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ENADE: importância na avaliação de cursos e na trajetória acadêmica dos alunos Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS.

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1 ENADE: importância na avaliação de cursos e na trajetória acadêmica dos alunos Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS

2 Avaliação na Educação Superior Panorama mundial - avaliações sistemáticas e com abrangência nacional, são relativamente recentes. (Verhine, 2010) Tendência internacional -regulação e controle das instituições -responsabilização com a qualidade -orientação para escolhas dos estudantes -equivalência de títulos / diplomas

3 Panorama brasileiro -década de 70: pós-graduação – CAPES; -80: primeiras propostas / vinculadas à regulação; -90: Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras / experiências e propostas de avaliação formativa -LDB/96: Exame Nacional de Cursos, Avaliação das Condições de Ensino, Avaliação de C. Universitários 2004: SINAES Avaliação na Educação Superior (INEP, 2009)

4 SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Lei n° Finalidades: - a melhoria da qualidade da educação superior -o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social

5 Avaliação Institucional SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Lei n° Avaliação dos Cursos de Graduação Avaliação externa Avaliação interna Autoavaliação Institucional ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

6 ENC - Provão do MEC ENADE hoje Depende da média, desvio, mínimo e máximo. Críticas: • viés “conteudista” • avaliação somente de concluintes (não captando a contribuição do curso na formação) • risco de uma unificação de currículo, dentre outras. • trienal • componente curricular obrigatório • conteúdos da prova de acordo com as diretrizes curriculares e formação geral • ingressantes e concluintes avaliados • resultados dos cursos são públicos • comparabilidade Conceitos Conceitos A-B-C-D-E

7 ENADE Área da Saúde - Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Biomedicina, Educação Física + Serviço Social + Ciências Agrárias Arquitetura, Computação, Engenharias, Licenciaturas - Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Educação Física Administração, Contábeis, Economia, Direito, Psicologia, Comunicação Social

8  Prova • Formação Geral : 10 questões • Componente Específico da área: 30 questões  Questionário do estudante • 54 questões • A partir de 2010: on-line  Questionário de percepção sobre a prova • 9 questões  Questionário do coordenador • Respondido on-line após a prova ENADE

9 • A partir de 2008 – apenas alunos ‘concluintes’ • Indicador de qualidade do egresso • Nota Enade = 25% conhecimentos gerais + 75% conhecimentos específicos • Pelo menos 2 alunos concluintes ENADE: Conceito Enade - Nota dos Concluintes

10 Nota dos Ingressantes • Não considerados no conceito ENADE, mas no CPC • Indicador de qualidade do ingressante • Também é uma medida de qualidade do curso, na medida em que bons alunos devem escolher os melhores cursos • Nota dos ingressantes = 25% ‘conhecimentos gerais’ + 75% ‘conhecimentos específicos’ • Pelo menos 2 alunos ingressantes ENADE: Conceito Enade - Nota dos Ingressantes

11 O Conceito IDD Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado O perfil dos ingressantes nos cursos é desigual. As notas dos concluintes carregam essas desigualdades. Assim, as diferenças na saída não são explicadas apenas pelo que o curso agregou, mas também pelas diferenças pré-existentes.

12 Desempenho médio dos ingressantes; Proporção de estudantes cujos pai e/ou mãe têm nível superior de escolaridade; Razão concluintes/ingressantes. Calcula-se um valor esperado para os concluintes via regressão múltipla, considerando-se três informações dos ingressantes: O Conceito IDD

13 ENADE nota do ENADE nota do IDD Dados do Censo da Educação Superior C onceito P reliminar de C urso 30% Questionário do estudante 30% Avaliação Institucional Índice Geral de Cursos Conceito CAPES Pós- Graduação Infraestrutura: 5% Recursos didático-pedagógicos: 5% Doutores: 20% Mestres: 5% Docentes em regime integral e parcial: 5% 40% 15% ingressantes 15% concluintes Conceito Preliminar de Curso

