A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidades, Carga e Escalas de Pressão. Unidades de Pressão Relembrando, as unidades coerentes de pressão obedecem à fórmula:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidades, Carga e Escalas de Pressão. Unidades de Pressão Relembrando, as unidades coerentes de pressão obedecem à fórmula:"— Transcrição da apresentação:

1 Unidades, Carga e Escalas de Pressão

2 Unidades de Pressão Relembrando, as unidades coerentes de pressão obedecem à fórmula:

3 Unidades de Pressão • A unidade de pressão no sistema S.I. é o newton/m² (N/m2), que recebe o nome de pascal (Pa); • No sistema CGS (praticamente fora de uso), a unidade de pressão é o dina/cm² (din/cm²), que recebe o nome de bária (não tem símbolo); • A relação existente entre ambas unidades é: 1 Pa = 10 bárias ou 1 bária = Pa • Um pascal é a pressão uniforme que determina empuxo com intensidade de um newton em superfície plana com área igual a um metro quadrado”.

4 Unidades de Pressão 1 kgf / m² = 9,81 Pa

5 Carga de Pressão • No sistema técnico de unidades, a unidade de pressão é o kgf/m2; • Utiliza-se também o kgf/cm2, que recebe o nome de atmosfera-técnica (at), por ser quase igual a a pressão atmosférica normal; 1 at = 1 kgf/cm2 = 104 kgf/m2 1 kgf/m2 = 9, N/m2 = 9, Pa

6 Carga de Pressão Por Stevin, p = h.γ pressão = altura. peso específico Logo, h = p / γ Esta altura h é conhecida como “carga de pressão” Desta forma, h a = p a / γ

7 Carga de Pressão γ p = ? h = ? γ p = ? h P conduto = h coluna. γ fluido ou h coluna = P conduto / γ fluido

8 Escalas de Pressão P atm = pressão atmosférica ou barométrica, varia com a altitude do local. No nível do mar, a P atm ~ 1 kgf / cm² (10,332 mca, 760 mm Hg), a 0° C sob gravidade normal Como a densidade do mercúrio a 0°C é de 13,5955 g/cm 3, teremos: 1 atm = 13,5955 g/cm 3 x 980,665 cm/s 2 x 76 cm = = 1,01328×10 6 bárias = Pa = 1013,28 mbar

9 Escalas de Pressão • Freqüentemente se especificam as pressões dando a altura da coluna de mercúrio que a 0°C exerce a mesma pressão; milímetros de mercúrio Torr • Assim, é costume expressar a pressão em milímetros de mercúrio (mmHg), unidade de pressão que recebe, também, o nome de Torr em homenagem a Torricelli: 1 mmHg = 1 Torr = 13,5955 g/cm 3 x 980,665 cm/s 2 x 0,1 cm = 133,326 Pa 1 cmHg = 10 Torr = 1333 Pa

10 Escalas de Pressão P ef = pressão efetiva, manométrica ou relativa, é a pressão medida em relação à pressão atmosférica. É a altura da coluna de líquido! Assim, assume-se que a pressão atmosférica efetiva seja nula. PS: Quando ocorre uma pressão < que a atmosférica, ela é definida como “depressão”, e terá valor negativo. Logo, P ef poderá ter valor positivo (+) ou negativo (–). Em problemas com líquidos, em geral utiliza-se a escala efetiva.

11 Escalas de Pressão P abs = pressão medida em relação ao vácuo ou zero absoluto. É a pressão da coluna de fluido (efetiva) mais a P atm local Logo, P abs = P ef + P atm A pressão absoluta começa a ser contada a partir do zero absoluto; A pressão efetiva começa a ser contada a partir da pressão atmosférica Em problemas com gases, utiliza-se a escala absoluta (“abs” é obrigatório).

12 Escalas de Pressão P abs = P ef + P atm

13 Escalas de Pressão P abs = P ef + P atm

14 Escalas de Pressão Gráfico de visualização das escalas efetiva (ou manométrica ou relativa) e a escala absoluta.

15 Exercícios com escalas de pressão 1 kgf / m² = 9,81 Pa P abs = P ef + P atm


Carregar ppt "Unidades, Carga e Escalas de Pressão. Unidades de Pressão Relembrando, as unidades coerentes de pressão obedecem à fórmula:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google