A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urocordados e Cefalocordados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urocordados e Cefalocordados"— Transcrição da apresentação:

1 Urocordados e Cefalocordados

2 Urocordados Os urocordados (gr. oura = cauda + chorda = cordão)

3 Características Todos os urocordados são marinhos e a maioria dos adultos tem vida sedentária. Vivem fixo a um substrato podendo viver isolados ou em colônias. O corpo tem aspecto de um saco, cujas paredes são constituídas pelo manto, constituído por um polissacarídeo chamado tunicina, substância semelhante à celulose. Nessa tunicina encontramos duas aberturas: o sifão inalante e o sifão exalante.

4 Sifão Inalante e Sifão Exalante
Sifão inalante (sifão oral) Sifão exalante (sifão cloacal) Localiza-se a boca do animal,. Esses animais se alimentam de plânctons, os quais são retirados da água através das fendas branquiais. Depois de o alimento ser retido nas fendas branquiais, ele é encaminhado ao estômago através do endóstilo, para em seguida ser levado ao intestino e depois ao ânus. O ânus, o poro genital e o poro excretor, se abrem para uma cavidade chamada de átrio, de onde todos os excretas serão eliminados, através do sifão exalante, que consiste na abertura por onde sai a água, os resíduos e os gametas do animal.

5

6 O sistema circulatório é parcialmente aberto;
O coração é localizado na região ventral do corpo. A fase larval dos urocordados apresenta notocorda na cauda. Na fase adulta, eles apresentam um único gânglio. A maioria dos urocordados é monoica, com fecundação externa. Todas as espécies realizam reprodução sexuada, e algumas realizam a reprodução assexuada através de brotamento.

7 Na reprodução sexuada, os gametas são eliminados e fecundados na água
Na reprodução sexuada, os gametas são eliminados e fecundados na água. A partir do zigoto, há o desenvolvimento de uma larva com características comuns a todos os cordados.

8 Ascídias - Ascidea nigra

9 Forma Larval (Ascídia )
A forma larval da ascídia lembra,as formas, de girinos e de rã.  Apresentam corda dorsal longitudinal apenas na região caudal , tubo nervoso dorsal e fendas branquiais na faringe. As larvas não se alimentam, nadando até encontrarem um local onde se fixam com a ajuda de uma papila adesiva. Sofrem, então, metamorfoses regressivas, em que alguns órgãos desaparecem e outros se reduzem grandemente.

10

11 Forma Adulta (Ascídia )
São as ascídias, cujo adulto apresenta a forma de saco com dois sifões, um inalante e outro exalante. As fendas branquiais na faringe são a única característica típica de cordados que apresentam na forma adulta.  A corda dorsal desaparece e o tubo nervoso é reduzido a um gânglio dorsal, em relação à faringe. Esta é ampla, ciliada e finamente perfurada pelas fendas branquiais, aí ocorrendo as trocas gasosas e a recolha de alimento. O sistema circulatório consiste num coração e dois grandes vasos laterais, que se ligam a uma rede difusa de pequenos vasos e espaços. 

12

13 Digestão (Ascídia ) Alimentação e Digestão - Alimentam-se por filtração - A água entra no corpo do animal por um sifão inalante ou bucal e é expulsa por outro sifão, denominado atrial. Este movimento da água no interior do animal permite a retenção do alimento no àtrio ( cavidade interior

14 Sistema Digestório : Completo

15 Reprodução (Ascídia) Estes animais são geralmente hermafroditas, mas o método de reprodução é variado, podendo ser sexuado ou assexuado por gemulação

16 Cefalocordados Os cefalocordados (gr. cephale = cabeça + chorda = cordão) sã

17 Características Os cefalocordados são animais marinhos de vida livre. São bem pequenos e pisciformes. Apresentam notocordas bem desenvolvidas e que permanecem durante toda a vida no animal. O anfioxo é o animal mais conhecido deste grupo.   Não possuem uma cabeça , nem um encéfalo, ou olhos diferenciados.

18 Anfioxo

19 CARACTERISTICAS (Anfioxo)
O anfioxo mede de 5 a 8 cm de comprimento, seu corpo é transparente e parecido com um peixe. A extremidade anterior é chamada de rostro, onde há uma boca que possui cirros bucais. Os feixes musculares estão dispostos em forma de V. A estrutura de sustentação é a notocorda, servindo de apoio para as musculatura. A excreção é feita por cerca de 100 pares de nefrídeos. O corpo é alongado, achatado lateralmente e afilado.

20 Cirros Bucais

21

22 Digestão (Possui tubo digestório completo)
A boca é filtradora, circundada por cirros que impedem a entrada de partículas grandes, e as fendas branquiais são utilizadas na alimentação por filtração.   A água entra pela boca, passa pelas fendas branquiais e sai para uma cavidade interna designada átrio. Este é uma cavidade externa. Logo a água sai para o exterior peloatrióporo, frente ao ânus.  Digestão intracelular, além de extracelular

23

24 Respiração : As trocas gasosas são realizadas na faringe e na pele através de difusão. Circulação: O anfioxo ainda não apresenta um coração, porém apresenta vasos, e a contração destes vasos que promove a circulação. Não possui pigmentos respiratórios e dessa forma o sangue é incolor. Sistema Nervoso: Na porção antero-superior do cordão nervoso dorsal oco está localizada a vesícula cerebral, de onde partem os nervos sensitivos (conduzem estímulos) e motores (promovem ação). Existem estruturas sensoriais.

25 REPRODUÇÃO Os cefalocordados são dióicos, as gônadas estão dispostas lateralmente no corpo do animal, não existindo canais condutores de gametas. Quando os gametas estão maduros, ocorre um rompimento na parede da gônada, então os gametas caem do átrio e são lançados para o exterior para que ocorra fecundação externa.

26 Grupo: Camilla M.,Carolina M, Giovanna e Ryanne


Carregar ppt "Urocordados e Cefalocordados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google