A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTOS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTOS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTOS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO
Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento

2 CAUSAS DO ENVELHECIMENTO
FATORES GENÉTICOS ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, MUITO RICA EM PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL, CONSERVANTES E OUTROS ADITIVOS QUÍMICOS ESTRESSE EMOCIONAL SEDENTARISMO POLUIÇÃO AMBIENTAL EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETA FUMO INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO.

3 LADRÕES DE ENERGIA 1 - ÁLCOOL
Risco de desenvolver câncer de mama e de cólon e acidentes vasculares cerebrais. 2 - CAFEÍNA Pode provocar insônia, excitação e depois com uso excessivo indisposição, fadiga e astenia. 3 - GORDURA (em excesso) Causam obstrução dos tecidos e vasos sangüíneos, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível para nutrição das células. 85% das doenças crônicas provêm da alimentação industrializada e dos hábitos nutricionais em desarmonia com a natureza.

4 LADRÕES DE ENERGIA 4 - EXCESSO DE PESO Cansaço, sonolência etc.
5 - EXCESSO DE SAL Causa acúmulo de água no organismo, problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial. 6 - AÇÚCAR - Hipoglicemia - Diabetes 7 - FUMO Substâncias químicas e carcinogênicas bloqueiam o transporte de oxigênio pelo corpo causando fadiga e depressão.

5 FONTES DE ENERGIA 1) EXERCÍCIOS
Diminui os níveis de colesterol LDL e aumenta o HDL Favorecem o controle da obesidade e hipertensão arterial Aumenta a sensibilidade do organismo à insulina Combate o estresse e depressão.

6 FONTES DE ENERGIA 2) ALIMENTOS
Comer alimentos energéticos principalmente no café da manhã Germe de trigo Levedo de cerveja Frutas, legumes e verduras Cereais integrais Yogurte desnatado Peixes, aves, carne vermelha em pouca quantidade Evitar excessos de açúcar refinado, adoçantes sintéticos, álcool, chocolates, refrigerantes.

7 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS
Além de auxiliar na digestão difícil, também previne infecções respiratórias quando usado o seu óleo essencial. ORÉGANO ALECRIM Suas folhas possuem atividade antioxidante e previne o cansaço físico e mental. O seu óleo essencial previne infecções respiratórias. Seu suco e polpa são mais ricos em licopeno (substância que protege o homem e a mulher do câncer) que a fruta natural. TOMATE

8 UVA VERMELHA : Auxilia na redução da aterosclerose e da pressão arterial.
AGRIÃO: Excelente expectorante.

9 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS
FONTES DE ENERGIA 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS Previne o endurecimento das artérias, vasodilatador; facilita a diminuição da pressão arterial. Por possuir selênio, zinco e vitamina C, atua como antioxidante e estimula as defesas do organismo no combate aos vírus da gripe e herpes. Excelente anti-séptico natural. ALHO ERVA DOCE E CANELA Também são excelentes neutralizantes dos radicais livres. Podem ser utilizados regularmente no tempero de alimentos. Previne gripes e atua como descongestionante e antiinflamatório. GENGIBRE Rico em vitaminas A, B e C, fortalece as defesas do organismo. É também expectorante. COUVE MINEIRA

10 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS
FONTES DE ENERGIA 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS Grãos utilizados na alimentação dos orientais, possuem as isoflavonas que auxiliam na prevenção das doenças crônicas, tais como câncer, osteoporose e aumento do colesterol. SOJA Meia cebola crua por dia reduz a formação de placas de gordura que causam o endurecimento das artérias. CEBOLA Alga de água doce. Fortalece o sistema imunológico. Antiintoxicante e antioxidante. Protege das doenças degenerativas. Previne estresse, estafa e fadiga. Melhora a pele e a celulite. ALGAS CLORELLA É o pigmento verde dos vegetais. Previne as anemias. Cicatrizante e restauradora dos tecidos. Previne gripes e resfriados. CLOROFILA

11 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS
FONTES DE ENERGIA 3) ALGUNS ALIMENTOS / ERVAS QUE PREVINEM DOENÇAS GINSENG COREANO ALCAÇUZ GINSENG BRASILEIRO GINKGO BILOBA MACA PERUANA Auxiliam como estimulantes, melhorando o desempenho físico e intelectual. O Ginseng Coreano está proibido na hipertensão arterial.

