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Companhia de Engenharia de Tráfego Luiz de Carvalho Montans Seminário: Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo.

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1 Companhia de Engenharia de Tráfego Luiz de Carvalho Montans Seminário: Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo

2 Principais problemas 80%

3 Companhia de Engenharia de Tráfego Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados Localização detalhada dos atropelamentos nas vias

4 Companhia de Engenharia de Tráfego Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados Principais causas dos acidentes com motocicletas

5 Acidentes fatais 2007/2008 Atropelamentos Atropelamentos envolvendo motocicleta Acid. com vítimas não pedestre envolvendo motocicleta Acid. com vítimas não pedestre

6 Atropelamentos fatais 2007/2008

7 Acidentes fatais envolvendo motocicletas 2007/2008 Acid. com vítimas não pedestre Atropelamentos envolvendo motocicleta

8 Plano Cruzado Nov/94 Cinto de Segurança Impl. fiscalz. velocidade Jan/98 CTB “Lei Seca” Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução anual do número de mortes no trânsito por tipo de usuário

9 Companhia de Engenharia de Tráfego Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução mensal dos valores anuais móveis do total de mortes no trânsito (mortes nos 12 últimos meses)

10 Companhia de Engenharia de Tráfego MOTOCICLETAS

11 Companhia de Engenharia de Tráfego Resumo dos acidentes com motocicletas

12 Companhia de Engenharia de Tráfego Resumo dos acidentes com motocicletas

13 Companhia de Engenharia de Tráfego Resumo dos acidentes com motocicletas

14 Companhia de Engenharia de Tráfego Resumo dos acidentes com motocicletas

15 Companhia de Engenharia de Tráfego Resumo dos acidentes com motocicletas

16 Companhia de Engenharia de Tráfego PEDESTRES

17 Companhia de Engenharia de Tráfego Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados – 2006 a 2009 Fatores humanos contribuintes para acidentes com pedestres (266 acidentes investigados)

18 Companhia de Engenharia de Tráfego VELOCIDADE

19 Companhia de Engenharia de Tráfego A questão da velocidade

20 Risco de ocorrência de acidentes em função da velocidade praticada na via Fonte: Federal Office of Road Safety, Canberra, Austrália, 1997.

21 Companhia de Engenharia de Tráfego A questão da velocidade

22 Probabilidade de lesão fatal em colisão automóvel/pedestre Ashton (1992)

23 Companhia de Engenharia de Tráfego VISÃO DE SEGURANÇA

24 Companhia de Engenharia de Tráfego Visão de Segurança

25 Companhia de Engenharia de Tráfego INFRAÇÕES MAIS AUTUADAS DE ACORDO COM A NATUREZA DAS INFRAÇÕES

26 Companhia de Engenharia de Tráfego Natureza da infração Porcentagem Rodízio 27,6 Velocidade 24,6 Estacionamento proibido 15,8 Telefone celular 7,3 Avançar semáforo 5,3 Fora da faixa destinada 3,9 Transitar na faixa exclusiva 3,0 Veículo de carga 3,0 Cinto de segurança 2,3 Outras infrações 7,2 Infrações mais autuadas de acordo com a natureza das infrações

27 Companhia de Engenharia de Tráfego Registradores Fotográficos de Velocidade – 2009 (597 equipamentos) Radar fixo (121) Radar estático (124) Barreira eletrônica (153) REFIS (127) REIFEX (47) Fixo ZMRC (25)

28 Metas Segurança

29 Resultados a serem alcançados

30 • METAS SEGURANÇA 1.Índice de mortes por veículos: • 2009 Im = 2,1 • 2010 Im = 1,9 (redução de 9%) 2.Número de mortes em acidentes de trânsito: • 2009 N = 1382 • 2010 N = 1300 (redução de 5,9%) • METAS SEGURANÇA 1.Índice de mortes por veículos: • 2009 Im = 2,1 • 2010 Im = 1,9 (redução de 9%) 2.Número de mortes em acidentes de trânsito: • 2009 N = 1382 • 2010 N = 1300 (redução de 5,9%)

31 Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução mensal dos valores anuais móveis de mortes em acidentes por GET’s

32 • Meta por área dez/10 out/09 • GET-1N = 96 (106) • GET-2N = 209 (229) • GET-3N = 328 (352) • GET-4N = 165 (176) • GET-5N = 282 (312) • GET-6N = 85 (95) • Rod. + SIN = 135 (140) • TotalN = 1300 (1410) • Meta por área dez/10 out/09 • GET-1N = 96 (106) • GET-2N = 209 (229) • GET-3N = 328 (352) • GET-4N = 165 (176) • GET-5N = 282 (312) • GET-6N = 85 (95) • Rod. + SIN = 135 (140) • TotalN = 1300 (1410)

33 Companhia de Engenharia de Tráfego AÇÕES COMPORTAMENTAIS VOLTADAS À REDUÇÃO DO ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

34 Companhia de Engenharia de Tráfego Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito

35 Companhia de Engenharia de Tráfego Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito

36 Companhia de Engenharia de Tráfego Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito

37 Companhia de Engenharia de Tráfego Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito

38 Companhia de Engenharia de Tráfego Luiz de Carvalho Montans


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