A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 – Fone/Fax (045) 3523.2887 – CEP 85851-010 Foz do Iguaçu – PR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 – Fone/Fax (045) 3523.2887 – CEP 85851-010 Foz do Iguaçu – PR."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil - - • FILOSOFIA MODERNA • 2º bimestre • Profª MÁRCIA FABIANI AULA 12

2 JOHN LOCKE (1632 – 1704) E O EMPIRISMO • Locke foi um dos principais teóricos do liberalismo, que pressupunha um ACORDO ENTRE OS INDIVÍDUOS LIVRES PARA ESTABELECER REGRAS DE CONVIVÊNCIA PACÍFICA. • o poder legítimo nasce do acordo entre as partes que se vão submeter ao poder e aquelas que vão administrá-lo.

3 JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval e ideias modernas –

4 Nasceu em 29/08/1632 – Inglaterra Morreu em 28/10/1704 Filho de Advogado e proprietário rural no Sudeste da Inglaterra

5 Iniciador do Iluminismo – Séc.XVI e XVII – Doutrina baseada na crença numa fonte subjetiva e imediata do conhecimento, obtida por intuição intelectual ou inspiração divina. (Condenado pela Igreja Católica – Heresia)

6 - Considerava que os objetivos do homem eram o conhecimento, a liberdade e a felicidade - Herdeiro do Humanismo/Renascimento - Originário do Racionalismo e do Empirismo: - Experiência Sensível constitui a única fonte válida de reconhecimento

7 Autor de 3 Grandes Obras: -Sobre o Governo Civil- -ENSAIO FILOSÓFICO - CARTA SOBRE A TOLERÂNCIA

8 Desenvolvimento/Principais tendências: - produziu as 1ªs teorias modernas sobre a psicologia e a ética; Locke rejeitou o ensino teológico e filosófico ministrado nos Conventos;

9 Recusou o raciocínio cartesiano (conjunto de tradições filosóficas e atitudes científicas originárias de René Descartes); CONSIDEROU A MENTE HUMANA – POR OCASIÃO DO NASCIMENTO – COMO UMA PÁGINA EM BRANCO;

10 A experiência vai formando o caráter individual; Defende ideias liberais

11 - Define O DIREITO NATURAL COMO DIREITO A VIDA, A LIBERDADE E A PROPRIEDADE; Suas ideias foram radicalizadas por David Hume, que ensejaram uma nova visão da ética e da sociedade;

12 Deus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo.

13 Filosofia de LOCKE: -Acredita numa Lei natural Divina; - Necessidade política de encontrar resposta para os conflitos políticos e religiosos.(Inglaterra – séc.XVII)

14 Aspecto ao qual se manteve fiel na sua filosofia: “a exigência de uma autonomia radical dos indivíduos” – são livres para pensar, julgar e agir por si mesmos.

15 Ideias Políticas = princípio dos tempos = homem = ESTADO DE NATUREZA - Viviam em plena liberdade e igualdade entre si - governados pela própria razão - único direito que reconhecem – direito natural - - proibidos de roubar, destruir a vida, a liberdade e a propriedade de outros.

16 NESSE ESTADO, REINA O MEDO E, PRINCIPALMENTE, O GRANDE MEDO: O DA MORTE VIOLENTA. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; A ÚNICA LEI É A FORÇA DO MAIS FORTE, QUE PODE TUDO QUANTO TENHA FORÇA PARA CONQUISTAR E CONSERVAR.

17 Função do Governo = limitava- se a garantir respeito aos direitos naturais = defende a separação dos Poderes = Legislativo (Poder supremo) – Executivo

18 Vendo vantagem em se associarem, estabelecem um contrato social (sociedade organizada)

19 John Locke

20  Locke... Foi um filósofo inglês que se destacou em muitos campos, especialmente na epistemologia ou teoria do conhecimento, na política, na educação e na medicina. Suas principais contribuições levaram-no a ser considerado O FUNDADOR DO EMPIRISMO MODERNO E O PRIMEIRO GRANDE TEÓRICO DO LIBERALISMO. Ele foi o grande filósofo sistematizador do empirismo, sustentava que uma criança “é cera que pode ser formada e moldada como quisermos,é como uma tabula rasa”,já que “nada há no entendimento que previamente não tenha estado nos sentidos”,contrapondo-se à doutrina cartesiana das ideias inatas. A mente do homem quando nasce é como um papel em branco, sem ideia de Deus nem de coisa alguma.

