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A VALIAÇÃO H EURÍSTICA : C OMPARANDO CAMINHOS PARA ENCONTRAR E RELATAR PROBLEMAS DE USABILIDADE. Disciplina Design de Interfaces humano- computador Prof.

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1 A VALIAÇÃO H EURÍSTICA : C OMPARANDO CAMINHOS PARA ENCONTRAR E RELATAR PROBLEMAS DE USABILIDADE. Disciplina Design de Interfaces humano- computador Prof. PH.D Stephania Padovani Aluno: Eziquiel Menta

2 D ÚVIDAS INICIAIS ANTES DA LEITURA DO ARTIGO Quais são os Métodos mais utilizados para Avaliação de Interfaces? O que é uma Avaliação Heurística?

3 Q UAIS SÃO OS M ÉTODOS MAIS UTILIZADOS PARA A VALIAÇÃO DE I NTERFACES ? As avaliações de interfaces podem ser: Avaliações Analíticas; Avaliações Heurísticas; Inspeções por listas de verificação.

4 O QUE É UMA A VALIAÇÃO H EURÍSTICA ? Método que pretende ser barato, rápido e fácil de ser utilizado. Envolve um pequeno grupo de avaliadores que examinam a interface e julgam suas características com auxílio de reconhecidos princípios de usabilidade, denominados heurísticas. (ROCHA & BARANAUSKAS)

5 Disponível em:

6 V ERSÃO REVISADA DAS H EURÍSTICAS (NIELSEN, 1993) 1 – Visibilidade do status do sistema 2 – Compatibilidade do sistema com o mundo real 3 – Controle do usuário e liberdade 4 – Consistência e padrões 5 – Prevenção de erros 6 – Reconhecimento ao invés de relembrança 7 – Flexibilidade e eficiência de uso 8 - Estética e design minimalista 9 – Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros 10 – Help e documentação Capa do livro - Usability engineering (1994)

7 J ILL G ERHARDT -P OWALS Imagem disponível em:

8 T EORIA C OGNITIVA - G ERHARDT -P OWALS ( BASEADO EM TEORIAS ABSTRATAS ) 1 – Automatizar carga de trabalho não desejada; 2 - Reduzir incertezas; 3. Reduzir carga cognitiva combinando dados de baixo- nível em uma adição de alto- nível 4. Agrupar dados de constantes modos significativos para diminuir tempo de procura; 5. Nomes utilizados devem estar relacionados para funcionar conceitualmente; 6. Dados presentes permitem aliviar o tempo de processo; 7. Inclua só a informação que um usuário precisa em um determinado momento. Fonte:

9 P ROBLEMAS A SEREM INVESTIGADOS NESTA PESQUISA (2006): Relatórios registrados em papel Utilização das heurísticas de Nielsen Relatórios criados em um Framework - ferramenta online Utilização dos parâmetros sugeridos por Gerhardt-Powels Relatórios criados em um Framework - ferramenta online Utilização dos parâmetros sugeridos por Gerhardt-Powels X

10 HIPÓTESES A utilização de uma ferramenta online para os registros dos testes de usabilidade é superior ao uso de registros em papel quanto a descoberta de reais problemas, em um curto intervalo de tempo? Ferramenta online traz vantagens sobre registros em Papel:  Facilidade para pesquisar, revisar e modificar descrições de problemas e linkar com material relevante. Reconhecer e unir problemas de diferentes avaliadores. Mensurar relevância dos problemas de acordo com a quantidade de indicações de diferentes avaliadores. Seriam os princípios de Gerhardt-Powals mais eficientes do que as heurísticas de usabilidade propostas por Nielsen para possibilitar aos avaliadores “novatos” identificarem problemas de usabilidade em um intervalo menor de tempo?

11 M ATERIAIS E MÉTODO Foram criados 4 grupos com 5 avaliadores em cada um. Grupo A e C (heurística de Nielsen) Grupo B e D (princípios de Gerhardt-Powals) Grupo A e B usaram papel e C e D registros na ferramenta. Todos os avaliadores cursavam 3º grau e analisaram recursos do portal EducaNext. Receberam material com: (a) guia para os procedimentos de avaliação, (b) introdução a avaliação heurística, (c) introdução ao sistema EducaNext, (d) dicas gerais para o relatório de problemas de usabilidade.

12 Home-page do site em 2006www.educanext.org Fonte: Web Archive

13 T AREFAS PROPOSTAS : 1. Aplicar sobre uma conta de usuário do portal EducaNext 2. Login e editar as preferências de usuário 3. Exibir (navegar) um catálogo do portal 4. Busca simples 5. Busca avançada 6. Check the Booking History 7. Criar e participar de uma comunidade 8. Prover e oferecer material educacional

14 Imagem da ferramenta web para registro dos relatórios de problemas de usabilidade

15 C ONCLUSÕES Todos os avaliadores “novatos” conseguiram realizar a avaliação heurística. (Molich e Jeffries & Hertzum e Jacobsen). A utilização da ferramenta web teve uma pequena vantagem sobre a utilização de papel (0,18 x 0,13). O grupo Nielsen registrou maior quantidade de texto. Necessário melhorar a ferramenta Ao contrário do que se esperava não existiu vantagem entre as heuristicas de Nielsen e os princípios de Gerhardt-Powals (0,14). Aparentemente a preparação de avaliadores para a utilização dos princípios de Gerhardt-Powals necessita de mais tempo.

16 C ONCLUSÕES A pesquisa indica que para próximas pesquisas seria mais proveitoso estabelecer uma relação de heurísticas para a especificidade da aplicação a ser analisada (neste caso e-learning). O estudo foi o primeiro teste do framework proposto e pode(ria) ser aplicado em outros contextos. O sistema poderia sofrer algumas atualizações para facilitar a comparação e contraste entre métodos de avaliação.


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