A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio André Luiz de Jesus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio André Luiz de Jesus."— Transcrição da apresentação:

1 Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio André Luiz de Jesus

2 Orientadora: Profª Ms. Vilma Aparecida de Pinho

3 Técnicas Corporais No Cotidiano Escolar Tema:

4 Trabalho em andamento, tendo como local de observação a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jada Torres, com alunos da 5ª série com a faixa etária de 11 a 13 anos.

5 Objetivo Geral:  Verificar as técnicas corporais no ambiente interno e externo da sala de aula.  A expressão do contato com as diversas disciplinas e momentos lúdicos ou descontração durante intervalos de aulas ou afazeres oriundos da estadia na escola.

6 Objetivo Especifico:  Identificar a quantidade de alunos na diferença de gênero e efeitos comportamentais;  Como é a reação das técnicas de aptidões físicas e psíquicas entre meninos e meninas;  Estratégias e métodos de ensino utilizado ao aprimoramento dos alunos.

7 Justificativa: Pensamos que os ambientes escolares devem propiciar aos alunos experiências corporais mais livres, lúdicas, sociáveis, porem também desenvolver processos educativos disciplinadores dos movimentos naturais do ser humano. Nesse sentido vamos verificar quais são as técnicas corporais utilizadas pelas crianças para reagir aos elementos educativos da educação escolar cotidiana.

8 . Fundamentação Teórica:  Relatos históricos,  Processo de Educação do homem segundo SILVA & DAMIANI, 2005,p.43  Aplicabilidade da pratica educativa segundo VALE,1997,P.24  Ressalva da pesquisa.

9 Metodologia: Para realização desta pesquisa utilizou-se a observação participante no meio escolar com coletas de dados a fim de notar praticas corporais realizadas dentro e fora da sala de aula, para identificar movimentos espontâneos e lúdicos, livres e descontraídos e também os movimentos sob orientação do professor, além de contarmos com leituras bibliográficas para o embasamento dos dados apresentados.

10 Resultados:  Observação em geral, não havendo separação por gênero, raça/cor nem condições sociais.  Antecipavam a chegada do professor, formavam grupos e corriam;  Mudanças fisiológicas;  Demoravam para sentar, separação de lugares, quantidade;  Aula de Educação Física, meninos/meninas.

11 . Em geral, pode evidenciar uma dificuldade maior em disciplinar as crianças do sexo masculino, questões que podem ser motivos já apropriados culturalmente da educação diferenciada entre meninos e meninas nos recintos familiares e educacionais, e que pela referida escola optar pelas aulas de Educação Física em dias alternados para meninos e meninas as questões de afinidades possam refletir dentro da sala de aula a separação de gênero. Considerações Finais

12 Cronograma: Este trabalho foi desenvolvido em 3meses assim distribuídos:

13 OUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO LevantamentoXX Leitura e FichamentoXX Coleta de Dados X Observação X Compilação dos Dados X Redação do Texto X Apresentação de Trabalho X

14 SILVA, Ana Márcia & DAMIANI, Iara Regina / Práticas Corporais-Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte, VALE, Lílian do/ A Escola Imaginária/Lílian do Valle – Rio de Janeiro: DP&A Editora, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de/ Etnografia da Prática Escolar, 9ª ed., Editora PAPIRUS, Referência Bibliográfica:

15 Agradecimentos:  A Banca Examinadora;  A Orientadora sempre disponibilizou o tempo, para sanar as nossas dúvidas;  A Escola Estadual Jada Torres por disponibilizar o seu estabelecimento para nossa prática curricular;  É principalmente a Deus.


Carregar ppt "Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio André Luiz de Jesus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google