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CONCEITO DE ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES Componentes da Estratégia - Posicionamento: é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve um conjunto.

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1 CONCEITO DE ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES Componentes da Estratégia - Posicionamento: é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve um conjunto diferente de atividades; - Opções Excludentes (trade-off): significa decidir entre alternativas conflitantes. Trade-off é o efeito de três causas: Imagem e reputação consistentes, origina-se das próprias atividades e nasce da boa coordenação e de controles internos adequados; - Sinergia: a estratégia implica em criar uma sinergia entre as atividade da organização.

2 CONCEITO DE ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES Kenichi Ohmae identifica três modos de raciocínio executivo:  O raciocínio mecânico é linear e cronológico  O raciocínio intuitivo é característico dos artistas  O raciocínio estratégico

3 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE Através do planejamento estratégico, a empresa espera: a. Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes; b. Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos; c. Conhecer e usufruir as oportunidades externas; d. Conhecer e evitar as ameaças externas; e e. Ter um efetivo plano de trabalho.

4 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE O planejamento estratégico deverá apresentar os seguintes resultados finais:  Direcionamento de esforços para o resultados comuns;  Consolidação do entendimento por todos os funcionários da visão, da missão, dos propósitos, das macroestratégias, das macropolíticas;  Estabelecimento de uma agenda de trabalho por um período de tempo.

5 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE IDENTIDADE INSTITUCIONAL  NEGÓCIO  É o espaço que a organização deseja ocupar em relação às demandas da sociedade.  Para se definir um negócio deve-se antes responder algumas questões:  Quem é o cliente?  Quais necessidades do cliente são atendidas?  O que o representa valor para o cliente? (o que deseja)  Fazer as seguintes perguntas:  O que será valor no futuro para o cliente atual?  Quem será o cliente no futuro?  O que terá de ser feito para atender às expectativas do cliente no futuro?  Onde a organização estará, se mantiver o rumo atual?

6  IDENTIDADE INSTITUCIONAL  NEGÓCIO  A definição pode ser expressa de forma restrita, ampla ou generalizada. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE

7 Fases do Planejamento Estratégico Diagnóstico estratégico Missão da empresa Instrumentos prescritivos e quantitativos Controle e avaliação

8 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO O diagnóstico, que corresponde a uma análise estratégica, apresenta algumas premissas básicas, a saber:  Deve-se considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual está inserida a empresa;  Esse ambiente proporciona à empresa oportunidade que deverão ser usufruídas e ameaças que deverão ser evitadas;  Para enfrentar essa situação do ambiente externo, a empresa deverá ter pleno conhecimento de seus pontos fortes e fracos; e  Esse processo de análise interna e externa deverá ser integrado, contínuo e acumulativo.

9 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Visão da empresa “É conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla”(Djalma 2004, p.153).

10 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Para adequado delineamento da visão empresarial:  Estabelecer sua visão de forma tão clara quanto o objetivo de lucro;  Defina e respeite os direitos das pessoas;  Certifique-se de que a visão e os valores direcionam-se aos focos básicos, ou seja, aos clientes – são os mais importantes – funcionários e fornecedores;  Incremente sua participação de mercado lucratividade pela aumento da percepção pelos clientes de seus produtos e serviços, em relação a seus concorrentes; e  Desenvolva uma cultura de atuação para resultado em sua empresa.

11 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Verifica-se que o estabelecimento da visão da empresa envolve questões racionais, mas também questões emocionais, e algumas das perguntas que se deve fazer no seu estabelecimento podem ser: - O que queremos ser? - Qual a força que nos impulsiona para esta nova situação? - Quais são os nossos valores básicos? - O que sabemos fazer de melhor e nos diferencia perante as empresas concorrentes? - Quais são as barreiras que podem surgir nesse processo evolutivo e de mudanças? - Quais as expectativas do mercado que estaremos atendendo? - Como conseguiremos a plena adesão de todos os funcionários, executivos e proprietários da empresa nesse processo evolutivo?

12 Exemplo: Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse Petrobrás METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

13 Exemplo: Ser o número um em participação de mercado e atingir acima de 1% de margem de lucro líquido. A GM do Brasil vai atingir esses objetivos com a filosofia dos 5 Ps: Ser o número um em participação de mercado e atingir acima de 1% de margem de lucro líquido. A GM do Brasil vai atingir esses objetivos com a filosofia dos 5 Ps:  Performance: Participação no mercado, resultados financeiros e qualidade;  Produto: Excelência no produto;  Processo: Ser o melhor / melhor do que o melhor;  Pessoas: As pessoas certas e motivadas nos lugares certos;  Paixão: Liderar, agir, contagiar. GM METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

14 Exemplo: Ser a melhor opção de saúde com base em uma organização ética e sólida, sempre em busca de uma crescente melhoria na prestação de serviços médicos. UNIMED METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

15 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Valores “Foi verificado que os valores representam o conjunto dos princípios e cresças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as suas principais decisões” (Djalma 2004, p.177).

16 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO  As frases da visão e dos valores da empresa servem também – e muito bem – para consolidar o Slogan comercial e de atratividade da empresa perante seus diversos públicos: clientes, fornecedores, comunidade, governos, funcionários.  Os valores da empresa devem ter forte interação com as questões éticas e morais da empresa. E, se estes valores forem efetivamente verdadeiros, servem, também, de sustentação da vantagem competitiva da empresa.

