A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa 1 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •A previsão de tendências surge da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa 1 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •A previsão de tendências surge da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa 1 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •A previsão de tendências surge da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos e econômicos, que afetam a sociedade, e conseqüentemente o consumidor (a “pessoa comum”) •Lembre-se que diferentes os especialistas têm as peças de um quebra-cabeça do que está por vir. •Identificar tendências = antecipar mudanças que farão parte do cotidiano. –Representa a solidificação dos diferentes desejos individuais presentes no inconsciente coletivo » Eles devem ser fortes o suficiente para continuar avançando no mercado até tornar-se parte do mesmo. •A previsão do futuro está intimamente ligada ao estudo e compreensão do passado e do presente –Fica mais fácil entender possíveis formas de evolução de comportamentos »Ex: pílula anticoncepcional : da liberação sexual à corrida pelo poder profissional –Identificação de eventos presentes que sejam relevantes e sua análise »Ex: 11 de setembro, Orkut, etc.

2 Pesquisa 2 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Movimentação das Tendências: Tendência x Contratendência –Toda tendência dominante provoca uma contratendência: manifestação de forças no sentido oposto e/ou complementar •Desse movimento de forças 2 regras nos ajudam a prever o que será tendência: a Diacronia & a Sincronia –Diacronia •Mais geral e mais facilmente identificável •“In” x “Out” •É a alternância entre opostos ao longo do tempo. Exs: –silhueta volumosa x seca, saia curta x longa, minimalismo x ostentação •Funciona (e ajuda na previsão de tendências de moda), porém é bastante simplista. Não pode ser considerada como verdade absoluta –Em casos mais complexos: o minimalismo será substituído pelo exagero, mas que “exageros” serão os que vão se sustentar. –O consumidor irá ajudar a apontar, selecionando possíveis alternativas

3 Pesquisa 3 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Tendência x Contratendência –Diacronia & Sincronia –Sincronia •A democratização da cultura e o acesso cada vez mais rápido à informação torna possível, e cada vez mais comum, a coexistência dos contrários –“tudo ao mesmo tempo agora” •Faz com que em plena vigência de uma tendência, uma contratendência se oponha simultaneamente –Ex: em moda, isso significa maior respeito ao estilo próprio do consumidor Primavera 2000

4 Pesquisa 4 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Uma das formas mais importantes da classificação de tendências diz respeito a seu ciclo de vida •De ciclo curto: fenômenos passageiros da moda –Mas que podem fazer parte de um tendência maior ou não »Ex: saias balonês, saias rodadas, luvas, coque »Ex: coleções inspiradas em filmes ou exposições de arte •De Fundo: ciclos longos –Influenciam a sociedade por períodos mais longos de tempo –Normalmente são convergentes: identificadas em áreas correlatas »Moda x Beleza: cores, texturas, fragrâncias, etc. »Moda x Beleza x Design: cores, formas »Casa x Tecnologia: objetos multi-funções

5 Pesquisa 5 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Tão Importante quanto pesquisar tendências é saber analisar seu impacto no mercado •Exemplos de Tendências de Fundo –“Sociedade Conectada” •Numa sociedade fragmentada, o consumidor ainda precisa sentir que faz parte de um todo (de um grupo, de uma cultura, de uma sociedade...) –Ele deseja novas formas de se conectar com o mundo online e offline – demanda formas convenientes, rápidas e “trendy” (“in”) •Se por um lado ficou mais fácil se comunicar por outro.... –Jornada de trabalho ficou mais longa e as pessoas ganharam mobilidade (podem trabalhar em qualquer lugar lugar) –Sociedade 24h - frenética –Ex: intolerância à lentidão, desejo de acesso imediato a tudo

6 Pesquisa 6 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Sociedade Espiritualizada” –Interiorização & Espiritualidade »Equilíbrio para a vida agitada, criada pela tecnologia »Escapar das pressões do dia-a-dia »Ex: Consultores de Feng Shui, aulas de yoga, meditação, etc. •“Sociedade da Experiência” –Enriquecer a vida através das experiências –Trocar o ordinário (comum) pela excitação e/ou pelo luxo –Escapar da pressões do dia-a-dia –Ex: esportes radicais, viagens de sonho, etc.

