A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Fabio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Fabio."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Fabio

2 Revolução Russa Precedentes: Século XX – país atrasado
Economia predominantemente agrária 80% da população ainda vivia atrelada as relações feudais A posse da terra estava concentrada nas mãos do clero e da aristocracia (boiardos = nobres proprietários). A industrialização chegara tarde (fim do século XIX) O czar Nicolau II governava de maneira quase absolutista Os partidos políticos não tinham existência legal e vigorava uma severa censura aos jornais Os grupos políticos procuravam-se organizar principalmente no exterior Absolutismo (Czar Nicolau II). Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino e possuía privilégios. Camponeses (mujiques) explorados de forma quase feudal.

3 A EXPLORAÇÃO DO ESTADO CZARISTA:

4 Marxismo Constituiu o embasamento para a fundação do Partido Operário Social Russo O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. SOVIETES: conselhos de operários, camponeses e soldados.

5 Partidos políticos Bolcheviques – (maioria), chefiados por Lênin e Trótsky. Acreditavam na via revolucionária, feita a partir da aliança entre operários e camponeses, como única forma de acabar com o czarismo e o capitalismo. Mencheviques – (minoria), liderados por Martov. Propunham reformas graduais que levariam a sociedade na direção do socialismo. Pretendiam chegar ao poder por eleições e não pela ação revolucionária direta.

6 Domingo Sangrento 1905 Fatores:
Derrota da Rússia na Guerra Russo-Japonesa; Insatisfação popular; Reivindicações de eleições livres; Redução da jornada de trabalho para 8 horas; Criação de um salário mínimo

7 Consequências Inúmeras manifestações de protestos, greves nas cidades e uma onda de violência em grande parte do território russo;

8 A REVOLUÇÃO DE 1905: O ENSAIO GERAL
RUS X JAP* (posse da Coréia e da Manchúria). Crise de abastecimento, inflação, greves “Domingo Sangrento” (jan/1905). Massacre de populares pela polícia czarista (OKHRANA). Insurreições em vários pontos do país (camponeses, outras nacionalidades e militares – Encouraçado Potemkin). Repressão violenta do czar. Manifesto Czarista (outubro) – proposta de regime representativo por meio da DUMA (parlamento).

9 Duas Revoluções Revolução Burguesa – fevereiro de 1917:
Esgotados os estoques de alimentos, a população se revoltou. Ocorreram greves e passeatas; Parte do exército russo revolta-se contra o massacre; Militares e o povo invadem o Palácio de inverno e o czar Nicolau II abdica em março de 1917; Governo Provisório do Príncipe Lvov – instalação de uma República burguesa controlada por políticos de tendências liberais. Kerensky, ministro de guerra de lvov, ocupa o cargo de primeiro-ministro na tentativa de dar apoio popular ao governo. Tanto Lvov quanto Kerensk não tinham planos de tirar a Rússia da Guerra; as revoltas populares cresciam.

10 Revolução Socialista Outubro - 1917
Trótsky, líder de Petrogrado, o organizou a Guarda Vermelha, uma milícia revolucionária; Keresky perde todo o apoio político; Camponeses faziam, por conta própria, uma reforma agrária; Comitês de Fábrica assumiam o controle do emprego, abastecimento e produção. 25 de outubro (7 de novembro, no calendário ocidental), o governo provisório foi deposto; Um Conselho dos Comissários do Povo, que reunia todos os sovietes russos,sob a presidência de Lênim, passa a governar o país; Rússia retira-se da Primeira Guerra Mundial; Criação de um Partido Comunista (antigo bolchevique); Organização do Exército Vermelho; Reforma Agrária e abolição da propriedade privada; Nacionalização dos bancos; As fábricas seriam administradas pelos trabalhadores – autogestão operária.

11 Consequências Guerra civil;
O Exército Vermelho, sob o comando de Lênin, lutou contra os chamados “russos brancos”, (oficiais czaristas e setores ligados ao extinto governo provisório) 1921 – Exército Vermelho, contando com apoio popular, colocou fim a Guerra Civil; Lênin colocou em prática a Nova Política Econômica (NEP); Empresas privadas colaboravam com as empresas estaduais. 1922 – foi criada a URSS; 1924 – Com morte de Lênin o poder da União Soviética o poder passou a ser disputado entre Joseph Stálin, secretario geral do Partido Comunista, e Leon Trotsky líder que defendia a tese da internacionalização da revolução proletária; Venceu Stálin e seu opositor foi exilado no México.

12 Período Stalinista 1924-1953 URSS se tornou um Estado Totalitário;
Dirigido por uma burocracia denominada nomenclatura; Impôs um rigoroso controle sobre todos os setores da sociedade; Economia – altos custos de produção, desperdícios e baixa qualidade de produtos; 1953 – morte de Stálin

13 Revolução

14 Após a Revolução

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25 Trótsky Stálin

26 Nicolau II

27

28

29

30


Carregar ppt "Professor Fabio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google