A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO."— Transcrição da apresentação:

1 Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO

2 Semana do Bibliotecário Março – 2010 As perguntas...  Quais os fatores que impulsionam o profissional bibliotecário em sua carreira?  O que faz o bibliotecário sentir-se realizado profissionalmente?  O que “empurra” o bibliotecário para assumir posições de destaque nas instituições públicas e na iniciativa privada?  Qual o papel da universidade nessa construção?  Com o avanço das novas tecnologias, quais as habilidades que o bibliotecário deve desenvolver?  Qual a visão do mercado na contratação desse profissional?  Quais as expectativas do jovem bibliotecário?  Como melhorar a situação atual do conjunto de profissionais?

3 Semana do Bibliotecário Março – 2010 O papel da universidade  Formação  Pescando o peixe  Vivência com as práticas de ensino, pesquisa e extensão  Reflexões sobre as práticas profissionais à luz da Ciência biblioteconômica  Construção do conhecimento científico  Formação de líderes (formadores de opinião, tomadores de decisão) para atuar no mercado e na política governamental  Educação continuada

4 Semana do Bibliotecário Março – 2010 Problemas multidimensionais  A educação em crise no Brasil e no mundo  Financiamento das universidades - REUNI  Novas políticas tendem para a massificação do ensino  Novas diretrizes curriculares (MEC/LDB/1996 e ABECIN)  Métodos de ensino adequados às gerações  Formação continuada de professores

5 Semana do Bibliotecário Março – 2010 Propostas urgentes  Importância da ABECIN para tratar de debates a respeito de métodos de ensino adequados e formação continuada dos professores para o ensino superior  Criação do Curso de licenciatura (graduação) na UNIRIO para formar técnicos em biblioteconomia – um olhar para o ensino  A importância de um Mestrado em Biblioteconomia para “oxigenar” a graduação – forma de articular ensino, pesquisa e extensão

6 Semana do Bibliotecário Março – 2010 Para pensar...ou impulsionar  Quando temos um problema prático em nosso cotidiano recorremos à literatura especializada para buscar uma solução?  Porque os bibliotecários brasileiros não pesquisam sobre os problemas práticos que enfrentam em seu local de trabalho?  E se pesquisam, publicam?  Se houvesse um esforço teórico da área no país para superar essas limitações práticas a biblioteconomia estaria em outro estágio?

7 Semana do Bibliotecário Março – 2010 Para encerrar...  Será que nossa atuação profissional está na base do ensaio e erro tal como diagnosticou Ranganathan no final da década de 1920? Muito obrigada à Redarte pelo convite!


Carregar ppt "Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google