A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.) Modulo IV: Análise de Risco (capítulo 12 do livro base – Sánchez )

2 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CONTEXTUALIZAÇÃO Alguns dos impactos negativos analisados no contexto da AIA apenas se manifestam no caso de funcionamento anormal do empreendimento.

3 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CONTEXTUALIZAÇÃO Na análise de viabilidade de um projeto/empreendimento depara-se com perguntas como: O que aconteceria se...?

4 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CONTEXTUALIZAÇÃO O mau funcionamento (intrínseco, falha humana ou de materiais) em algum componente ou no empreendimento como um todo pode causar impacto muito mais significativo do que aqueles impactos considerados no funcionamento normal.

5 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CONTEXTUALIZAÇÃO Do ponto de vista do risco pode-se considerar dois tipos: RISCOS AGUDOS Acidentes industriais ampliados RISCOS CRÔNICOS Exposição da população a agentes físicos (ruído, contaminação etc.)

6 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CONTEXTUALIZAÇÃO A análise de riscos pode ser dividida em três classes: (1) Análise de segurança; (2) Avaliação de risco à saúde; (3) Avaliação de risco ecológico. NO CONTEXTO DA AIA PREFERE-SE O TERMO: ANÁLISE DE RISCOS TECNOLÓGICOS.

7 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS São muitas as classificações para os chamados riscos ambientais: RISCOS AMBIENTAIS RISCOS NATURAIS RISCOS TECNOLÓGICOS Atmosféricos, hidrológicos, geológicos, biológicos, siderais Agudos, crônicos

8 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler TIPOS DE RISCOS AMBIENTAIS Dentro da AIA a preocupação com o risco se refere normalmente aos riscos tecnológicos. Dentre estes os riscos agudos são os que se prende mais a atenção. Isto não impede que os riscos crônicos sejam mais significativos que os agudos.

9 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler UM LONGO HISTÓRICO DE ACIDENTES TECNOLÓGICOS São muitas as razões para que os riscos de acidentes sejam considerados na AIA em determinados projetos/empreendimentos. ? Porque as conseqüências de um acidente podem representar impactos significativos, mesmo que na operação normal eles não ocorram.

10 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler UM LONGO HISTÓRICO DE ACIDENTES TECNOLÓGICOS Alguns exemplos: Bhopal (India)1984 – Vazamento químico = mortos pessoas contaminadas; Cubatão (Brasil) 1985 – Vazamento químico = pessoas evacuadas; Alasca (EUA) 1989 – Vazamento de petróleo = km de costa poluída aves mortas.

11 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler UM LONGO HISTÓRICO DE ACIDENTES TECNOLÓGICOS Todo projeto/empreendimento com potencial de risco de acidente deve incluir programas de gerenciamento, incluindo aspectos preventivos e corretivos. Na medida que o risco de acidentes é considerado impacto significativo à segurança, à vida e ao ambiente, ele deve ser incorporado de forma mais efetiva na AIA.

12 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler DEFINIÇÕES Analisando o risco é necessário diferenciar dois conceitos fundamentais: PERIGO RISCO Situação ou condição que tem potencial de acarretar conseqüências indesejáveis: trata-se de uma característica intrínseca de uma substância, uma instalação ou um artefato A contextualização de uma situação de perigo. Possibilidade de materialização do perigo ou da ocorrência de um evento indesejado.

13 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler DEFINIÇÕES Risco pode ser definido, ainda, como: O potencial de ocorrência de resultados adversos indesejados para a saúde ou para a vida humana; para o ambiente ou para bens materiais. Formalmente, risco é definido como o produto da probabilidade de ocorrência de um determinado evento pela magnitude das conseqüências.

14 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler DEFINIÇÕES O grau de risco depende da magnitude das conseqüências. A avaliação de riscos é uma atividade correlata à AIA, mas se desenvolveu em contextos distintos, por comunidades profissionais e disciplinares diferenciadas.

15 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler DEFINIÇÕES A Avaliação de Riscos é, geralmente, analisada em quatro etapas: Identificação de perigos; Análise das conseqüências e estimativas dos riscos; Avaliação dos riscos; Gerenciamento dos riscos.

16 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler DEFINIÇÕES Risco, portanto, é entendido como a conjugação da probabilidade de que ocorra uma falha com a magnitude das conseqüências Assim sendo, o gerenciamento de riscos deve agir sobre ambas. Medidas de prevenção de acidentes devem estar associadas levando-se em consideração a localização do projeto/empreendimento.

