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Estratégias de Inovação e Competitividade Francisco Jardim Patrick Shechtmanm Rosane Maria Damasceno Viégas Prof. Dr. Luiz Carlos Di Serio Prof. Dr. Marcos.

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1 Estratégias de Inovação e Competitividade Francisco Jardim Patrick Shechtmanm Rosane Maria Damasceno Viégas Prof. Dr. Luiz Carlos Di Serio Prof. Dr. Marcos Augusto de Vasconcellos Fundação Getúlio Vargas Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

2 Do que vamos falar? Vamos falar de “COMO” as empresas se organizam para inovar continuamente e manter sua competitividade, através das 1. Fórmulas de Inovação - Toyota e 3M, do conceito de 2. Organizações Ambidestras, abordando a 3. Oportunidades e Fontes da Inovação e incluindo clientes e stakeholders nos processos de inovação 4. Experiência com Cliente e Stakeholder como Fontes de Inovação. Vamos falar de “COMO” as empresas se organizam para inovar continuamente e manter sua competitividade, através das 1. Fórmulas de Inovação - Toyota e 3M, do conceito de 2. Organizações Ambidestras, abordando a 3. Oportunidades e Fontes da Inovação e incluindo clientes e stakeholders nos processos de inovação 4. Experiência com Cliente e Stakeholder como Fontes de Inovação.

3 Credenciais de Inovação  571 patentes registradas em 2007 nos EUA.  patentes (já registradas e em processo de registro, no mundo todo)  25% das vendas vindas de novos produtos (5 anos).  45 plataformas tecnológicas em diversos mercados  P&D – investimentos de 6% das vendas anuais.  Mais de 7000 pesquisadores no mundo (+ de fora dos EUA)  Laboratórios em 34 países e Centros de Clientes em mais de 25 países  Conceito de Empreendedorismo: ~ 15% do tempo UM MILHÃO Esta e a quantidade de inovações implantadas por ano, pela TOYOTA. Mais de 3000 inovações por dia. Mais de 3000 inovações por dia.  Carro híbrido na Califórnia  Robôs parceiros:  recepcionista  cuidados com a velhice  auxílio na manufatura  auxílio na mobilidade;  Casas resistentes a terremotos  Intelligent Transport Systems – carro e sistema viário  Mobilidade i-unit; i-swing, i-real  Pesquisa de materiais bio-sustentáveis  Pesquisa em sustentabilidade.

4 Modelos de Inovação Para manter a inovação por mais de um século a 3M adotou como estratégia:  Visão  Perspicácia  Objetivos desafiadores  Medir o sucesso e quantificar esforços  Incentivo ao Intra-Empreendedorismo – empowerment  Comunicação e colaboração  Reconhecimento e premiações Para manter a inovação por mais de um século a 3M adotou como estratégia:  Visão  Perspicácia  Objetivos desafiadores  Medir o sucesso e quantificar esforços  Incentivo ao Intra-Empreendedorismo – empowerment  Comunicação e colaboração  Reconhecimento e premiações A TOYOTA estruturou sua estratégia em 3 níveis de alinhamento para orientar o desenvolvimento da inovação: Alinhando o olhar. •1. Solução elegante •2. Alinhar com todos o conceito de inovação •3. Evite as armadilhas da solução fácil Alinhando os princípios da Inovação •1. A arte da ingenuidade •2. Persiga a perfeição – solução ótima •3. Adequação à sociedade Alinhando a atitude: 10 regras para desenvolvimento da inovação The Elegant Solution: Toyota’s Formula for Mastering Innovation Matthew E. May Creating Breakthroughs at 3M Eric von Hippel, Stefan Thomke, Mark Sonnack

5 Fórmulas de Inovação Quadro Comparativo 1 - Reconheça os mais criativos 2 - Assuma riscos consideráveis 3 - Vença os obstáculos e não se deixe vencer 4 - Pense a longo prazo 5 - Continue crescendo 6 - Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia 7 - Tolere as ambigüidades 8 - Reformule problemas sem solução 9 - Faça o que você mais gosta de fazer 10 - Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo 1 - Deixe o aprendizado fluir 2 - Aprenda a olhar 3 - Design para o agora 4 - Pense em imagens 5 - Capture o intangível 6 - Eleve os seu limites 7 - Equilibre a tensão 8 - Tempere – instinto com insight, foco com fatos, atos com números. 9 - Siga os Mandamentos Kaizen Faça simples iunitiunit

6 Ocidente x Oriente The Discipline of Innovation Peter F. Drucker Ocorrências inesperadas Incongruências Necessidades de processos Mudanças no mercado e na indústria Mudanças demográficas Mudanças de percepção Novos conhecimentos

