A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O R I G E N S KAORU ISHIKAWA JAPÃO DO PÓS GUERRA 1 9 5 0.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O R I G E N S KAORU ISHIKAWA JAPÃO DO PÓS GUERRA 1 9 5 0."— Transcrição da apresentação:

1

2 O R I G E N S KAORU ISHIKAWA JAPÃO DO PÓS GUERRA

3 O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários, •transformando o ambiente da empresa, •e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, •diminuindo desperdícios, •e reduzindo custos.

4 SEIRI DESCARTE SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA O QUE É O PROGRAMA 5S

5 Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho. SEIRISEIRI D E S C A R T E PARA QUE SERVE

6 D ESCARTE •V erificar o que é útil e necessário. •S eparar aquilo que não tem utilidade para o setor. •D escartar o que não serve, disponibilizando para outro setor. COMO PRATICAR

7 D ESCARTE •D esocupa espaços. •T orna mais visíveis os materiais realmente utilizados. •T orna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. •E vita a compra desnecessária de materiais. •A umenta a produtividade. •P repara o ambiente para a segunda fase. RESULTADOS

8 Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário. SEITONSEITON PARA QUE SERVE A R R U M A Ç Ã OA R R U M A Ç Ã O

9 A RRUMAÇÃO •A nalisar onde e como guardar as coisas. •D efinir critérios para organizá-las. COMO PRATICAR •D efinir lugar e modo adequados de guardá-las. •P adronizar os nomes dos objetos. •C riar um sistema de identificação visual. •M anter tudo em seus lugares após o uso.

10 A RRUMAÇÃO •R acionaliza os espaços. •F acilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. RESULTADOS •E vita estoques em duplicidade. •R acionaliza a execução das tarefas. •M elhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. •P repara o ambiente para a terceira fase.

11 Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento. SEISSOSEISSO PARA QUE SERVE L I M P E Z A

12 •F azer uma faxina geral. •A cionar regularmente o pessoal da limpeza. COMO PRATICAR •A cionar regularmente o pessoal da manutenção. •D esenvolver hábitos de limpeza. •L impar os objetos antes de guardá-los.

13 •C onscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. •C ria um ambiente de trabalho saudável e agradável. •M elhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. •I ncrementa a qualidade de vida na instituição. •P repara o ambiente para a quarta fase. L IMPEZA RESULTADOS

14 Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas. SEIKETSUSEIKETSU PARA QUE SERVE S A Ú D E

15 •P raticar sempre os 3S anteriores. •M elhorar as condições ambientais de trabalho. COMO PRATICAR •P romover o respeito mútuo. •C uidar sempre da saúde e higiene pessoal. •C riar um ambiente de trabalho harmonioso.

16 •R eduz acidentes. •M elhora a saúde geral dos funcionários. •E leva o nível de satisfação dos funcionários. •F acilita as relações humanas. RESULTADOS S AÚDE •D ivulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. •P repara o ambiente para a quinta fase.

17 Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido. SHITSUKESHITSUKE PARA QUE SERVE D I S C I P L I N A

18 •D isciplinar a prática dos “S” anteriores. •C ompartilhar objetivos. COMO PRATICAR •D ifundir regularmente conceitos e informações. •I ncorporar os valores do Programa 5 S. •P articipar dos programas de treinamento. •C riar mecanismos de avaliação e motivação. •C umprir as rotinas com paciência e persistência.

19 •E limina o controle autoritário e imediato. •F acilita a execução das tarefas. •P ropicia resultados de acordo com o planejado. •P ropicia o crescimento pessoal e profissional. RESULTADOS •M elhora os serviços e as relações pessoais. •P repara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes. D ISCIPLINA

20 O “5 S” •REEDUCAÇÃO •ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA •APLICAÇÃO ABRANGENTE transcende o ambiente de trabalho •REFLEXÃO sobre a ação do indivíduo enquanto cidadão •TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E A CIDADANIA

21 apresentação Assessoria Técnica de Divulgação e Publicações do IPEM-SP Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania I S O : GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO RESPEITO POR VOCÊ

22


Carregar ppt "O R I G E N S KAORU ISHIKAWA JAPÃO DO PÓS GUERRA 1 9 5 0."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google