A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTA."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTA

2 O propósito desta campanha é humanizar o trânsito através de uma campanha constante de Educação. Para isto, contamos com a sua colaboração voluntária, afinal, todos nós fazemos parte deste sistema para melhorarmos as condições de tráfego no canteiro de obras. Depende isto, da atitude de cada um individualmente e, também, do esforço em conjunto. A estratégia de comunicação adotada é a de incentivar um comportamento educado e responsável no trânsito para reduzir ao mínimo o transtorno à circulação de outras viaturas, não colocar em risco a própria segurança ou de terceiros e adotar um comportamento seguro no nosso trânsito. Portanto vamos nos dar as mãos e participar desta campanha que também visa preservar a sua integridade física e do bem patrimonial da empresa.

3 Conhecer e entender a sinalização de trânsito, respeitar os sinais dirigindo uma viatura qualquer ou simplesmente, caminhando com os próprios pés, é um passo definitivo para a educação no trânsito. Entendendo e respeitando as leis de trânsito, evita-se de colocar em risco o direito de ir e vir, fundamental de cada um de nós. O trânsito representa uma atividade fundamental para nossa obra, pois todos somos atingidos por seus efeitos. Sabemos que nada adianta termos um canteiro de obras sinalizado e na base da educação geral, não existir o compromisso de respeitar as regras e normas relacionadas ao trânsito.

4 O QUE É DIREÇÃO DEFENSIVA?
Direção Defensiva é dirigir com o objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas do asfalto e do tempo metereológico. Trata-se de praticar uma maneira de dirigir mais segura, que reduz a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito. POR QUE PRATICAR A DIREÇÃO DEFENSIVA? Porque, grande maioria dos acidentes que ocorreram durante o ano de 2001 foram causados por problemas de negligência, imprudência e imperícia do motorista, dos quais destacamos: dirigir sob o efeito de álcool, trafegar em velocidade inadequada, inexperiência, falta de conhecimento do motorista, falta de atenção e falha de observação. Este ano (2002) o problema ainda se repete !!!

5 Respeitar as leis de trânsito é preservar a vida !
Diz o ditado: "A sua segurança depende das suas atitudes", por isso Dirigir Defensivamente é ter no trânsito atitudes corretas, comportamento adequado, preocupar-se com a sua segurança e também com a das outras pessoas. Dirigir Defensivamente também é estar em condições físicas e psicológicas adequadas, sem sono, sem ter ingerido bebida alcoólica ou remédios que diminuam o reflexo e causem sonolência. A conservação do veículo também faz parte do programa de direção defensiva, pneus lisos, luzes com defeito ou apagadas, freios baixo e outros itens que são descritos no manual do proprietário devem sempre ser revisados e esta providência pode salvar uma vida. Obedecer as regras e normas de trânsito quanto a limites de velocidade, ultrapassagens, paradas obrigatórias, respeitar as vias preferenciais e também os pedestres são princípios básicos a serem seguidos pelo motorista defensivo. Portanto Direção Defensiva é a técnica de conduzir uma viatura de modo a reduzir a possibilidade de envolver-se ou ocasionar um acidente, mesmo em condições adversas, tais como chuva, neblina, pista derrapante, etc ou ações incorretas de outros motoristas. Respeitar as leis de trânsito é preservar a vida !

6 ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA

7

8 Para que consigamos reduzir os índices de acidentes no canteiro de obras e com isso podermos fazer a nossa parte, algumas regras devemos seguir, não importa se alguém não as está seguindo, não importa o que o outro está fazendo, o importante é cada um de nós termos consciência e darmos nossa parcela de contribuição. Devemos parar de pensar "se o "outro" faz eu também devo ou posso fazer", o "outro" um dia também se conscientizará e talvez o nosso bom exemplo contribuirá para isso. Portanto é sempre bom ter em mente as regras a seguir:

9 Nunca trafegue pelo acostamento.
Carregue sempre consigo sua credencial interna para dirigir, se não a tiver providencie junto ao STMA. Sempre sinalize com antecedência a manobra que vai fazer. Em regras de trânsito não seja exceção. Fique sempre atento às condições mecânicas da viatura, trate-a como se fosse sua. A prioridade de tráfego será sempre dos equipamentos pesados. Se estiver com sono ou indisposto, não dirija. Se dirigir viatura pesada, trafegue sempre pela direita. Nunca faça manobras bruscas, você pode capotar ou perder a direção. Sempre preste atenção nas manobras feitas por outros motoristas. Fique sempre atento nas curvas. Mantenha distância de segurança dos equipamentos e/ou viaturas que estiverem transitando à sua frente. Dirija sempre sem pressa e com a atenção voltada para o que está fazendo. Nunca se esqueça, a pressa é sua maior inimiga. Obedeça sempre os limites de velocidade sinalizados no canteiro. Se for dirigir não beba, o álcool causa sonolência e reduz seus reflexos. Lembre-se sempre, que pelo retrovisor o veículo de trás parece estar sempre mais longe, portanto cuidado nas ultrapassagens. Ao cruzar com outro veículo use sempre luz baixa. Nunca entregue o volante a alguém não habilitado. Só estacione em local permitido. Respeite sempre o pedestre. Há momentos em que você é um deles.  

10 LEMBRE-SE QUE A SUA SEGURANÇA DEPENDE DAS SUAS ATITUDES !!!!


Carregar ppt "APRESENTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google