7 The Ambidextrous Organization C. A.O´Reilly III, M. L. Tushman Janus Explorar Inovações que definirão o futuro Futuro Passado Aproveitar Produtos e processos existentes

8 Ambidextrous Structure C. A.O´Reilly III, M. L. Tushman Processos e Culturas Unidades Independentes Integradas Diretor Operação Existente VendasP&D Negócio Emergente VendasP&D Vantagens: • Permite a fertilização cruzada através da liderança • Impede a contaminação dos “vícios” dos negócios existentes • Não distrai os “cash cows” / operações existentes

9 The Ambidextrous Organizations vs. Others C. A.O´Reilly III, M. L. Tushman Pesquisa: • 35 empresas que visavam inovações impactantes • 7 usavam estruturas funcionais tradicionais • 15 usavam estruturas ambidestras • 4 usavam unidades totalmente independentes • 9 usavam estruturas pluri-funcionais Resultados: • 25% das estruturas funcionais tradicionais inovações impactantes • 90% das estruturas ambidestras conseguiram inovações impactantes • Nenhuma das estruturas totalmente independentes conseguiram • Nenhuma das estruturas pluri-funcionais conseguiram

10 The Ambidextrous Organizations: Success Case C. A.O´Reilly III, M. L. Tushman Unidade Independente • Crescimento Pífio • Baixa Lucratividade Estrutura Ambidestra • Manteve a lucratividade durante estouro da bolha • Trouxe maior agilidade para as unidades da TV e Impresso O que CEOs devem fazer para implantar estruturas Ambidestras ???

11 12 Different Ways for Companies to Innovate Sawhney M., Wolcott R., Arroniz I, “Adotar a Inovação como o foco do seu negócio” – Willian Ford Jr. Inovação no Negócio: - Novos Valores - Diferentes Formas - Sistêmica

12 12 Different Ways for Companies To Innovate Sawhney M., Wolcott R., Arroniz I, Clientes (Quem) Plataforma Soluções Oferta (O quê) Experiência dos clientes Captação de Valor Processos (Como) Organização Cadeia Suprimentos Presença (Onde) Networking Marca

13 Discovering new points of Differentiation MacMillan I., McGrath R. “Uma companhia tem a oportunidade de diferenciar-se a cada momento.” • Mapear a cadeia de valor do consumidor •Analisar as experiências do seu consumidor

14 Conclusões - Questões para discussão Inovação está muito além de produtos e serviços Inovação operacional, com foco interno e objetivo externo, deve acontecer nas organizações, a todo tempo Todas as inovações devem estar ligadas, no macro-cenário, a uma percepção do cliente Inovação é desenvolvida nas empresas nos: •Conceitos • Estágio de Mercado • Estágio de Produto • Cultura Organizacional Inovação está muito além de produtos e serviços Inovação operacional, com foco interno e objetivo externo, deve acontecer nas organizações, a todo tempo Todas as inovações devem estar ligadas, no macro-cenário, a uma percepção do cliente Inovação é desenvolvida nas empresas nos: •Conceitos • Estágio de Mercado • Estágio de Produto • Cultura Organizacional

15 OBRIGADO iunitiunit

16 Alinhando do olhar Solução elegante •Falar de inovação é falar de valor, não de produto. Grandes inovações requerem um profundo conhecimento do problema e a elegância está na solução simples, com o menor esforço. Alinhar o conceito TOYOTA de Inovação •“Inovação é encontrar uma maneira de fazer alguma coisa melhor e que ninguém tenha feito antes.” - David Neeleman •“Há uma maneira de fazer isto melhor – descubra-a.” – Thomas Edson Evite a armadilha de solução fácil •Soluções elegantes estão a nossa volta aguardando serem descobertas. •A solução fácil é aquela que nos afasta da solução elegante ou seja, procure a solução ótima.

17 Alinhando os princípios de inovação. A arte da ingenuidade •Ingenuidade significa um pensar livre, um aspecto quase infantil de encarar os obstáculos pois há a certeza de ultrapassá-los. Sem obstáculos não existe criatividade.. Persiga a perfeição •Perseguir a perfeição é disciplina do trabalho árduo, em busca de “a solução/inovação” para o problema. Refere-se ao trabalho duro de conseguir o seu melhor e não conformar-se com qualquer idéia mas com a construção e melhoramento da sua melhor idéia.. Adequação à sociedade •O que distingue uma grande inovação é a sua capacidade de se adequar à sociedade, suas necessidades e seu tempo. Pense nas soluções para hoje e a inovação é reconhecida imediatamente.

18 Mandamentos KAIZEN 1. Em primeiro lugar, crie um padrão 2. Em segundo lugar, s iga este padrão. 3. Em terceiro lugar, encontre uma solução melhor.


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