A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em www.arturmotta.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em www.arturmotta.com."— Transcrição da apresentação:

1 CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em

2 O Convite Sala de aula, planejamento, avaliação e atuação da coordenação pedagógica. Gestão escolar: função social e papel dos gestores. O papel da escola diante da comunidade em que está inserida.

3 Em síntese, o FOCO O papel social da escola se concretiza no trabalho da sala de aula, mediado por diferentes instâncias de gestão.

4 Qual seria, então, o papel social da escola?

5 A Escola precisa assumir seu papel de PROTAGONISTA no processo educativo de seus alunos. Proto = o primeiro, o principal. Agon = luta.Agonistes = lutador. Protagonista quer dizer, então, lutador principal, personagem principal, ator principal.

6 Lutadora principal em que processo educativo? O pleno desenvolvimento do aluno, Seu preparo para o exercício da cidadania e Sua formação para o mundo do trabalho.

7 Óbvio ??? E aquilo que nesse momento se revelará aos povos Surpreenderá a todos não por ser exato Mas pelo fato de poder tem sempre estado oculto Quando terá sido O ÓBVIO... Caetano Veloso

8 Pleno desenvolvimento do aluno Que desenvolvimento? Que plenitude? O que significa ser completo, inteiro, total e absoluto nos tempos atuais, naquela comunidade concreta em que a escola se insere?

9 Preparo para o exercício da cidadania Cidadania Formal Pertencer a um Estado Obedecer às suas Leis Cidadania por Oposição ao Estado “direita” – excesso de intervenção “esquerda” – defensor dos dominantes.

10 Preparo para o exercício da cidadania É algo que se faz através de vivências concretas de cidadania na Escola, HOJE.

11 Preparo para o exercício da cidadania Governante Potencial Bem comumUtopia Agir localmente e pensar globalmente

12 Formação para o mundo do trabalho carreiras estáveis e duradouras profissões que eram exercidas por toda a vida, após um tempo de estudos que nos dava as bases necessárias para isso

13 Tempo de instabilidade e, ao mesmo tempo, de possibilidades criativas em termos de tempos, espaços e modos de trabalhar

14 Formamos nossos alunos para o trabalho futuro, do mundo pós-industrial, com uma economia baseada na informação e no conhecimento......ou para o mundo da Revolução Industrial, com uma economia baseada na máquina, na energia, na matéria-prima, na mão-de- obra e no capital?

15 O TRABALHO NA SALA DE AULA A Escola que chega até o aluno é aquela da experiência vivida na sala de aula Índices e Estatísticas Importância relativa

16 Nossa própria experiência nos mostra A experiência vivida na sala de aula conteúdosmetodologias de trabalho avaliação Grande parte dos valores e fundamentos do que somos hoje.

17 conteúdos metodologias de trabalho avaliação Missão da SEDUC garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno, buscando o cuidado constante com a sua aprendizagem e o estímulo à sua permanência na escola.

18 conteúdos metodologias de trabalho avaliação Valores propostos pela SEDUC: qualidade, equidade, transparência, eficiência, ética e participação. Importância da Formação Docente

19 EXPRESSIVO- COMUNICATIVA ESPECIALIDADE (conteúdos) TÉCNICO- PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL SUBJETIVIDADE

20 Profissional Reflexivo Reflexão Individual Reflexão Coletiva Sobre as Práticas Conhecimento Técnico Conhecimento Teórico

21 Propondo um conceito para as diferentes instâncias de Gestão na Escola Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, com eficiência e eficácia

22 Uso RACIONAL ratio razão Que racionalidade nos orienta?

23 RECURSOSPessoas não são recursos Os serviços que prestam, sim Como temos lidado com os recursos humanos?

24 OBJETIVOS DETERMINADOS Objetivos Missão da Escola Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo

25 DeterminadosIntencionalidade PlanejamentoParticipação ESCOLA CONCRETA Para que Escola planejamos?

26 EFICÁCIA fazer o que deve ser feito EFICIÊNCIA fazer bem feito Como fazemos essa relação ao lidar com as “coisas públicas”?

27 A AÇÃO GESTORA SEGUNDO ESTE CONCEITO O gestor atual, mais do que o domínio técnico de sua área, apresenta capacidades e conhecimentos que permitem caracterizá-lo como um especialista em resultados, em mudanças e em gente.

28 Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Articular Mediar Coordenar Capacitar

29 Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Habilidades Conceituais Por que? Para que? Em que bases

30 Habilidades Conceituais Visão Institucional Conjunto de Valores Missão Institucional Conjunto de Ações QUE NOS DÃO IDENTIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL

31 Nossa narrativa de vida, portanto, resulta do conjunto dessas memórias... Não existe o tempo: o que existe são memórias de lugares que foram significativos para nós... Bachelard Que a Escola permita a todos a construção de uma narrativa de vida plena de realização pessoal, coletiva e profissional. Encerrando...

32 Perguntas do Público


Carregar ppt "CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em www.arturmotta.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google