21  Locke rejeitou os pontos de vista metafísicos afirmando que NADA PODEMOS SABER,COM CERTEZA, ACERCA DA NATUREZA ESSENCIAL DAS COISAS NEM DA FINALIDADE DO UNIVERSO.  O pensador político é prezado como O PAI DO LIBERALISMO POR SUSTENTAR QUE TODO GOVERNO SURGE DE UM PACTO OU CONTRATO REVOGÁVEL ENTRE INDIVÍDUOS,COM O PROPÓSITO DE PROTEGER A VIDA,A LIBERDADE E A PROPRIEDADE DAS PESSOAS,TENDO OS SIGNATÁRIOS O DIREITO DE RETIRAR SUA CONFIANÇA NO GOVERNANTE E SE REBELAR QUANDO ESTE NÃO CUMPRIR COM SUA FUNÇÃO.

22 • A influência de Locke também foi importante no campo da pedagogia.Nessa área, considerava que, se as ideias eram adquiridas apenas a partir da experiência, A EDUCAÇÃO UNICAMENTE PODIA RENDER FRUTOS QUANDO O EDUCADOR REPRODUZISSE DIANTE DOS ALUNOS A ORDEM DE SUCESSÃO DAS IMPRESSÕES E IDEIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO ADEQUADA DO CARÁTER E DA MENTE.Em uma carta escrita a seu pai pouco antes da restauração de 1660, Locke manifesta que “poucos homens têm neste tempo o privilégio de serem sóbrios”. Nesse autor “não encontramos expressões geniais e brilhantes” –de acordo com o historiador da filosofia Copleston (1971: 138)– “e sim mesura e senso comum em todos os casos”.

23 • Os Dois tratados sobre o governo civil são a obra política mais importante de Locke,originalmente escrita, no início da década de 1680, para promover o movimento Whig liderado por Shaftesbury. Depois, modificou-a de acordo com as novas circunstâncias e, no “prefácio” publicado em 1689, declarou abertamente que sua obra era para justificar a Revolução Gloriosa de 1688 como continuação da luta de e “para consolidar o trono de nosso grande restaurador, o atual rei Guilherme”. Filosofia Política

24

25 • Na história da filosofia, Locke é considerado um dos fundadores do empirismo desenvolvido posteriormente por Berkeley e Hume, seu representante mais ilustre da idade moderna, e quem esboça as linhas básicas do positivismo contemporâneo. Seu Ensaio foi um dos textos fundamentais da Ilustração europeia e é uma das obras filosóficas mais célebres e lidas na história do pensamento.Seu prestígio na filosofia ocidental é perdurável e incomensurável.

26 • A obra política de John Locke teve considerável influência na intelectualidade européia. A teoria política de Locke teve uma repercussão especial nos Estados Unidos. Nathan Tarcov escreveu, em nome dos estadunidenses, que “podemos afirmar que Locke é nosso filósofo político porque podemos reconhecer em sua obra a nossa separação de poderes, A NOSSA FÉ NO GOVERNO REPRESENTATIVO, A NOSSA HOSTILIDADE A TODA FORMA DE TIRANIA,A NOSSA INSISTÊNCIA NO ESTADO DE DIREITO, A NOSSA FÉ NA TOLERÂNCIA, A NOSSA DEMANDA POR UM GOVERNO LIMITADO [...]”.

27

28 • Além disso, até quem nunca leu Locke, “já ouviu que todos os homens nascem iguais, que eles possuem certos direitos inalienáveis, entre eles a vida, a liberdade e a procura da felicidade; que para garantir esses direitos instituem-se os governos entre os homens, derivando seus justos poderes do consenso dos governados e que, quando qualquer forma de governo destrói estes fins, existe o direito do povo de alterá-lo ou aboli-lo” • (Tarcov em Wootton, 1993: 8).

29 ATIVIDADES 1.Qual é o direito fundamental do homem segundo o liberalismo de Locke? 2.Como o empirismo de Locke concebe a mente? 3.Escreva um parágrafo respondendo de forma argumentativa à seguinte questão: para conter a violência, basta gastar com seguranças, carros blindados, circuito interno de TV, etc.?


Carregar ppt "COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 – Fone/Fax (045) 3523.2887 – CEP 85851-010 Foz do Iguaçu – PR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google