sistema Learning Fun de Franquia

7 BOAS RAZÕES PARA SE ENSINAR INGLÊS CEDO
Estudos reforçam a posição de que é na Educação Infantil, a melhor época para se adquirir um segundo idioma, sem sotaque. Ciências que estudam esta nova descoberta: Neurolinguística Psicologia Linguística Hoje, na Europa e nos U.S.A., bebês a partir de 6 meses já estão vivenciando outro idioma.

8 A habilidade de se comunicar em mais línguas cria horizontes novos e integra a pessoa no processo de globalização, além de ampliar o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional; Ter competência numa outra língua que não seja a materna, desenvolve o senso crítico, a reflexão e a valorização das semelhanças e contrastes com diversas culturas. Sistema Learning Fun de Franquia

9 “A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO QUE DEPENDE DA PRESENÇA
CONSCIENTE DOS PAIS, NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO DO FILHO.” CABE À ESCOLA INFORMAR AOS PAIS.

10 O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS
“A Educação Bilíngue promove maior flexibilidade de pensamento como um resultado de processamento de informação através de duas línguas diferentes.” (Lambert) “O aprendizado de uma 2ª língua oportuniza o fortalecimento das estruturas linguísticas, favorece o desenvolvimento cognitivo e alarga os horizontes mentais, ampliando o pensamento criativo.” (Léa Cortez Diniz)

11 REALIDADE DE MUITAS ESCOLAS
QUE SE DIZEM BILÍNGUES Professores sem experiência; Falta de um Programa a ser seguido; Falta de um Método; Falta o material didático; Faltam informações por parte dos atendentes, como se o Bilíngüe fosse algo à parte; Falta o envolvimento da direção para informar aos pais todos os benefícios que o Projeto Bilíngue oferece.

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DO PROGRAMA BILÍNGUE Intensificar a aquisição da 2ª língua de forma prazerosa; Criar um ambiente adequado para uma comunicação espontânea em inglês; Enriquecer o vocabulário através de diferentes atividades planejadas; Proporcionar diferentes atividades complementares: vídeo, música, programas no computador, livros de histórias, jogos diversos; MAIS...

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DO PROGRAMA BILÍNGUE Estimular as diversas inteligências; Atender às tendências do mundo globalizado; Fazer com que a criança, durante o tempo de aula, aprenda a pensar em inglês; Trabalhar os projetos desenvolvidos na Escola em inglês.

14 E DAS NOSSAS OPORTUNIDADES.”
“SOMOS O RESULTADO DA NOSSA EDUCAÇÃO E DAS NOSSAS OPORTUNIDADES.” Sistema Learning Fun de Franquia

15 A MINHA ESCOLA EM BILÍNGUE
TRANSFORMANDO A MINHA ESCOLA EM BILÍNGUE COMO ISTO ACONTECE... Estude todas as oportunidades; Faça uma pesquisa com os pais; Troque idéias com os pais interessados; Analise suas necessidades; Defina seus objetivos; Avalie o momento; Tome a decisão. Sistema Learning Fun de Franquia

16 PROGRAMA BILÍNGUE QUE TIPO DE EU DESEJO PARA A MINHA ESCOLA?
EU TENHO O CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA PARA MONTAR UM PROGRAMA COM A MINHA EQUIPE?

17 BUSCAR UMA PARCERIA COM UMA EMPRESA QUE TENHA ESTE CONHECIMENTO
OU SERÁ MELHOR... BUSCAR UMA PARCERIA COM UMA EMPRESA QUE TENHA ESTE CONHECIMENTO E QUE EU POSSA CUMPRIR O QUE PROPONHO NO ATO DA MATRÍCULA?