17 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Um estudo de risco, portanto, está centrado na identificação de perigos, estimando-se o risco e sua magnitude e propondo medidas de gerenciamento dos riscos. As medidas se dividem: PREVENTIVAS; EMERGÊNCIA. Objetivam reduzir as probabilidades de ocorrência de acidentes e suas conseqüências Objetivam um modus operante para a eventualidade de ocorrência do acidente

18 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Os estudos de risco podem ser conduzidos de forma integrada à AIA ou de forma independente. No licenciamento de alguns projetos/empreendimentos potencialmente perigosos serão exigidos estudos de análise de risco. Para os projetos/empreendimentos de sistemas de dutos de transporte de petróleo e gás e outras substâncias químicas os estudos de análise de risco serão sistematicamente exigidos. O tipo de substância química e a localização do projeto/empreendimento determinam os critérios de classificação das instalações perigosas.

19 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Os principais itens de um Estudo de Análise de Risco são: Caracterização do empreendimento e da região; Identificação dos perigos e consolidação de cenários de acidentes; Estimativa dos efeitos físicos e análise de vulnerabilidade; Estimativa de freqüências; Estimativa e avaliação de riscos; Gerenciamento de riscos.

20 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Caracterização do empreendimento e da região: Descrição das instalações e das atividades. Descrição do local, especialmente as características climáticas e meteorológicas, uso do solo, entorno do empreendimento, população e bens a proteger.

21 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Identificação dos perigos e consolidação de cenários de acidentes: Procedimentos sistematizados são empenhados na busca da identificação das possíveis seqüências de eventos que podem resultar na liberação acidental de substâncias ou outros efeitos negativos. Cenários são preparados em função da severidade dos danos, ou seja, situações plausíveis de acidentes. Algumas técnicas: Análise Preliminar de Perigos (APP); Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP); Análise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE).

22 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Estimativa dos efeitos físicos e análise de vulnerabilidade: Trata-se da previsão das conseqüências ambientais no caso em que os cenários sejam confirmados na análise. Existem diversos modelos matemáticos que simulam efeitos de acidentes.

23 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Estimativa de freqüências: Trata-se da quantificação de ocorrência dos cenários de acidentes identificados, levando-se em consideração dados históricos ou opinião de especialistas.

24 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Estimativa e avaliação de riscos: Trata-se de uma estimativa quantitativa, probabilística do risco impingido às pessoas da área de influência do projeto/empreendimento.

25 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Gerenciamento de riscos. Formulação de diferentes medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes e reduzir seus efeitos. Inclui a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) e um Plano de Atendimento a Emergências (PAE).

26 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Por vezes a preparação de um estudo completo de análise de risco pode ser substituído por um Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), que é incorporado ao EIA.

27 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Um PGR apresentado para fins de licenciamento em geral contêm as seguintes informações: Informações de segurança do processo; Revisão dos riscos do processo; Gerenciamento de modificações; Manutenção e garantia de integridade de sistemas críticos; Procedimentos operacionais; Capacitação de recursos humanos; Plano de ação de emergência; Auditorias.

28 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler ESTUDOS DE ANÁLISE DE RISCO Este modelo de PGR tem por base a indústria química. Com algumas variações e adaptações este modelo pode ser usado em outros setores. Leitura do primeiro parágrafo da pg. 325

29 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO A análise de riscos ambientais desenvolveu-se a partir da industria nuclear. Acidentes com reatores ou outras instalações nucleares são – geralmente – de baixa probabilidade de ocorrência. Porém suas conseqüências são de grandes proporções.

30 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO – identificação de perigos Identificação de Perigos É o ponto de partida dos estudos de risco. Alguns não passam desta fase, dirigindo-se diretamente para a elaboração de um PGR. Nos casos em que é necessária uma análise mais sofisticada, estimam-se as freqüências de ocorrência de certos cenários, estimando-se os riscos. A identificação de perigos pode ser realizada através de uma varredura da instalação analisada, buscando-se identificar falhas operacionais e quantificação de suas freqüências.

31 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO – identificação de perigos Dez diferentes técnicas de identificação de riscos: 1.Análise histórica de acidentes: levantamento de acidentes ocorridos em instalações similares; 2.Inspeção de segurança: somente se aplica a instalações em funcionamento; 3.Lista de verificação: seqüência lógica de questões para avaliação das condições de segurança de uma instalação: condições físicas, equipamentos e operações. A lista de verificação aplicam-se às etapas de elaboração do projeto, de construção, de operação e paradas para manutenção;

32 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO – identificação de perigos 4. Método E se...? Identificação de eventos indesejados; 5. Análise preliminar de riscos: aplicada nas etapas de planejamento de projetos objetivando-se uma identificação precoce de situações indesejadas; 6. Estudo de riscos e operabilidade: avalia o potencial de riscos decorrentes da má operação ou mau funcionamento de itens individuais dos equipamentos e os efeitos na instalação;

