A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL
CONTRATO PEDAGÓGICO 2013(2)

2 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Professor responsável: Jorge Carlos Felz Monitora da disciplina: Liliane Oliveira (4a feira, das 14 às 17h00) da disciplina: Blog da disciplina:

3 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
TURMA A 3a feira, das 10h00 às 11h50 4a feira, das 10h00 às 11h50 TURMA B 3a feira, das 20h00 às 21h50 4a feira, das 20h00 às 21h50 NAS AULAS PRÁTICAS, AVISAREMOS 10 MINUTOS ANTES DO TÉRMINO PARA SALVAMENTO E FINALIZAÇÃO DAS TAREFAS

4 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
OBJETIVOS: Objetivos gerais: Fornecer aos alunos noções básicas de planejamento visual como fundamento para produções jornalísticas, com ênfase na produção gráfica de veículos impressos, incluindo editoração eletrônica.

5 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
OBJETIVOS: Objetivos específicos: Dominar os princípios básicos do planejamento visual; Conhecer a história e os processos evolutivos do design gráfico e da diagramação; Dominar as possibilidades técnicas formais e criativas da produção visual; Reconhecer as especificidades e conexões do design de periódicos e jornais com as demais práticas jornalísticas;

6 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
OBJETIVOS: Objetivos específicos: Compreender a natureza da relação entre representação visual e realidade; Desenvolver a capacidade de análise crítica aplicada ao planejamento de jornais e periódicos; Conhecer e dominar as técnicas e ferramentas da editoração eletrônica de jornais e periódicos.

7 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Unidade 1: Bases históricas do desenho de páginas impressas: primórdios do design de páginas; Amílcar de Castro e a reforma gráfica do Jornal do Brasil; Informatização das redações brasileiras: o caso Folha de S. Paulo.

8 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Unidade 2: fundamentos do planejamento gráfico: os sistemas de impressão: origens e matrizes; a Linguagem Visual e sua aplicação em layout: a mensagem visual; decomposição das imagens; códigos visuais; conceitos e princípios de Forma: escala, volumes, simetria, repetição, acumulação e distorção;

9 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Unidade 2: gestalt dos objetos: fundamentos teóricos da Gestalt, categorias conceituais; princípios de proximidade, alinhamento, repetição e contraste; as cores nas Artes Gráficas: seleção de cores, uso e técnica da cor, psicologia das cores; estudos de tipologia: letras e tipos, caixas, fontes, séries, categorias, contrastes.

10 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Unidade 3: produção de periódicos e revistas: a revista: colunas e resultados, estrutura física das revistas; simetria, zonas ópticas primárias e zonas mortas; variação das formas; os jornais: formatos, características técnicas e formatos, elementos gráficos, desenhos.

11 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Unidade 4: noções de editoração eletrônica: introdução à editoração eletrônica; gerenciando arquivos; visualizar e imprimir; trabalhando com documentos longos; inserindo textos e imagens; editando textos; formatação básica de textos – menus e paleta; formatação adiantada – menu e paleta; figuras e objetos.

12 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Metodologia de Ensino: Propõem-se aqui três tipos de aula: aulas expositivas, voltadas para a aprendizagem dos temas, princípios e conteúdos definidos na estrutura do programa; aulas práticas, destinadas à aplicação e uso dos conhecimentos relativos a procedimentos e técnicas; aulas de orientação e análise, onde se deverá privilegiar a discussão em torno dos aspectos criativos e conceituais implicados nas atividades de produção individual ou coletiva.

13 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: A avaliação dos alunos é baseada nos processos de aprendizagem indicados no programa e que se concretizam nas competências a adquirir. As orientações programáticas expressas são as diretrizes para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, tendo em conta os conhecimentos, competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais que habilitam o aluno para o desempenho profissional.

14 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Também é objeto de avaliação, as dimensões curriculares de caráter transversal, tais como a compreensão e expressão em língua portuguesa e a apresentação e defesa dos trabalhos realizados. As atividades de avaliação e os instrumentos utilizados serão articulados com o processo de ensino e aprendizagem.

