A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1 OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

2 OBJETIVO GERAL  Implementar curso de Formação para professores sobre o uso pedagógico de vídeos da TV Escola e TV Aberta relacionados à disciplina Ciências.

3 OBJETIVO ESPECÍFICO  Apresentar sugestões de atividades com uso de vídeo, visando trabalho contextualizado na disciplina Ciências Naturais.

4 JUSTIFICATIVA  Várias são habilidades a serem desenvolvidas através das Ciências Naturais tais como a observação, o levantamento de hipóteses, a análise, a síntese. No que concerne à observação o uso de recursos diretos como as visitas ao meio ambiente são essenciais, porém muitas vezes elas não são possíveis.

5 JUSTIFICATIVA  Dessa forma o vídeo surge como um recurso imprescindível quer com função motivadora, quer com função informativa com seus atributos de máxima objetividade e de cópia de parte da realidade.

6 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA  Gravação do vídeo Cobras da TV Escola;  Gravação do vídeo Pangéia veiculado pelo Fantástico − Rede Globo;  Apresentação aos professores da Ficha de Análise a partir da qual eles analisaram o vídeo Cobras;  Exibição do vídeo Cobras da TV Escola;

7 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA  Exibição de vídeo Pangéia do Fantástico − Rede Globo e discussão dos dados obtidos a partir da Ficha de Análise: consumidores primários, secundários, características do ecossistema, linguagem do vídeo, aspectos didáticos enfatizados;

8

9

10

11

12

13

14 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA  Discussão sobre algumas funções do vídeo na aula de Ciências Naturais: função motivadora, como instrumento de para Diferenciação Progressiva (uso do vídeo para apresentação das diferentes instâncias dos conceitos);

15 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA  Apresentação de sugestões de regras de uso dos recursos audiovisuais nas aulas de Ciências: análise do filme, das seqüências de slides antes dos alunos, a verificação dos equipamentos, as possíveis alternativas do uso do vídeo, a importância da apresentação prévia do conteúdo a ser ministrado, programação de atividades de discussão e análise do que foi apresentado;

16 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA  Comparação das informações veiculadas pelo vídeo Cobras e vídeo Pangéia do Fantástico − Rede Globo;  Elaboração de uma página de um dicionário ilustrado sobre os animais, no caso Cobras, no Word mediante a captura e cópia de imagens de cobras da Internet e a elaboração de layout previamente proposto pela professora multiplicadora.

17 PÚBLICO ALVO  Escolas: Jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação − GRE Arcoverde e Núcleo de Tecnologia Educacional.  Professores Envolvidos: Professores do Ensino Fundamental e Médio.  Multiplicadora Responsável: Dayse Socorro Alves

18 ENVOLVIDOS NO PROCESSO  Para organização da atividade a professora multiplicadora recorreu ao referencial teórico-metodológico do Curso TV Escola e os Desafios de Hoje oferecido pelo MEC em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

19 ENVOLVIDOS NO PROCESSO  O NTE teve apoio decisivo dos gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas organização dos espaços escolares, das tecnologias e mídias existências, dos lanches e almoços.  Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde que disponibilizou transporte com a finalidade de deslocamento para as cidades jurisdicionadas ao NTE.

20 PROFESSORES PARTICIPANTES ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO MARGARIDA FALCÃO – PESQUEIRA – PE 14MAI/2007 NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – SANHARÓ – PE 19JUL/2007

21 PROFESSORES PARTICIPANTES ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE46AGO/2007 AMARO LAFAYETTE – SERTÂNIA – PE 16SET/2007

22 PRÓXIMOS PASSOS  Para promover a continuidade dos Cursos de Formação em outras unidades de ensino, atingindo um maior número de participantes, faz-se necessário mais pesquisas sobre vídeos relacionados a disciplina Ciências além da proposição de atividades de produção de vídeos pertinentes aos ecossistemas onde vivem os alunos.

23 ESCOLA CRISTO REI-PESQUEIRA -PE

24

25 ESCOLA AMARO LAFAYETTE – SERTÂNIA - PE ESCOLA TOTAL DE PROFESSORE S PERÍODO ÉDSON RÉGIS – ARCOVERDE – PE 29OUT/2007

26


Carregar ppt "OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google