33 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO – identificação de perigos 7. Tipos de ruptura e análise de conseqüências: identificação de falhas hipotéticas relacionando-se tais falhas com seus respectivos efeitos; 8. Análise de árvore de falha: montagem de um diagrama com bifurcações sucessivas. Permite uma análise quantitativa, atribuindo-se probabilidades a cada evento; 9. Análise de árvore de eventos: descrição por diagramas da seqüência de eventos necessários para a ocorrência de um acidente. Cada ramificação só permite duas possibilidades: sucesso ou falha; 10. Análise de causas e conseqüências: preparação de diagramas de causas e conseqüências e uma seqüência de passos.

34 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO análise das conseqüências e estimativas de riscos A análise das conseqüências e estimativas de riscos trata da parte quantitativa da avaliação de riscos. É uma simulação de acidentes. Permite estimar a extensão e a magnitude das conseqüências, utilizando-se modelos matemáticos específicos para determinado cenário acidental.

35 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO análise das conseqüências e estimativas de riscos Lembrando que o risco é o PRODUTO da combinação entre PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA e MAGNITUDE DAS CONSEQÜÊNCIAS, como estimar essa magnitude? Pode ser estimada em termos de perdas econômicas ou ecológicas. No caso do risco agudo, a medida é o número esperado de mortes. E no risco crônico é o número de mortes ou casos de câncer (no caso das substâncias possuírem este potencial.

36 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO avaliação de riscos A avaliação de riscos, tal qual na Avaliação da Importância dos Impactos, implica em juízo de valor. Defende-se o conceito de risco aceitável, como sendo aquele a que todos estamos sujeitos pelo simples fato de viver. Ou por desempenhar determinadas atividades, esportes etc. Seria possível determinar uma média para o que se considera risco aceitável?

37 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO Avaliação de riscos Define-se risco social como a quantidade anual de perda de vidas humanas associadas a determinada atividade. A fórmula é: NÚMERO DE MORTES POR ACIDENTES X NÚMERO DE ACIDENTES POR ANO Mesmo assustando, trabalha-se com cifras na ordem de uma morte a cada 10 mil anos ou a cada milhão de anos.

38 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO Avaliação de riscos Também se define risco individual como a razão entre o risco social e o número de habitantes da zona de estudo. Assim, cada país ou instituição estabelece os critérios para o risco aceitável, tanto para o risco individual como para o risco social.

39 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS A percepção de riscos é uma das questões mais relevantes na AIA, pois lida com a maneira como as pessoas encaram e se comportam diante de situações de risco. Há riscos econômicos em investimentos financeiros; Risco na prática de esportes radicais; Risco à saúde no uso do tabaco, no abuso do álcool e outras drogas.

40 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS A perspectiva é semelhante em relação ao ambiente. Quando submetido a processo de AIA, determinado projeto/empreendimento costuma ser questionado por ocasião da Audiência Pública, no sentido do que pode acontecer caso algo der errado. O que pode acontecer?

41 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS As ciências do comportamento se interessam pelo tema da percepção de riscos. Como as pessoas encaram situações perigosas. Vamos analisar alguns aspectos estudados: Preferência intuitiva por raciocínio determinístico: A maior parte da população tem dificuldades em raciocinar com base em probabilidades.

42 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS Maior importância atribuída às conseqüências possíveis de um evento do que à probabilidade de ocorrência: Por exemplo: duas situações onde, tecnicamente, o risco é idêntico. Num caso a probabilidade de ocorrência é mínima, mas com maior número de vítimas; Noutro caso a probabilidade de ocorrência é maior, mas com número reduzido de vítimas. Tende-se a optar pelo primeiro caso.

43 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS Distribuição social dos riscos: É mais difícil aceitar um cenário de risco na qual os beneficiários são diferentes daqueles aos quais o risco é exposto.

44 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS Circunstâncias qualitativas do risco: Familiaridade com a situação de perigo = riscos novos tendem a ser menos aceitos; Controle pessoal = risco é mais aceitável quando as pessoas podem controlar a situação de perigo, ou pensam que podem controlar; A experiência pessoal interfere na forma de percepção do perigo. A credibilidade das instituições de gerenciamento de risco tem grande peso na aceitabilidade social.

45 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PERCEPÇÃO DE RISCOS A questão da repartição dos riscos e benefícios torna-se um dos pontos centrais quando se objetiva a instalação de um projeto/empreendimento perigoso. Há grande potencial de conflito quando os beneficiários estão distantes do risco.

46 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler SEGUNDO E TERCEIRO MOMENTO


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google