12 COSMÉTICA NATURAL BABOSA  Cicatrizante, antiinflamatória, antibiótica, queimadura. CONFREI  Cicatrizante. HAMAMELIS  Cicatrizante, ativa a circulação. CALÊNDULA  Anti-séptico, antialérgica. ALECRIM  Combate a queda e fortalece o cabelo. CAMOMILA  Clareia o cabelo, anti-séptico e antiinflamatória. JABORANDI  Queda de cabelo. BARBATIMÃO  Anti-séptico, cicatrizante.

13 COSMÉTICA NATURAL ARNICA  Combate a oleosidade e caspa.
ÓLEO DE ABACATE  Peles ressecadas  hidratante. ÓLEO DE GERME DE TRIGO  Nutrição e amacia a pele. ÓLEO DE SEMENTE DE UVA  Peles ressecadas. ÓLEO DE SEMENTE DE GIRASSOL  Cicatrizante. ÓLEO DE MACADÂMIA  Hidratante. ÓLEO DE COPAÍBA  Caspa e seborréia.

14

15 1) Panax ginseng –excelente na convalescença, na hipotensão e na falta de energia.Cuidado: pode causar palpitação, hipertensão e agitação. 2) Pfaffia paniculata –Idem.Cuidado: Hipertensão arterial

16 4) Alium sativum: colesterol alto, hipertensão arterial , gripes,virose, herpes, candidíase
- Cuidado:Gastrite / Úlcera gástrica 3) Plantago major -excelente na gripe e resfriados. Cuidado:Hipotensão arterial,Arritmia,Digitalizados.

17 5) Mikania glomerata:gripes, tosses e dores articulares.
Cuidado:Hipertensão arterial grave,Hepatopatias crônicas,Uso Anticoagulante. 6) Curcuma longa L.:excelente desintoxicante. Cuidado:Obstrução das vias biliares e litíase biliar.

18 7) Centella asiática : melhora o a circulação, reduz a celulite
7) Centella asiática : melhora o a circulação, reduz a celulite.Cuidado:Evitar em hipertensos e hipercolesterolêmicos. 8) Leonurus sibiricus – Usar com cautela em pacientes com alterações cardiovasculares em uso de medicação. - Ação inibitória sobre células miocárdicas por efeito betabloqueador.

19 9) Cynara scolymus :auxilia na redução do colesterol. Cuidado:obst
9) Cynara scolymus :auxilia na redução do colesterol .Cuidado:obst. de vias biliares.

20 12) Rosmarinus officinalis Excelente na melhora da circulação–Cuidado: Diabéticos.
11) Peumus boldus – BOLDO DO CHILE Cuidado: Obst. das vias biliares.

21 14) Hypericum perforatum
Excelente anti-depressivo natural.Cuidado: uso de protetor solar. 13) Salvia officinalis – cicatrizante e anti-séptico.Cuidado: Pode potencializar efeitos sedativos de barbitúricos e benzodiazepínicos.

22 AMOR AO PRÓXIMO E A NATUREZA
ENVELHECER SAUDÁVEL EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES BONS HÁBITOS ALIMENTARES FELICIDADE

23 Neste sentido a mente é fonte criativa da vida.
Deepak Chopra “Conexão Saúde” “A mente preconceituosa contamina o crescimento humano e impossibilita o fortalecimento da saúde perfeita. Uma mente inocente, curiosa e aberta é pré-requisito para uma existência saudável. Neste sentido a mente é fonte criativa da vida. Se concordarmos com a paz, ela reinará na terra e se aceitarmos a guerra, ela proliferará.

24 Deepak Chopra “Conexão Saúde” Ficamos doentes, incapacitados e velhos porque aceitamos que essa é a realidade da vida. Se não tivéssemos aceitado, não teríamos a doença. Quando tivermos plena consciência desta situação, seremos capazes de promover a realização apenas das idéias revolucionárias. A coragem, a esperança, o amor e a saúde serão escolhidos por nós e se tornarão reais.”

25 Henriqueta Tereza do Sacramento
MUITO OBRIGADA!!! Henriqueta Tereza do Sacramento


Carregar ppt "PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTOS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google