A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Minas Gerais
A INFLUÊNCIA DO RUÍDO AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE ESCOLARES NOS TESTES DE PADRÃO TONAL DE FREQUÊNCIA E PADRÃO TONAL DE DURAÇÃO Ludimila Souza Nascimento Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais

2 OBJETIVO GERAL Caracterizar e discutir o desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração em situação de silêncio e na presença de ruído ambiental. MÉTODO Trata-se de estudo experimental transversal, com amostra de conveniência, aprovado pelo COEP/ UFMG, sob parecer ETIC 640/08. Instrumentos: Formulário de percepção do ruído ambiental, avaliações individuais, avaliação do ruído escolar, testes de padrão tonal de frequência e duração. Grupos: G1(sem alteração fonoaudiológica) e G2 (com alteração fonoaudiológica).

3 PRINCIPAIS RESULTADOS
Segundo a percepção dos estudantes, o ruído interno da escola é o que mais interfere em uma atividade em sala de aula.Os níveis de pressão sonora da escola encontram-se elevados e fora do padrão recomendado pelas normas nacionais. Nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração, observamos que a média de acertos no ambiente silencioso foi maior que no ambiente ruidoso, evidenciando que o desempenho dos escolares piora no ruído. O grupo sem alteração fonoaudiológica (G1) apresentou melhor desempenho nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. No ruído, houve piora no desempenho dos dois grupos estudados. CONCLUSÃO No ruído, mesmo sujeitos sem alteração fonoaudiológica tem pior desempenho, demonstrando a grande interferência de níveis sonoros elevados no processamento da informação via audição.


Carregar ppt "Universidade Federal de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google