7 Pesquisa 7 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Soluções para Indivíduos – Sociedade da (Auto-)Indulgência” –“Sou especial e diferente” –Demanda por customização – permite a expressão da identidade e individualidade –Exclusividade –Celebridade (eu-celebridade) •“Disponibilidade Instantânea” –Quanto mais complexa a vida, maior a demanda pela valorização do tempo livre e aproveitamento inteligente do tempo »Consumo inteligente – valorização do tempo livre, não ter a sensação de perder tempo consumindo –Concentrar (condensar) atividades do dia-a-dia, poder gastar mais tempo no que me dá mais prazer, é especial

8 Pesquisa 8 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Eu Sou o Centro do Universo” –Forte senso de individualismo –Pessoas colocam suas necessidades a frente de sua lealdade a organizações e empresas –Tecnologia incentivou e incentiva esse comportamento através da: »Customização em Massa - um produto básico é modificado para atender às necessidades de um indivíduo e ter seu valor agregado aumentado. Ex: Levi´s, Brastemp, Nike •Sociedade Informal –Predomínio da casualidade na aparência, estilo de vida e relacionamentos –Roupa casual é mais barata, o que fazer para ganhar mais? –Look de trabalho cada vez mais informal. Nos EUA. Ex: »o consumo de peças em algodão aumentou x queda em ternos e gravatas. »A venda de chinelos aumento 30% durante o boom das ponto-com.

9 Pesquisa 9 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Pagar Menos para Pagar Mais” –Opção por pagar menos por produtos e serviços indiferenciados para poder gastar mais naqueles considerados especiais –Pagar mais por produtos e serviços emocionais e emocionantes – sem deixar de lado a exigência por qualidade »Busca por uma combinação equilibrada entre design, preço e qualidade –Muitos consumidores se disporão a comprar alguns produtos inacabados ou em lojas de desconto, para poder pagar mais por seus luxos. »Ex: compro a mesa da cozinha na Etna ou Tok Stok, para comprar minha cafeteira italiana de R$10.000,00 »Ex: compro roupas da Zara e bolsa da Chanel. »Ex: tomo tubaína em casa, e Coca-Cola na balada.

10 Pesquisa 10 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •Simplicidade –Maior foco em qualidade de vida do que em ganhar e gastar dinheiro –As pessoas dão as costas à cultura Yuppie do anos 80 –“as melhores coisas da vida são gratuitas” »Ex: revista Vida Simples »Ex: trocar o emprego de advogado pelo de massoterapueta •Por Um Mundo Melhor –Cuidado com o meu ambiente, com minha comunidade, com o meu mundo »Consumo produtos responsáveis, mas não me associo a grupos ambientais –Me preocupo com minha segurança e minha privacidade »Busca pela confiança no outro, relacionamentos de confiança

11 Pesquisa 11 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •Vida no Casulo(“Cocooning”) –Medo de atentados, crimes e violência em geral aumentou a permanência das pessoas em seus casas »Muito forte nas grandes cidades –Aversão à rua, valorização do ambiente familiar »“...desde de 11 de setembro as pessoas estão ficando em casa, saboreando comida caseira, assistindo vídeos (dvds), tendo filhos e permanecendo casados.” –Internet fica mais importante –Demanda por serviços e produtos que valorizem e motivem a permanência em casa

12 Pesquisa 12 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Vale-Tudo” –A suavização e mudança dos limites e papéis pré-concebidos de acordo com identidade, idade e estrutura familiar nos leva à sensação de liberdade –Sexo e idade não são mais fatores cerceadores do comportamento »Redefinição dos conceitos de jovem x velho »Juventude eterna »Amadurecimento precoce »Inversão de papéis entre os sexos –Crianças no poder

13 Pesquisa 13 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •“Desilusão da Mulher Moderna” –Descoberta de que trabalhar fora é menos libertador do que pensavam. Ex: Tripla jornada –Muitos casais estão voltando ao “antigo modelo” »“neo-tradicionalismo”: comprometimento renovado com a estrutura familiar –Papéis femininos e masculinos passam por redefinição ( angústia enquanto não se definem claramente) »Incentivo ao consumo por parte de homens e mulheres de produtos, serviços e idéias antes destinados prioritariamente a um dos sexos. »Ex: homens na cozinha (Chef), propaganda de margarina onde o homem é o personagem central, eletrodomésticos para homens (Arno e os solteiros)

14 Pesquisa 14 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •Classificação de Tendências –Exemplos de Tendências de Fundo •Nostalgia –Num mundo cada vez mais frenético, sentimos saudade de tranqüilidade e da exclusividade –Vintage »Busca pela autenticidade –Volta a hábitos do passado, de passa-tempos ao consumo de produtos »Ex: cursos de costura, linhas de cosméticos “inspiradas na vovó”, clubes de tricô, etc.


Carregar ppt "Pesquisa 1 De onde vêm as Tendências? – Prevendo o Futuro •A previsão de tendências surge da confluência de fatores psicológicos, sociólogos, demográficos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google