A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD)"— Transcrição da apresentação:

1 (10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD)
Veterinaria.com.pt 2009; Vol. 1 Nº 2: e9 (publicado em 8 de Novembro de 2009) Disponível em Módulo: Cirurgia experimental (reproducção) e orquiectomias em animais de interresse pecuário João Simões 2009 Produzido, experimentalmente, para efeitos pedagógicos de aulas práticas de Medicina da Reprodução II (10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD) Criamos ideias e partilhamos ideais!

2 Os objectivos deste módulo são um quanto dificeis de atingir:
For Veterinary.com.pt public only. Os objectivos deste módulo são um quanto dificeis de atingir: Por um lado temos a aquisição e avaliação de competências de realização de cirurgias indicadas essencialmente para fins experimentais, como são a vasectomia/epididimectomia, a castração (que inclui a ovariectomia) e a preparação de rufiões em espécies pecuárias. Nos últimos 10 anos realizámos na nossa Universidade, 2 vasectomias (bode e carneiro) para função de detecção de cios e 6 ovariectomias (2 a cabras e 4 a ovelhas) para criação de manequins, por administração de estrogénios, para investigação no Ovil; Secundariamente, foram realizadas inúmeras de castrações cirúrgicas em machos, principalmente suínos, uma vez que o talhante/matadouro para onde iam aparentemente assim o exigia, embora a tendência seja de as evitar: são mutilações! Já no que respeita à preparação de rufiões, com desvio do pénis para evitar a cópula, existia um desses animais há mais de 15 anos que foi substituido por simples e eficazes aventais, uma vez que o espertalhão lá dava o jeiteinho ao corpo... Por estes motivos, optámos por denominar este tipo de cirurgia por experimental, embora predominantemente com aplicação à investigação. Mas enfim, a Agregação deste conteúdo a esta UC, com vista a que saibam executar estas tarefas, assim o exige! Caso para dizer a preto e a branco: Ora Bolas, F.A.Q.s precisavam-se! Olá, eu Sou o Tom. Assistente digital criado pelo autor desta aula virtual. A minha função é estimular a capacidade criativa e crítica dos formandos para as ciências, tecnologias e humanidade! Inspirei-me na forma humana e espero vir a ser um protótipo de Inteligência Artificial e dirigir um centro de inovação (actuais centros de investigação), com portas escancaradas a espíritos irreverentes e livres como os vossos!

3 “Corredor da morte” na Web; O bem-estar animal Virtual
For Veterinary.com.pt public only. É que , adicionalmente, mesmo para uma aula virtual não seria ética, social e responsavelmente admissível utilizar animais unicamente para estas finalidades. Se assim fosse, mais pareceriam uns quantos animais virtuais enfermos, a aguardar semanas a fio que sejam eutanasiados e autopsiados (necropsiados). Caso para alguma qualquer legião forense, do Second Life, estudar. “Corredor da morte” na Web; O bem-estar animal Virtual

4 For Veterinary.com.pt public only.
E com o sumário deste módulo (66 horas de preparação!) deixo-vos com o vosso Prof., e regressarei no final para ver se tudo correu bem no (pré-/pós-)operatório! Sumário Introdução: anestesia (generalidades); preparação do paciente; preparação do campo cirúrgico e manuseamento correcto do bisturi ; Técnicas e tempos cirúrgicos: orquiectomia em diferentes espécies; Preparação de rufiões por desvio ou fixação do pénis; Epididimectomia; Deferentectomia (vasectomia); Alguns aspectos legais e de bem-estar animal.

5 Introdução – a anestesia em geral
For educational purposes only. Introdução – a anestesia em geral

6 For educational purposes only.

7 For educational purposes only.

8 For educational purposes only.

9 For educational purposes only.

10 For educational purposes only.

11 For educational purposes only.

12 For educational purposes only.

13 For educational purposes only.

14 For educational purposes only.

15 For educational purposes only.

16 For educational purposes only.

17 Introdução – a preparação do paciente
For educational purposes only. Introdução – a preparação do paciente

18 For educational purposes only.

19 For educational purposes only.

20 Introdução – manuseamento correcto do bistúri
For educational purposes only. Introdução – manuseamento correcto do bistúri

21 For educational purposes only.

22 Orquiectomia em novilhos
For educational purposes only. Orquiectomia em novilhos

23 Orquiectomia em equinos
For educational purposes only. Orquiectomia em equinos

24 For educational purposes only.

25 For educational purposes only.

26 For educational purposes only.

27 For educational purposes only.

28 For educational purposes only.

29 For educational purposes only.

30 Deferentectomia (vasectomia)
For educational purposes only. Deferentectomia (vasectomia)

31 For educational purposes only.

32 For educational purposes only.
Arthur's Veterinary Reproduction and Obstetrics by David E. Noakes BVet Med PhD FRCVS DVRep DipECAR (Author), Timothy J. Parkinson BVSc PhD DBR FRCVS (Author), Gary C. W. England BVetmed PhD FRCVS CertVA DVR DVRep DiplomatACT (Author), Geoffrey H. Arthur DVSc FRCVS (Author) Saunders Ltd.; 8 edition (28 Jun 2001). ISBN-10:

33 For Veterinary.com.pt public only.
Em jeito de conclusão, poderei ficar satisfeito com a vossa integração neste tipo de cirurgias. Julgo que serviu, também, para relembrar aspectos essenciais de uma sala operatória e ainda dos cuidados do período pré- e pós-operatório. Nem tivemos de nos sujeitar à natural conspurcação de explorações virtuais de ruminantes: Fleimão ascendente, com orifícios (soluções de continuidade) na parte superior da quartela!

34 For Veterinary.com.pt public only.
Ou mesmo, a exposição a infestações massivas por pulgas, às quais os nossos filhotes (virtuais) podem ser alérgicos: Óxido de cálcio (cal) com aspecto de grânulos de sulfato de cobre em ambiente virtual

35 Universal Declaration of Animal Rights
For all public. Universal Declaration of Animal Rights The Universal Declaration of Animal Rights was solemnly proclaimed in Paris on 15 October 1978 Please visit

36 Thanks for your attention!
For Researcher and Learn purposes only, but for all Professional People. Thanks for your attention! We also Love Sheep´s... ... and Goats! Alive, please!


Carregar ppt "(10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google