A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios."— Transcrição da apresentação:

1 ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios à União Européia (HENSON; LOADER, 2001, P.91)

2 Objetivo Proteção da vida ou da saúde humana, animal ou vegetal
Melhoria da situação sanitária; Estabelecimento de regras para aplicação dessas medidas; Estímulo à harmonização mediante recomendações internacionais. Obs: não podem se tornar barreiras arbitrárias para discriminar países exportadores

3 Organizações competentes
FAO OMC Organização Internacional de Epizootias Comissão do Codex Alimentarius (FAO/ OMS) Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária (FAO)

4 Nível adequado de risco de proteção
“Nível de proteção que um membro julgue adequado para estabelecer uma medida sanitária ou fitossanitária para proteger a vida ou saúde humana, animal ou vegetal em seu território.” É necessária a justificativa científica à adoção de um nível de proteção sanitária e fitossanitária mais elevado do que o constante em normas e recomendações internacionais (art. 3.3)

5 DEFINIÇÃO: MSF Qualquer medida aplicada para:
Proteger a vida ou a saúde animal ou vegetal dos riscos resultantes da entrada ou disseminação de pragas, doenças ou organismos patogênicos ou portadores de doenças; Proteger a vida ou a saúde humana ou animal dos riscos resultantes da presença de aditivos, contaminantes, toxinas ou organismos patogênicos em alimentos, bebidas ou ração animal;

6 Acordo MSF - aplicabilidade
Medidas sanitárias e fitossanitárias que repercutem direta ou indiretamente no comércio internacional. O Acordo MSF reconhece o direito soberano dos membros em adotar o nível de proteção que julgarem mais conveniente à proteção de sua população e meio ambiente. Não se pode servir a propósitos protecionistas. Cabe ao País prejudicado provar que a medida não é proporcional ao objetivo de proteção

7 Princípio da precaução
Não há comprovação científica, mas indícios de que existe um risco. Ex: carne com hormônio (EUA X CE) Problema ainda sem solução.


Carregar ppt "ACORDO MSF A pesquisa confirmou que os requerimentos sanitários e fitossanitários constituem o maior obstáculo à exportação de produtos agrícolas e alimentícios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google