A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sete princípios sobre lealdade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sete princípios sobre lealdade"— Transcrição da apresentação:

1 Sete princípios sobre lealdade

2 Sete princípios sobre lealdade
1. Lealdade requer completa persuasão Para se comprometer com algo você precisa estar convencido em seu coração de que aquilo é realmente de Deus. Para ser leal a alguém você precisa estar seguro a respeito dele.

3 Sete princípios sobre lealdade
Uma questão que deve ser considerada são os rumores. Há um ditado que diz: “onde há fumaça há fogo”. Em outras palavras, há alguma verdade em todo rumor. Mas será sempre verdade? Foi verdade a respeito de Jesus?

4 Sete princípios sobre lealdade
E ali passaram a acusá-lo, dizendo: Encontramos este homem pervertendo a nossa nação, vedando pagar tributo a César e afirmando ser ele o Cristo, o Rei. Lc. 23:2

5 Sete princípios sobre lealdade
Jesus foi acusado de perverter a nação e de impedir que se pagasse imposto ao imperador. Depois ele foi acusado de enganar o povo. E havia grande murmuração a seu respeito entre as multidões. Uns diziam: Ele é bom. E outros: Não, antes, engana o povo. Jo. 7:12

6 Sete princípios sobre lealdade
A respeito de Paulo foram feitas muitas acusações. As pessoas diziam que ele era uma fonte de transgressão, uma peste, um perturbador da paz, um líder de seita e promotor de contendas. Eles até acusaram Paulo de tentar profanar o templo.

7 Sete princípios sobre lealdade
Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos, o qual também tentou profanar o templo... At. 24:5

8 Sete princípios sobre lealdade
Não era verdade nenhum dos rumores. Aqueles que queriam trabalhar com Paulo precisavam estar completamente persuadidos a respeito do caráter de Paulo. Ele era tudo isso que diziam? Era um líder de uma seita e fonte de maldade?

9 Sete princípios sobre lealdade
Se você está em um ministério você precisa ter claro em seu coração todos os fatos a respeito do ministério e de sua liderança. Sem essa persuasão não haverá lealdade. Não permaneça em um ministério se você tem muitas questões não resolvidas em sua mente.

10 Sete princípios sobre lealdade
Sempre haverá rumores a respeito do seu pastor e do ministério onde você está. No meio da crise você não poderá ficar neutro, por isso esteja completamente persuadido.

11 Sete princípios sobre lealdade
2. Sua lealdade deve ser para com a mais alta autoridade Em uma grande organização sempre haverá certo número de autoridades a quem você deve se submeter. Se a questão da lealdade surgir, sua lealdade deve ser para com a mais alta autoridade.

12 Sete princípios sobre lealdade
Em nossa igreja temos líderes de casa, discipuladores, pastores de rede, pastores de governo e pastor presidente. Se o pastor de rede começar a dizer coisas diferentes da visão da Igreja sua lealdade deve ser para com a autoridade acima dele.

13 Sete princípios sobre lealdade
Se o pastor presidente começar a fazer coisas contrárias a Cristo, você não deve segui-lo. O Apóstolo Paulo disse: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. I cor. 11:1 Paulo estava dizendo: “sigam-me somente enquanto eu estiver seguindo a Cristo. Nossa lealdade é para com a mais alta autoridade que é Cristo.

14 Sete princípios sobre lealdade
Veja o caso daquele homem que viu Absalão preso numa árvore. Joabe disse que ele deveria matar a Absalão, mas aquele homem entendia que sua lealdade era antes de tudo ao rei Davi. Joabe era autoridade, mas ele desobedeceu a Joabe para ser fiel a Davi (II Sm. 18:5-12).

15 Sete princípios sobre lealdade
3. Uma pessoa leal não esconde informação Uma pessoa leal é franca com o pastor a respeito de qualquer coisa que esteja acontecendo. Se uma pessoa sabe de algo e não avisa ela é desleal.

16 Sete princípios sobre lealdade
Existe entre nós uma atitude errada de que um discípulo de pastor de rede não pode procurar o pastor de governo para falar de problemas ministeriais. Não falar é deslealdade e se o pastor de governo impedi-lo de falar aquele pastor torna-se desleal.

17 Sete princípios sobre lealdade
Paulo somente pôde corrigir os coríntios porque os irmãos o informaram das coisas que estavam acontecendo ali. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. I Cor. 1:11 Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade... I Cor. 5:1

18 Sete princípios sobre lealdade
Falar com a liderança apropriada não é fofoca. Uma estrutura boa e saudável funciona por intermédio de pessoas fiéis e leais que informam a liderança mais alta a respeito de coisas que estão fora de ordem.