14 Avaliação dos Cursos de Graduação Projeto Pedagógico Corpo Docente Infraestrutura Avaliação in loco Comissão INEP C onceito P reliminar de C urso 1 e 2 3 e 4 Solicitação opcional Solicitação obrigatórai 5 Publicação de Portaria

15 ENADE 2007 FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: TÓPICOS PARA REFLEXÃO

16 1. A análise e uso de resultados de avaliação interna e externa é um dos indicadores da avaliação externa de cursos de graduação e institucional. Reconhecimento de Curso Renovação de Reconhecimento Por que o ENADE deve desencadear ações permanentes? 2. Os resultados do ENADE (a prova, a percepção sobre a prova, o questionário socioeconômico e o questionário do coordenador) permitem movimentos de autoavaliação e qualificação dos cursos. 3. A discussão e as ações permanentes contribuem para o desenvolvimento da cultura de avaliação como instrumento de gestão.

17 Resultados públicos:

18 Dados restritos: acessados pelo Pesquisador Institucional (ou Procurador Institucional) - PI

19 Relatórios de área: subsídios para a reflexão Disponível em

20 Resultados públicos: subsídios para a reflexão

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29 Formação Geral – Média de Ingressantes e Concluintes (Comparável)

30 Componente Específico – Média de Ingressantes e Concluinte

31 A prova

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38 ENADE/ Terapia Ocupacional

39 Boicote no ENADE

40 Boicote no ENADE* * O estudo considerou alunos que entregaram em branco ou colaram adesivos de protesto. MEC/INEP. Uma análise do boicote dos estudantes à avaliação do Ensino Superior no Brasil. Na Medida, ano 1, n.1, p. 5-9.

41 Boicote no ENADE MEC/INEP. Uma análise do boicote dos estudantes à avaliação do Ensino Superior no Brasil. Na Medida, ano 1, n.1, p. 5-9.

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43 Boicote? Desconhecimento? Prova zerada, possivelmente indica boicote de um grupo

44 Desafios para evidenciar, no desempenho dos alunos e nos indicadores advindos do ENADE, a qualidade dos cursos

45 Corpo Docente • conhecimento do processo • conhecimento dos resultados da IES / do Curso

46 • análise da prova • participação das discussões de reorientação de projeto pedagógico / estratégias de ensino com base nos resultados • revisão das disciplinas de sua responsabilidade

47 dacouff.files.wordpress.com • análise crítica do SINAES – mas com entendimento para valorizar o processo junto ao aluno • inclusão da discussão sobre avaliação – externa e interna na sala de aula • estímulo ao aluno

48 Corpo Discente como estimular?

49 Autor: MEC e seu extenso conhecimento geográfico na distribuição dos alunos para a prova…

50 logicailogica.files.wordpress.com

51 Implicações 1. A realização do ENADE é pré-requisito para colação de grau. Sem Enade = Sem diploma. 2. A Avaliação é trienal. Os conceitos ficam “carimbados” no curso por três anos. 3. A divulgação dos resultados do Enade alimenta inúmeras matérias produzidas pela imprensa. Todos saberão o conceito do curso. 4. Cada aluno recebe um Boletim de Desempenho próprio. Dá para mostrar para os outros o quanto a gente sabe 5. A Prova é aplicada simultaneamente em todo país. Provavelmente será a única oportunidade da vida para comparar o teu conhecimento com uma quantidade tão grande de pessoas.

52 Implicações •Nos benefícios para estudantes: –2008, cursos que obtiveram ENADE 1 e 2 –2010, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 •Alunos não podem concorrer à bolsa FIES •Cursos não podem oferecer bolsas adicionais do PROUNI

53 •No mercado de trabalho •Na seleção de programas de pós- graduação •No reconhecimento social dos cursos Obs.: CAPES dá bolsas Stricto Sensu para os melhores do ENADE Implicações Neto W..bp.blogspot.com Jornal UNOPAR

54 blogdolabjor.files.wordpress.com

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56 Em vez de encarar o exame como uma punição (individual e coletiva), o aluno deveria entender sua participação como uma contribuição social, como uma das responsabilidades que compõem a cidadania. (Verhine, 2010)

57 Coordenadoria de Avaliação


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