15 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
A avaliação da disciplina compõem-se das seguintes etapas: (A) Atividades individuais ou em grupo, desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem e em sala de aula convencional; (B) duas avaliações (provas) de caráter teórico-prático, individual e que objetivam perceber o nível de compreensão e de entendimento dos conceitos básicos do design e da editoração eletrônica; (C) Desenvolvimento de projetos de: jornal mural, boletins informativos, jornais tablóides, revistas e websites;

16 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Cálculo da Nota: O cálculo da média final será feita a partir da somatória dos valores absolutos obtidos em cada avaliação. Será ainda considerada participação dos alunos em todas as atividades presenciais e não presenciais bem como a frequência mínima de 75%.

17 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Chamadas e controle de faltas: A chamada será sempre feita com 40 minutos de aula. O aluno que chegar depois, terá direito a apenas uma presença; O abono de faltas segue os procedimentos definidos pela legislação (MEC): Licença maternidade e afastamento médico; Atividades de caráter eleitoral; Serviço Militar; IMPORTANTE! Não é obrigação do professor o controle do número de faltas de cada aluno.

18 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Cálculo da Nota: A pontuação está distribuída da seguinte forma: (A) atividades desenvolvidas em sala e extraclasse (resenhas, fichamentos, exercícios práticos desenvolvidos em cada unidade, análises de produtos, ...) = 20 pontos; (B) provas teórico-práticas = 20 pontos (C) produtos & projetos (boletins, jornais e revistas) = 60 pontos

19 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Observações: Os trabalhos e avaliações serão individuais, em duplas ou em grupos de, no máximo, 4 pessoas (sob pena de redução da pontuação). Nos trabalhos em grupo, será sempre considerado o desempenho individual dos membros da equipe.

20 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Bibliografia Básica: FIDALGO, João. Diagramação com Adobe Indesign CS3. S. Paulo: Érica, 2007. FOLHA DE S. PAULO. Manual da redação. São Paulo: Publifolha, 2008. GUIMARÃES. Luciano. A cor como informação. S. Paulo: Annablume, 2000 WHITE, Jan V. Edição e design. S. Paulo: JSN, 2006 (livro base) WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer, 2a edição. S. Paulo: Callis, 2008.

21 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Bibliografia Complementar FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. S. Paulo: Edgard Blucher, 1982. GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto – sistema de leitura visual da forma. S. Paulo: Escrituras, 2000. GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia. S. Paulo: Annablume, 2003 LUPTON, Ellen. Pensar com tipos – guia para designers, escritores, editores e estudantes. S. Paulo: Cosac Naify, 2006. PEREIRA JR. Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 7 ed. rev. ampl. Brasília: Linha Gráfica, 1998.

22 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Sites e portais: CADERNOS DE TIPOGRAFIA. Disponível em: GUIA DO GRÁFICO. Disponível em: NEWSEUM. Disponível em: THE GUARDIAN GUIDE. Disponível em: TIME MAGAZINE. Disponível em:

23 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
MATERIAL DE USO INDIVIDUAL (PARA USO EM TODAS AS AULAS PRÁTICAS) 01 bloco de papel A4 tipo LAYOUT, 90 a 120 g/m2 – SEM MARGENS; 01 régua plástica de 30cm e conjunto de esquadros: 45 e 60 graus; 03 lápis para desenho – números: 6B, 2B e HB; 01 borracha branca para desenho; 01 PENDRIVE – mínimo de 1GB – uso exclusivo para a disciplina;

24 PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO
Observações finais: Favor manter celulares desligados quando em sala. Caso seja necessário, mantenha-o em modo vibracall; Computadores só devem ser ligados/ usados quando indicados pelo professor. Quando houver aula expositiva favor não ligar! Ao fim das atividades, caberá ao aluno desligar os equipamentos usados;


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google