19 Sete princípios sobre lealdade
Mordecai é um exemplo de alguém que não ocultou informação e Deus o honrou por isso. Naqueles dias, estando Mordecai sentado à porta do rei, dois eunucos do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, sobremodo se indignaram e tramaram atentar contra o rei Assuero. Veio isso ao conhecimento de Mordecai, que o revelou à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome de Mordecai. Investigou-se o caso, e era fato; e ambos foram pendurados numa forca. Isso foi escrito no Livro das Crônicas, perante o rei. Et. 2:21-23

20 Sete princípios sobre lealdade
Certo dia o rei não podia dormir e começou a ler os arquivos. Ele descobriu que Mordecai havia salvo a sua vida e por isso mandou honrá-lo (Et. 6:1-11). Quando você retém informação você passa a impressão de que está de acordo com o que está acontecendo. É o que chamamos de cumplicidade.

21 Sete princípios sobre lealdade
4. A lealdade é baseada em princípios e não em emoções Nossa lealdade e compromisso deve estar baseada em princípios, não em emoções. A lealdade a Deus é quebrada quando a Palavra e seus princípios são ignorados e deixados de lado. A lealdade verdadeira é para com Deus e para com a sua Palavra.

22 Sete princípios sobre lealdade
Jônatas é um exemplo de alguém que foi leal apesar de suas emoções. Ele foi leal a Davi mesmo contra seu próprio pai. Ele percebeu que Saul estava agindo errado tentando matar a Davi que era inocente. Embora fosse emocionalmente difícil ele decidiu ajudar a Davi porque essa era a coisa certa a se fazer.

23 Sete princípios sobre lealdade
Algumas pessoas simplesmente seguem a família. Eles presumem que ser leal é concordar mesmo quando o membro da família está errado. Mas Jônatas não agiu assim. O SENHOR faça assim com Jônatas outro tanto; que se aprouver a meu pai fazer-te mal, também to farei saber, e te deixarei partir, e irás em paz; e o SENHOR seja contigo, assim como foi com meu pai.. I Sm. 20:13

24 Sete princípios sobre lealdade
Não baseie a sua lealdade em emoções, mas nos princípios eternos da Palavra de Deus. Lembre-se que toda lealdade a homens deve estar condicionada à nossa lealdade a Cristo.

25 Sete princípios sobre lealdade
5. A lealdade irá lhe custar relacionamentos e amizades Tudo na vida tem um preço. A lealdade também tem um preço. Ser leal a alguém significa que você não pode ser leal a todos. Minha lealdade a Cristo me levou a perder algumas de minhas antigas amizades.

26 Sete princípios sobre lealdade
Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg. 4:4 Não dá para ser leal ao mundo e a Cristo ao mesmo tempo. Apenas responda para si mesmo: “o amigo do diabo pode ser também amigo de Deus?” E mais: “um amigo do diabo pode ser seu amigo?”

27 Sete princípios sobre lealdade
Nunca ignore seus relacionamentos. Não existe relacionamento neutro. Jesus disse que a nossa lealdade a ele pode custar nossos relacionamentos familiares. Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lc. 14:26

28 Sete princípios sobre lealdade
Sua lealdade é revelada pelos amigos que você cultiva. Algumas amizades simplesmente se desfarão se você for fiel a Cristo, à sua Igreja e ao seu pastor. A lealdade de Jônatas a Davi lhe custou o relacionamento com o próprio pai.

29 Sete princípios sobre lealdade
Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que fez ele? Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; com isso entendeu Jônatas que, de fato, seu pai já determinara matar a Davi. I Sm 20:32-33

30 Sete princípios sobre lealdade
6. A lealdade pode lhe custar coisas físicas Quando Moisés se tornou adulto ele teve de escolher entre ser leal a Deus e ser leal a Faraó. Sua lealdade a Deus lhe custou tudo.

31 Sete princípios sobre lealdade
Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Hb. 11:24-26

32 Sete princípios sobre lealdade
7. A lealdade precisa ser consciente Você precisa analisar muitas coisas de modo a definir ser leal ou permanecer leal a alguém. Algumas questões podem ajudá-lo nessa análise:

33 Sete princípios sobre lealdade
O que os pastores estão pregando é segundo a Palavra de Deus ou é opinião humana? Os pastores caminham em transparência? Quando existe um erro na liderança a pessoa é sempre disciplinada ou há pessoas intocáveis? O pastor está edificando para si mesmo e sua família ou a igreja possui uma ordem de sucessão clara? Não dê ouvidos aos rumores, mas observe você mesmo o caráter do pastor.

34 Sete princípios sobre lealdade
A Bíblia diz que nos últimos dias muitos se apostatariam da fé atendendo a espíritos de engano. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência. I Tm. 4:2

35 Sete princípios sobre lealdade
O Senhor nos deu o seu Espírito, as Escrituras e um poder de observação para checarmos os espíritos. Julgai todas as coisas, retende o que é bom. I Ts. 5:21 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. I Jo. 4:1

36 Sete princípios sobre lealdade
Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Mt. 7:15-16

37 Sete princípios sobre lealdade
Somente podemos ser leais a aqueles que são leais a Cristo. Mas se formos desleais a uma liderança que é leal a Cristo, então estaremos sendo desleais ao próprio Cristo.


Carregar ppt "Sete princípios sobre lealdade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google