A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – Quem foi o primeiro filósofo grego e qual era o ingrediente básico do universo para este pensador? O primeiro filósofo grego foi Tales de Mileto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – Quem foi o primeiro filósofo grego e qual era o ingrediente básico do universo para este pensador? O primeiro filósofo grego foi Tales de Mileto."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 – Quem foi o primeiro filósofo grego e qual era o ingrediente básico do universo para este pensador? O primeiro filósofo grego foi Tales de Mileto. Para este pensador o ingrediente básico do universo era a água.

3 2 – O que existia em comum e em que se diferenciavam as ideias de Tales de Mileto e Anaximandro? Tales de Mileto e Anaximandro tinham em comum a ideia de que realmente havia um componente básico que mantinha o universo unido. Mas não concordavam que fosse algo tão comum como a água.

4 3 – Qual o componente básico que mantinha o universo unido conforme Anaximandro? Conforme Anaximandro o componente básico que mantinha o universo unido era uma substância que ele chamou de infinito.

5 4 – Que forma física tinha o mundo conforme Anaximandro? Conforme Anaximandro o mundo tinha a forma de um tambor e era cercado da substância que chamou de infinito.

6 5 – Explique a teoria de Anaximandro para o desenvolvimento do homem: Anaximandro desenvolveu a teoria de que o homem se desenvolveu a partir do peixe.

7 6 – Qual o componente básico do universo conforme Anaxímenes? Explique? Anaxímenes acreditava que o componente básico que mantinha todas as coisas juntas era o AR.

8 7 – Qual a forma física da terra conforme Anaxímenes? Anaxímenes acreditava que a terra era achatada e solta no ar.

9 8 – Como Pitágoras acreditava que a realidade poderia ser explicada? Pitágoras acreditava que a realidade poderia ser explicada pela matemática.

10 9 – Por que uma das regras básicas de Pitágoras era não comer feijões? Uma das regras básicas de Pitágoras era não comer feijões porque achava que um grão de feijão aberto era parecido com o início de uma vida humana.

11 10 – O que Heráclito buscava afirmar com a frase: “Não se pode entrar em um mesmo rio duas vezes” Heráclito, com esta frase, procurava demonstrar sua percepção de que nada no mundo permanecia igual de um minuto para outro, que a todo instante tudo se transforma.

12 11 – Qual a substância básica do universo conforme Heráclito? Para Heráclito a substância básica do universo era o fogo.

13 12 – Explique a teoria de Parmênides para o surgimento do mundo: De acordo com as ideias de Parmênides o mundo tinha sempre existido porque um “nada” não poderia se transformar de repente em alguma coisa.

14 13 – Por que motivo Empédocles era diferente dos gregos que o precederam? Empédocles era diferente dos gregos que o precederam porque discordava que houvesse um único ingrediente básico para o mundo.

15 14 – Como Empédocles explicava a realidade e as mudanças no universo? Para Empédocles, a realidade se resumia nas partes mais simples dos quatro elementos: FOGO, AR, TERRA e ÁGUA. Toda mudança poderia ser explicada pela união e superação desses elementos. Ele achava que duas forças básicas da natureza causavam tudo isto: o AMOR reúne as coisas e a DISPUTA as sepa ra.

16 15 – Explique a teoria da evolução conforme Empédocles: A teoria da evolução elaborada por Empédocles afirmava que apenas os mais fortes sobreviviam.

17 16 – Como era a forma de escrever de Empédocles e como se deu a sua morte? Empédocles escrevia quase tudo em versos rimados. Sua morte se deu da seguinte forma: Ele mergulhou em um vulcão para provar que era um Deus e morreu queimado.

18 TALES DE MILETO 624 – 546 a.C ANAXIMANDRO 610 – 546 a.C ANAXÍMENES 585 – 528 a.C PITÁGORAS a.C HERÁCLITO 536 – 470 a.C PARMENIDES 501 – 492 a.C EMPÉDOCLES 490 – 430 a.C 17 – Apresente um quadro apresentando a época em que cada um dos pré- socráticos viveu:

19 18 – O que tornou estes pensadores (pré-socráticos) filósofos? E como o mundo era explicado antes dos pré- socráticos? O que tornou estes pensadores filósofos foi o fato de tentarem explicar o mundo cientificamente (cosmologia). Antes disto tudo era explicado pela mitologia, ou seja, tudo era atribuído a mitos, lendas e às vontades dos deuses (cosmogonia).

20 19 – Qual o pensador (pré-socrático) criou o TERMO (palavra) filosofia? E o que significa o termo? Pitágoras de Samos. A palavra filosofia vem do grego e resulta da união de outras duas palavras: philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais e sophia que significa sabedoria, conhecimento. De sophia decorre a palavra sophos, que significa sábio, instruído. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

21 20 – Como ficaram conhecidos também, os pré-socráticos, pela história da filosofia? Como filósofos da natureza.


Carregar ppt "1 – Quem foi o primeiro filósofo grego e qual era o ingrediente básico do universo para este pensador? O primeiro filósofo grego foi Tales de Mileto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google