18 FATORES ESSENCIAIS DA PARTE DA ESCOLA PARA O SUCESSO DA OPERAÇÃO
Ter confiança na Empresa; Acreditar no bilinguismo; Tratar o programa como algo especial a ser oferecido aos pais; Planejar a Operação junto; Abrir espaço para o LEARNING FUN na Escola; Conscientizar os pais das vantagens; Ter o Time alinhado aos objetivos da Escola → reuniões quinzenais; Divulgar bem o programa criando um diferencial para a Escola; Treinar, treinar, treinar...; Enviar newsletter mensalmente para os pais.

19 RESPONSABILIDADE DA ESCOLA
CONSCIENTIZAR OS PAIS PARA UM FUTURO MAIS PROMISSOR PARA OS FILHOS...

20 PARA UM PROJETO BILÍNGUE
PREPARANDO SUA ESCOLA PARA UM PROJETO BILÍNGUE Vivenciar as rotinas e as atividades do dia-a-dia em inglês; Oferecer materiais dentro do projeto, que enriqueçam a vivência bilíngue; Criar a cultura bilíngue em toda a equipe, através de treinamento, para a secretaria, professores, coordenação e direção; Criar internamente a sinalização, que a escola é bilíngue; Montar uma biblioteca infantil em inglês; Promover o rodízio de salas, por exemplo, sala de artes, cantinhos, refeitório, teatro, etc...

21 METODOLOGIA INTEGRADA
Basta que se motive e desafie a criança, através de materiais, situações, propostas e instruções, sempre respeitando o ritmo e as etapas de seu desenvolvimento.

22 O PROJETO BILÍNGUE CUIDA DA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE:
Preparar um projeto pedagógico que proporcione ao aluno vários tipos de atividades que desenvolvam e estimulem as diferentes inteligências: Visuais, Espaciais, Artísticas, Linguísticas, Auditivas, Musicais, etc...

23 PROJETO BILÍNGUE O PROJETO BILÍNGUE LF é complementado com atividades de sucata, representação, contos de fadas, vídeos, jogos, poesias, música, computador, painéis, histórias infantis, aulas de culinária, e muito mais... Sistema Learning Fun de Franquia

24 PROGRAMA BILÍNGUE ARTES MATEMÁTICA INFORMÁTICA ESTUDOS CIÊNCIAS
SOCIAIS MÚSICA

25 MATERIAIS

26 MATERIAIS

27 MODALIDADES DO PROGRAMA BILÍNGUE LF
PROJETO BILÍNGUE Deve ser diário com 2 a 3 horas de duração. EVERY DAY ENGLISH Deve ser diário com 1 hora de duração. Devem ser integrados ao Projeto Pedagógico da escola e também pode ser dado com os livros desenvolvidos pelo LEARNING FUN. O PROJETO BILÍNGUE CASADO É O DE MAIS FÁCIL DESENVOLVIMENTO.

28 REQUISITOS PARA O ENSINO BILÍNGUE
O projeto bilíngüe deve ser trabalhado por faixas etárias próximas, a partir de 6 meses, e bem diversificado para que a criança se mantenha interessada. Outro ponto é trabalhar temas relativos aos seus interesses com bastante material concreto e que tenha professores preparados, para tirar proveito desta maravilhosa faixa etária, que é a Educação Infantil.

29 NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SEM TER O CUSTO
UMA PROPOSTA COMPLETA PARA O ENSINO BILÍNGUE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SEM TER O CUSTO DAS ESCOLAS INTERNACIONAIS.

30 POR QUE OS BEBÊS... Pesquisas no campo da Neurologia demonstram que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções. O hemisfério direito seria, por assim dizer, a porta de entrada das experiências e a área de experiências para transformá-las em conhecimento. No cérebro de uma criança, os dois hemisférios estão mais interligados do que no de um adulto, correspondendo esta interligação ao período de aprendizado máximo. O desempenho superior das crianças está relacionado à maior interação entre os dois hemisférios.

