A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virtualização. Refere a técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virtualização. Refere a técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais,"— Transcrição da apresentação:

1 Virtualização

2

3

4 Refere a técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais, cada qual possui seu sistema operacional, com softwares e aplicativos, além da conexão de rede. A partir da Virtualização é possível se conectar a diversas máquinas, através de interfaces próprias, roteadores, switches ou firewalls.

5 Virtualização O campo virtual da tecnologia é algo imensurável e que não pode ser tocado, daí o significado. Portanto a Virtualização somente pode ser notada e utilizada através do desenvolvimento de uma interface virtual, o qual possui características semelhantes ao real, o que proporciona ao usuário a facilidade de utilizar sistemas e aplicativos, sem precisar ir até o local físico. Este processo acaba por eliminar a co-dependência dos recursos. Pois os aplicativos e sistemas podem ser acionados por meio de outros.

6 Virtualização Vantagens na Virtualização * Gerenciamento centralizado * Instalações simplificadas * Facilidade para a execução de backups * Suporte e manutenção simplificados * Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa * Independência de Hardware * Disponibilização de novos servidores fica reduzida para alguns minutos * Migração de servidores para novo hardware de forma transparente * Maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres * Compatibilidade total com as aplicações * Economia de espaço físico * Economia de energia elétrica utilizada em refrigeração e na alimentação dos servidores.

7 Virtualização Desvantagens na Virtualização * Grande uso de espaço em disco, pois há um sistema operacional instalado em cada máquina virtual. * Dificuldade no acesso direto a hardware, exemplo placas específicas ou dispositivos USB. * Grande consumo de memória RAM dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma. * Segurança: As máquinas virtuais podem ser menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do seu host. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis. * Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização.

8 Virtualização Programas atuais para Virtualização em Servidores KVM VMWare Xen Microsoft Hyper – V Programas para virtualização sistemas desktop Virtual Box Qemu Desktop VMWare Microsoft Virtual PC BootCamp Parallels

9 Virtualização Virtualização de desktops e Servidores

10 Virtualização

11


Carregar ppt "Virtualização. Refere a técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google