17 EXEMPLO A GM do Brasil dedica-se à produção de produtos e serviços que criem clientes entusiasmados. Ninguém será mal interpretado por fazer a coisa certa para o cliente. Por isso adotamos nossos valores como meta:  Entusiasmo do cliente: Trabalhamos com o objetivo de facilitar a comunicação dos clientes com os serviços de vendas e pós-vendas para alcançar o "Total Entusiasmo do Cliente";  Integridade: Sempre seremos francos e teremos confiança em tudo o que fizermos. Falaremos o que acreditamos e faremos o que dizemos  Trabalho em equipe: Venceremos trabalhando como uma única empresa (One Company). Nossas forças estão no nosso pessoal altamente qualificado e na nossa diversidade; METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

18 EXEMPLO  Inovação: Desafiamos o pensamento convencional, exploramos novas tecnologias e idéias, mais rápido do que a concorrência;  Melhoria contínua: Estabelecemos metas ambiciosas e nos esforçamos para atingi- las, trabalhando o quanto for preciso;  Respeito ao indivíduo e responsabilidade: Faz parte da filosofia da empresa o respeito à individualidade das pessoas com as quais se relaciona, mas também exigir responsabilidade pelos atos que praticam. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

19 Análise externa e interna da empresa O diagnóstico estratégico, em seu processo de análise externa e interna, apresenta determinados componentes, que são apresentados a seguir: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

20 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO “Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu

21 ONDE ESTAMOS ? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ? METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

22 INFORMAÇÕES EXTERNAS (AMBIENTE) Informaçõe s gerenciais Informaçõe s internas (Empresa)

23 Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Política Econômica Públicos Macroambiente AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo Fornecedores Mão-de-Obra Clientes Concorrência AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

24  Análise externa da empresa O ambiente pode oferecer para a empresa oportunidades e ameaças. Nesse contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas.

25 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO O executivo pode buscar a informação ambiental de maneira direta ou indireta por duas fontes:  Fontes primárias, através de pesquisas realizadas de maneira direta ou indireta; e  Fontes secundárias, sendo que neste caso a empresa obtém as informações do ambiente por agências governamentais – IBGE etc, - Universidades, Bolsas de Valores, Sociedades de classe, etc Obs.: Naturalmente, o nível de detalhamento e de profundidade de cada uma dessas pesquisas vai depender, basicamente, das necessidades da empresa.

26 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Ação de uma oportunidade Expectativa de resultado da empresa Ação de uma ameaça Lucro Tempo

27 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Análise interna da empresa A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante de sua atual posição de seus produtos ou serviços versus segmento de mercados.

28 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Ação de um ponto forte Expectativa de resultado da empresa Ação de um ponto fraco Tempo Lucro

29 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Para o estabelecimento dos pontos fortes, fracos e neutros da empresa, o executivo deve analisar uma série de aspectos, entre os quais podem ser citados.  funções a serem analisadas;  aspectos organizacionais;  abrangência dos processos;  níveis de controle e avaliação; critérios de avaliação; e  obtenção das informações

30 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO  Análise dos concorrentes Todo esse trabalho deve levar ao estabelecimento da vantagem competitiva de nosso empresa e do pressuposto da vantagem competitiva de cada um de nossos principais concorrentes. Obs.: A VC não atribuida somente ao concorrente mais ao mercado como todo que está inserido o concorrente (direto e/ou indireto).

31 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A vantagem competitiva não é percebida somente pelo resultado final e sim pelo encadeamento dos processos.

32  MATRIZ SWOT  Método que auxilia na identificação das potencialidades e das debilidades de uma organização.  S - STRENGTH - Força  W - WEAKNESS - Fraqueza  O - OPPORTUNITY - Oportunidade  T - THREAT - Ameaça  Importante para melhor entendimento do ambiente organizacional e para construção de estratégias de manutenção, construção, desenvolvimento e sobrevivência. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

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34 MATRIZ SWOT METODOLOGIA PARA FIXAÇÃO DE PRIORIDADES DE FATORES GUT GUT (Gravidade / Urgência / Tendência) (Gravidade / Urgência / Tendência)  Gravidade: Tudo que afeta profundamente a estratégia, objetivo/resultado da empresa. Sua avaliação decorre do nível de dano ou prejuízo que pode decorrer

35 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO MATRIZ SWOT METODOLOGIA PARA FIXAÇÃO DE PRIORIDADES DE FATORES GUT (Gravidade / Urgência / Tendência)  Urgência: Resultado da pressão do tempo que o sistema sofre ou sente. Sua avaliação decorre do tempo que se dispõem para atacar a situação ou para resolver a situação provocada pelo fator considerado. Sua avaliação decorre do tempo que se dispõem para atacar a situação ou para resolver a situação provocada pelo fator considerado.

36 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PE - FASE I – DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO MATRIZ SWOT METODOLOGIA PARA FIXAÇÃO DE PRIORIDADES DE FATORES GUT (Gravidade/Urgência/Tendência)  Tendência: Padrão de desenvolvimento da situação. Sua avaliação está relacionada ao estado que a situação apresentará caso o executivo não aloque esforços e recursos.


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