A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto.

2 Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel Seminário Temático de Caracterização e Controle de Qualidade A central Analítica é um laboratório vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

3 A central Analítica conta hoje com os seguintes equipamentos: • Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (Mercury 300 – VARIAN); • Cromatógrafo Gasoso Acoplado a Espectrômetro de Massas (GCMS-QP 5050 A – SHIMADZU), com colunas para óleos, gorduras e ésteres. • Analisador Elementar (CHN – 240C – PERKIN-ELMER) está por ser instalado; • Espectrofotômetro de Infravermelho (MB - Series – BOMEM); • Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (SP – SPECTRAPHYSICS); • Centrífuga (Labofuge 400R - HERAEUS)

4 O controle de qualidade do Óleo in natura e do Biodiesel será realizado por técnicas analíticas clássicas, como por exemplo: • Titulometria de neutralização e potenciometria; • Gravimetria; Além das técnicas analíticas clássicas, serão utilizadas as análises recomendadas pelas normas da ABNT, ASTM, ISO e normas européias, de acordo com a classificação preliminar proposta pela ANP.

5 • Está sendo Testada a Produção e Caracterização de Biodiesel de Gorduras Residuais Catalisada por Ácido e Induzida por Microondas – A Caracterização e Controle de Qualidade por RMN. • Realização de Testes Desgaste de Motores Diesel, Juntamente com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – Uma caminhoneta está circulando com 20% de Biodiesel para Avaliar o Desgaste Interno Após Certo Tempo de Uso. • Desenvolvimento de Tecnologia de Produção de Biodiesel Induzida Por Microondas.

6 PROBIOMAT - Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso – (Criado no inicio de 2003, a partir de proposta da UFMT à Secretaria de Ciência e Tecnologia de MT). Tem por Objetivo Integrar o Estado à rede nacional de biodiesel, contribuindo no esforço para desenvolver tecnologias de produção e uso economicamente sustentável de biodiesel, contribuindo também para melhorar a inserção internacional do Brasil nas questões ambientais globais.

7 Convênio UFMT – FAPEMAT – FINEP • Avaliar a viabilidade técnica da aplicação de biodiesel (óleo de soja e gordura animal e suas misturas com diesel) em máquinas agrícolas, transporte fluvial, transporte veicular urbano/rodoviário e em sistemas para geração de eletricidade; • Realização de testes e ensaios de bancada e emissão de gases; • Contribuir para o desenvolvimento da utilização de energia na faixa das Microondas em Química Orgânica Sintética como alternativa na produção de biodiesel etílico; • Está Sendo Estruturado um Laboratório Para Determinação de Emissões Gasosas (Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT).

8 Projeto Biodiesel – Guariba. É um projeto firmado entre a ELETRONOTRE, UFMT e Fundação UNISELVA. Que tem por objetivo – desenvolver uma unidade piloto de produção de óleos e biodiesel etílico via transesterificação alcalina, e transesterificação ácida induzida por microondas, na comunidade de Guariba, município de Colniza – MT, para geração de energia elétrica nesta comunidade isolada.

9

10 Contatos: Prof. Dr. Evandro Luiz Dall’Oglio – Prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr – Ms. Carlos Adriano Parizotto – Josiane Pereira Souza – Será realizado em Cuiabá-MT, o Biodiesel BR 2006 aproximadamente na mesma data, e em função disso a UFMT propõem a realização de uma das reuniões da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel durante a realização desse evento.


Carregar ppt "Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google