A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Praticar Exercícios Físicos Reduz o uso de Medicamentos (07/12) DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Para viver com saúde é preciso cuidar do corpo desde jovem,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Praticar Exercícios Físicos Reduz o uso de Medicamentos (07/12) DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Para viver com saúde é preciso cuidar do corpo desde jovem,"— Transcrição da apresentação:

1 Praticar Exercícios Físicos Reduz o uso de Medicamentos (07/12) DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Para viver com saúde é preciso cuidar do corpo desde jovem, alimentar-se com cuidado e praticar exercícios físicos regulares. Se os exercícios começarem na juventude na velhice estaremos preparados e mais fortes. Segundo estudos recentes, a prática de exercícios melhora a saúde e ainda diminui a necessidade de medicamentos. Idosos que se exercitam regularmente consomem, em média, 34% menos remédios do que os sedentárias. Estudos mostram que um idoso com doenças crônicas consome entre quatro e cinco remédios por dia. Pessoas ativas têm menos risco de insuficiência cardíaca, diabetes e doenças respiratórias – afirma José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Lembrando que os exercícios devem ser prescritos por um profissional de Educação Física, visto que se a dose for baixa demais, não terá efeito e se for excessiva, há risco de lesões e até de morte súbita. A combinação perfeita é ir ao médico regularmente, cuidar da alimentação e fazer exercícios. Começar cedo e assim permanecer durante toda a vida, pois viver bem é poder fazer de tudo mesmo na idade mais avançada. Fonte Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte..

2 A medida do pescoço como indicador de Saúde (14/12) Fonte: Pediatrics DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Para viver com saúde é preciso estar atendo aos indicadores detectados por exames laboratoriais. Mas agora os médicos têm mais um item visível para verificar se seus pacientes estão dentro dos limites de gordura corporal. É a medida da largura do pescoço. Pesquisadores identificaram uma medida mais precisa do que o índice de massa corporal (IMC) para prever o risco de obesidade, apneia (interrupções da respiração durante o sono) e hipertensão em adultos e crianças. De acordo com estudo publicado na revista Pediatrics, está comprovada a relação entre um pescoço mais largo e complicações relacionadas ao excesso de peso. A medida do pescoço já é usada para detectar gordura visceral em adultos. É a gordura que você não vê, ou é subestimada. Em síntese, quanto maior a circunferência, maiores os fatores de risco.

3 A prática de atividades físicas de intensidade moderada por um mínimo de 30 minutos diários é benéfico à sua saúde do corpo e da mente. Em casa ou no trabalho, existem várias situações que podemos aproveitar tais ocasiões e assim aumentar a sua atividade física. Alguns exemplos: Em casa: Leve o seu bebê para passear de carrinho / Envolva toda a família para a prática de atividades físicas - desfrute uma tarde de ciclismo com seus filhos / Caminhe pelas laterais do campo de futebol enquanto assiste a seus filhos jogando / Passeie com seu cachorro / Limpe a casa ou lave o carro / Caminhe, ande de patins ou de bicicleta ao invés de dirigir o carro / Faça alongamentos, exercícios ou pedale na bicicleta ergométrica enquanto assiste a televisão / Apare a grama com um cortador de grama / Plante e cuide do jardim / Brinque com as crianças - dance, pule amarelinha, brinque de pique-esconde, pule corda etc. No trabalho: Saia do ônibus ou metrô uma parada antes e ande o resto do caminho / Substitua a parada do café com uma caminhada rápida de 10 minutos. Peça para um amigo lhe acompanhar. / Faça parte de um programa de exercício no trabalho ou academia próxima / Faça parte do time de futebol ou boliche da empresa. Atividades esportivas: Ande, corra, ande de bicicleta ou patins / Nade ou faça atividades aeróbicas na água /Faça aulas de artes marciais, dança ou ioga / Jogue basquete, vôlei ou futebol / Faça uma caminhada na natureza / Faça trilhas E o mais importante - divirta-se enquanto se mantém ativo!!! Fonte: USDA - United States Department of Agriculture / NIH - National Institute of Health DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Dicas para aumentar seu nível de Atividade Física (21/12)

4 Os Exercícios Abdominais e Sua Relação Com Nossa Coluna (28/12) fonte: Não só ter um abdômen forte e musculoso como também acabar de sair de uma gravidez são situações interessantes e importantes para entender o papel que o abdômen exerce no seu corpo. O abdômen é o responsável pela saúde de seus membros superiores e tórax. Essa musculatura nos proporciona boa postura e ainda ajudam no processo digestivo, respiratório, de parto e vomito. Enquanto você está sentado no seu computador a ler este texto, o seu abdómen está lhe ajudando a manter uma boa postura na cadeira. São os músculos abdominais que fazem total suporte para sustentar a região lombar da sua coluna, evitando stress. Ou seja, um abdômen forte resulta numa lombar estabilizada. Caso esteja com o seu abdómen fraco, fatalmente terá tendência a cair para a frente gerando um stress muito grande na região lombar. Quando fortalecemos os nossos músculos abdominais estamos protegendo automaticamente a nossa coluna, aumentando a flexibilidade, força nas costas e a boa postura. DICA DE POSTURA – DEZEMBRO 2011


Carregar ppt "Praticar Exercícios Físicos Reduz o uso de Medicamentos (07/12) DICA DE SAÚDE – DEZEMBRO 2011 Para viver com saúde é preciso cuidar do corpo desde jovem,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google