A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Silêncio!  Silêncio! Fogo!  O pensamento positivo previne doenças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Silêncio!  Silêncio! Fogo!  O pensamento positivo previne doenças."— Transcrição da apresentação:

1

2  Silêncio!

3  Silêncio! Fogo!

4  O pensamento positivo previne doenças.

5  Frase → estabelece comunicação, são unidades linguísticas com sentido completo.

6  Frase → estabelecer comunicação, são unidades linguísticas com sentido completo. Oração → Enunciado formado ao redor de um verbo.

7  O pensamento positivo previne doenças.

8  Período simples – Oração absoluta.

9  O pensamento positivo não só combate o estresse, mas também tem efeitos positivos na saúde. Período composto por coordenação.

10  O pensamento positivo não só combate o estresse, mas também tem efeitos positivos na saúde. Período composto por coordenação. Oração coordenada sindética aditiva.

11  São autônomas, independentes, isto é, cada oração tem sentido próprio. Elas não funcionam como TERMOS de outra oração. apenas uma pode enriquecer, complementar o sentido da outra, ou seja, elas são sintaticamente independentes. Orações coordenadas

12   Assindéticas : são as orações cujo conectivo não vem expresso e a relação se dá por meio de sinais de pontuação. Ex.: Neste ano novo comunique-se, fale, verbalize, expresse seu ponto de vista.  Sindéticas : orações unidas por meio de conectivos expressos. As orações coordenadas podem ser:

13   Aditivas: Ficou preocupado. Ligou para saber o que tinha acontecido. As orações coordenadas podem ser classificadas em:

14   Aditivas: Ficou preocupado. Ligou para saber o que tinha acontecido. Ficou preocupado e ligou para saber o que tinha acontecido.

15  As orações coordenadas podem ser classificadas em:  Aditivas: Ficou preocupado. Ligou para saber o que tinha acontecido. Ficou preocupado e ligou para saber o que tinha acontecido. - Estabelecem a ideia de adição entre as orações que unem. (e, nem, não só... mas também, entre outras.)

16  As orações coordenadas podem ser classificadas em:  Aditivas: Não se usa a vírgula, exceto: E chora, e grita e bate o pé. O pai chamou, e os filhos vieram.

17   Adversativas: Queria ir ao cinema. Não tinha dinheiro.

18   Adversativas: Queria ir ao cinema. Não tinha dinheiro. Queria ir ao cinema, mas não tinha dinheiro.

19   Adversativas: Queria ir ao cinema. Não tinha dinheiro. Queria ir ao cinema, mas não tinha dinheiro. Estabelecem uma relação de contraste, de oposição entre as orações. (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto)

20  Obs.:  O e pode funcionar também como uma conjunção adversativa. Estudei tanto, e não fui aprovado.

21   Alternativas: Você vai para o colégio. Você vai para a igreja.

22   Alternativas: Você vai para o colégio. Você vai para a igreja. Você vai para o colégio ou você vai para a igreja.

23   Alternativas: Você vai para o colégio. Você vai para a igreja. Você vai para o colégio ou você vai para a igreja. Estabelece uma relação de exclusão de uma possibilidade; uma relação de escolha. (ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer)

24   Alternativas: Você vai para o colégio. Você vai para a igreja. Ou você vai para o colégio, ou você vai para a igreja.

25   Explicativas : Juliana ouve música o dia todo. Juliana não vive sem música.

26   Explicativas : Juliana ouve música o dia todo. Juliana não vive sem música. Juliana ouve música o dia todo, porque não vive sem música.

27   Explicativas : Juliana ouve música o dia todo. Juliana não vive sem música. Juliana ouve música o dia todo, porque não vive sem música. Estabelecem uma relação em que a segunda oração explica o que foi afirmado pela primeira. ( porque, que, pois, porquanto)

28   Conclusivas : Alexandre ainda não trabalha. Alexandre depende financeiramente de seus pais.

29   Conclusivas : Alexandre ainda não trabalha. Alexandre depende financeiramente de seus pais. Alexandre ainda não trabalha, logo depende financeiramente de seus pais.

30   Conclusivas : Alexandre ainda não trabalha. Alexandre depende financeiramente de seus pais. Alexandre ainda não trabalha, logo depende financeiramente de seus pais. Estabelecem uma ideia de conclusão. A 2ª oração estabelece uma ideia de conclusão em relação ao que foi afirmado pela primeira. (logo, portanto, assim, por conseguinte, por isso)


Carregar ppt " Silêncio!  Silêncio! Fogo!  O pensamento positivo previne doenças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google