A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade

2 Paradigmas (mapa mental) Paradigmas (mapa mental) PRINCÍPIOS (território) PRINCÍPIOS (território) Espírito PROPÓSITO FísicoMente Conhecimento Emocional FLOW COMPORTAMENTO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO É UM PROCESSO DE DENTRO PARA FORA JORNADA RUMO À MAESTRIA FINANCEIRA EXIGIRÁ ESFORÇO E TEMPO O ESTADO DE FLUXO TORNA O PLATÔ AGRADÁVEL

3 Administrando energia

4 RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES 1. O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento), que se realizado de maneira constante, causaria uma diferença positiva em sua vida pessoal? 2. O que em sua vida profissional teria o mesmo efeito?

5 Administrando energia  Todos temos um limite de energia a ser gasta por dia  Será preciso energia para que o cansaço não atrapalhe o foco e concentração  No dia a dia, número de tarefas parece ser maior que nossa capacidade de resolvê-las

6 Administrando energia  Consequências do excesso de tarefas: ◦ Dorme-se pouco ◦ Come-se mal ◦ Busca-se maneiras pouco saudáveis de aliviar estresse (álcool, café, medicamentos etc) ◦ Pessoa fica irritada e dispersa ◦ Cuidar dos filhos, conversar com familiares, em vez de fonte de prazer, aparece como apenas mais uma demanda por energia

7 Administrando energia  Para sair desse problema, pensa-se em Administrar melhor o tempo  Porém, agendar um alto número de tarefas, não significa que elas serão bem executadas, pois poderá faltar energia  Portanto, em relação à mudança de hábitos, administrar a energia que será destinada a cada hábito, é o que mais importa

8 Administrando energia  A quantidade de tempo é fixa, mas a quantidade de energia depende de como administramos nossas escolhas  Portanto, para mudar hábitos é preciso estar: ◦ Fisicamente preparado ◦ Emocionalmente conectado ◦ Mentalmente focado ◦ Espiritualmente alinhado com os propósitos

9 Administrando energia  Apenas com esses elementos é possível acordar cedo e desejar mais um dia  É mergulhar profundamente em cada atividade diária, seja no trabalho ou em casa  Para isso ser possível, é preciso um bom gerenciamento de energia

10 Administrando energia  Dê uma nota de 0 a 10 para as seguintes questões: ◦ O quanto está engajado(a) e satisfeito(a) com seu trabalho? ◦ Qual seu nível de comprometimento e atenção à família? ◦ Qual seu nível de comprometimento e atenção com os melhores amigos?  Se alguma nota for baixa, talvez o problema esteja no mau gerenciamento de sua energia

11 Administrando energia  Para solucionar o problema, precisamos eleger nossas PRIORIDADES  Isso significa deixar de lado o que não é importante e focar nas atividades que são, destinando a energia necessária a elas  Então agora iremos focar nosso estudo nas PRIORIDADES

12 PRIORIDADES

13 Elegendo as prioridades  O sucesso duradouro depende de nossas escolhas diárias  Assim, para gerenciar de maneira eficaz, nossas vidas, a primeira lição é: ◦ Faça primeiro o mais importante  “As pessoas bem sucedidas fazem o que as pessoas que falharam não gostavam de fazer. Não que elas adorem fazer aquilo, mas sua mente obedece a força de seus propósitos”

14 Elegendo as prioridades  Quando se tem um propósito, um senso de direção claro, fica mais fácil saber quais são as prioridades e também dizer não para o que não é importante  É agir com consciência e não por impulso  Portanto, a regra é: ◦ Organize e execute conforme a prioridade3

15 Matriz do gerenciamento do tempo  Para construir a matriz, precisamos classificar nossas atividades em: ◦ URGENTES: são aquelas que devem ser realizadas imediatamente ◦ IMPORTNTES: são aquelas que contribuem para nossa missão e metas prioritárias  Às questões urgentes apenas reagimos, enquanto as importantes nos exigem maior iniciativa

16 Matriz do gerenciamento do tempo

17 Quadrante I  São atividades que “sufocam”; pessoa vira gerenciadora de crises, escravas do problema; só produzem em cima da hora  Resultado do foco no quadrante I: estresse faz esgotar toda energia diária

18 Quadrante III  Muitas pessoas gastam grande energia no quadrante III, reagindo a coisas urgentes, pensando que são importantes  Mas geralmente, a urgência baseia-se nas prioridades dos outros  Resultados do foco no quadrante III: foco no curto prazo, não consegue planejar, não controla a própria vida (papel de vítima), e possui relacionamentos superficiais

19 Quadrante IV  Passar a maior parte do tempo em atividades não importantes e não urgentes, é “ver a vida passar”  Gastar energia com coisas irrelevantes é ser irresponsável para com a vida

20 Quadrante II  É o mais relevante, pois significa destinar energia para coisas importantes  Vive-se em função das oportunidades e não dos problemas  Veja sua resposta às perguntas do início da aula: em qual quadrante essas atividades se encaixam?

21 Quadrante II  Separar tempo e, principalmente, energia, para atividades Quadrante II é essencial para o crescimento pessoal  É nele que estão nossas prioridades  Com energia para tais atividades, será possível focar, e assim atingir o estado de fluxo necessário para se curtir o platô  Portanto, o segredo não é priorizar a agenda, mas agendar as prioridades

22 Dicas para administrar energia

23 1 - Aprenda a dizer não  Não é possível ignorar atividades urgentes e não importantes  Mas busque diminuir essas situações, prevenindo-se (atividade Quadrante II)  Seja educado ao dizer NÃO ao que não é importante  Seja sincero e mostre aos outros que não conseguirá fazer bem muitas atividades ao mesmo tempo  Dizer não só será uma tarefa possível se sei quais são minhas prioridades verdadeiras

24 2 – Não desperdice energia  As coisas tem a importância que nós damos a elas  Fatos de pouca importância devem ser tratados como tal: pequenos conflitos pessoais; leitura de s; atividades aborrecedoras etc  Tenha controle emocional para lidar com eventos urgentes e pouco importantes  Assim, sobrará energia para o que é realmente relevante

25 3 – Use sua liberdade de escolhas a seu favor “Entre o estímulo e a resposta há um espaço. Nesse espaço está nossa liberdade e a capacidade de escolher nossa reposta. Nessas escolhas estão nosso crescimento e nossa felicidade.” Estímulo Liberdade de escolha Resposta  Responda aos estímulos de forma inteligente  Dê uma resposta que utilize o mínimo energia necessária para atingir o objetivo  Noção de eficiência

26 Atividade para casa  Estabeleça uma lista de prioridades em relação às suas finanças pessoais, respondendo à questão: ◦ Quais atividades, ainda não colocadas em prática atualmente, fariam grande diferença em minhas finanças pessoais?  Em seguida, liste uma série de comportamentos/atitudes que irão permitir sobrar energia para colocar tais atividades em prática


Carregar ppt "ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google