A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Precedentes:  Século XX – país atrasado  Economia predominantemente agrária  80% da população ainda vivia atrelada as relações feudais  A posse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Precedentes:  Século XX – país atrasado  Economia predominantemente agrária  80% da população ainda vivia atrelada as relações feudais  A posse."— Transcrição da apresentação:

1

2

3  Precedentes:  Século XX – país atrasado  Economia predominantemente agrária  80% da população ainda vivia atrelada as relações feudais  A posse da terra estava concentrada nas mãos do clero e da aristocracia (boiardos = nobres proprietários).  A industrialização chegara tarde (fim do século XIX)  O czar Nicolau II governava de maneira quase absolutista  Os partidos políticos não tinham existência legal e vigorava uma severa censura aos jornais  Os grupos políticos procuravam-se organizar principalmente no exterior Absolutismo (Czar Nicolau II).  Ausência de liberdades individuais.  Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino e possuía privilégios.  Camponeses (mujiques) explorados de forma quase feudal.

4 A EXPLORAÇÃO DO ESTADO CZARISTA:

5  Constituiu o embasamento para a fundação do Partido Operário Social Russo  O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes.Karl Marx Friedrich Engels  SOVIETES: conselhos de operários, camponeses e soldados.

6  Bolcheviques – (maioria), chefiados por Lênin e Trótsky. Acreditavam na via revolucionária, feita a partir da aliança entre operários e camponeses, como única forma de acabar com o czarismo e o capitalismo.  Mencheviques – (minoria), liderados por Martov. Propunham reformas graduais que levariam a sociedade na direção do socialismo. Pretendiam chegar ao poder por eleições e não pela ação revolucionária direta.

7  Fatores:  Derrota da Rússia na Guerra Russo- Japonesa;  Insatisfação popular;  Reivindicações de eleições livres;  Redução da jornada de trabalho para 8 horas;  Criação de um salário mínimo

8  Inúmeras manifestações de protestos, greves nas cidades e uma onda de violência em grande parte do território russo;

9 RUSXJAP* (posse da Coréia e da Manchúria). Crise de abastecimento, inflação, greves “Domingo Sangrento” (jan/1905). Massacre de populares pela polícia czarista (OKHRANA). Insurreições em vários pontos do país (camponeses, outras nacionalidades e militares – Encouraçado Potemkin ). Repressão violenta do czar. Manifesto Czarista (outubro) – proposta de regime representativo por meio da DUMA (parlamento).

10  Revolução Burguesa – fevereiro de 1917:  Esgotados os estoques de alimentos, a população se revoltou. Ocorreram greves e passeatas;  Parte do exército russo revolta-se contra o massacre;  Militares e o povo invadem o Palácio de inverno e o czar Nicolau II abdica em março de 1917;  Governo Provisório do Príncipe Lvov – instalação de uma República burguesa controlada por políticos de tendências liberais.  Kerensky, ministro de guerra de lvov, ocupa o cargo de primeiro-ministro na tentativa de dar apoio popular ao governo.  Tanto Lvov quanto Kerensk não tinham planos de tirar a Rússia da Guerra; as revoltas populares cresciam.

11  Trótsky, líder de Petrogrado, o organizou a Guarda Vermelha, uma milícia revolucionária;  Keresky perde todo o apoio político;  Camponeses faziam, por conta própria, uma reforma agrária;  Comitês de Fábrica assumiam o controle do emprego, abastecimento e produção.  25 de outubro (7 de novembro, no calendário ocidental), o governo provisório foi deposto;  Um Conselho dos Comissários do Povo, que reunia todos os sovietes russos,sob a presidência de Lênim, passa a governar o país;  Rússia retira-se da Primeira Guerra Mundial;  Criação de um Partido Comunista (antigo bolchevique);  Organização do Exército Vermelho;  Reforma Agrária e abolição da propriedade privada;  Nacionalização dos bancos;  As fábricas seriam administradas pelos trabalhadores – autogestão operária.

12  Guerra civil;  O Exército Vermelho, sob o comando de Lênin, lutou contra os chamados “russos brancos”, (oficiais czaristas e setores ligados ao extinto governo provisório)  1921 – Exército Vermelho, contando com apoio popular, colocou fim a Guerra Civil;  Lênin colocou em prática a Nova Política Econômica (NEP); Empresas privadas colaboravam com as empresas estaduais.  1922 – foi criada a URSS;  1924 – Com morte de Lênin o poder da União Soviética o poder passou a ser disputado entre Joseph Stálin, secretario geral do Partido Comunista, e Leon Trotsky líder que defendia a tese da internacionalização da revolução proletária;  Venceu Stálin e seu opositor foi exilado no México.

13  URSS se tornou um Estado Totalitário;  Dirigido por uma burocracia denominada nomenclatura;  Impôs um rigoroso controle sobre todos os setores da sociedade;  Economia – altos custos de produção, desperdícios e baixa qualidade de produtos;  1953 – morte de Stálin

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 TrótskyStálin

27 Nicolau II

28

29

30

31


Carregar ppt " Precedentes:  Século XX – país atrasado  Economia predominantemente agrária  80% da população ainda vivia atrelada as relações feudais  A posse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google