31 TAMBÉM MERECEM INICIAR OUVINDO
NOSSOS BEBÊS TAMBÉM MERECEM INICIAR OUVINDO INGLÊS CEDO... It’s my turn... “O cérebro que se abre à uma nova idéia, jamais voltará ao tamanho original.”

32 O PLANEJAMENTO DO PROGRAMA BILÍNGUE PRECISA
DESENVOLVER O afetivo; O cognitivo e O social da criança. PARA TORNAR AS AULAS MOTIVANTES, É FUNDAMENTAL CRIAR ESPAÇOS DIFERENCIADOS PARA USAR O INGLÊS.

33 UM BOM PROGRAMA BILÍNGUE DEVE AJUDAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO, TRABALHANDO QUESTÕES IMPORTANTES, COMO:
Senso de cooperação; Negociação; Concentração; Socialização; Convivência no grupo, e outros... Assim como trabalhar as habilidades importantes nesta fase, como por exemplo: percepção, coordenação motora, seqüência lógica,, etc...

34 É TAMBÉM INTEGRAR A CRIANÇA NUM OUTRO MUNDO.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE É TAMBÉM INTEGRAR A CRIANÇA NUM OUTRO MUNDO. A EDUCAÇÃO BILÍNGUE FAZ PARTE DA EDUCAÇÃO GLOBAL DO ALUNO. HÁ UM MOMENTO NA INFÂNCIA EM QUE AS PORTAS SE ABREM E DEIXAM O FUTURO ENTRAR. Sistema Learning Fun de Franquia

35 A COMUNICAÇÃO COM OS PAIS A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS
Bilhetes solicitando material; Open Class; Murais; Site interativo; Relatórios mensais. A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS Ouvindo os CD’s usados em sala; Jogando com os alunos; Lendo a newsletter.

36 POR QUE O TRABALHO NO PROGRAMA BILÍNGUE TEM SIDO UM SUCESSO?
O que observamos num grupo de alunos em sala de aula: Alegria; Interesse e Vontade de aprender. Sistema Learning Fun de Franquia

37 AVALIAÇÃO CONSTANTE DO PROJETO
Estamos aproveitando da melhor maneira possível, a exposição desta criança ao 2º idioma; Estamos brincando diferentes atividades para estimular as várias inteligências; Estamos desenvolvendo o potencial do nosso aluno; Temos intensificado o uso do inglês oral; Temos criado a interação com o projeto pedagógico da Escola para que ela veja que as palavras têm várias formas de se dizer.

38 SER BILÍNGUE É SER CAPAZ
O LEARNING FUN hoje faz parte da ASSOCIAÇÃO BILÍNGUE EUROPÉIA e colabora com a sua newsletter para enviar mensagens para alguns países onde se fala o português. SER BILÍNGUE É SER CAPAZ DE PENSAR EM 2 IDIOMAS. Sistema Learning Fun de Franquia

39 DEPOIMENTO PROFESSOR CELSO ANTUNES
Desde quando minhas pesquisas voltaram-se para a maravilha do desenvolvimento do cérebro infantil, aprendi que existe uma idade mais profícua para a aprendizagem de uma segunda língua. Encantado, percebi que a construção de significações e a plasticidade neuronal para a língua materna e mais outras acolhe essa aprendizagem não como acúmulo, mas como interessante alternativa de diversidades. O entusiasmo por essa constatação ainda mais me encantou quando em meu país descobri que alguns centros de ensino caminhavam exatamente na direção dessa certeza e, entre estes o Learning Fun, tão bem conduzido pela Teresa que aprendi a admirar e jamais esquecer o dimensão dessa admiração. Um grande abraço  CELSO ANTUNES Celso Antunes é bacharel e licenciado em Geografia pela USP, mestre em Ciências Humanas e especialista em Inteligência e Cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecida pela UNESCO. É autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas de Ensino e Aprendizagem.


Carregar ppt "UMA NOVA REALIDADE NO MERCADO DE ENSINO BILÍNGUE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google