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Retorno as aulas Conteúdo (“Plano de Ensino”) Forças FISICA II.

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Apresentação em tema: "Retorno as aulas Conteúdo (“Plano de Ensino”) Forças FISICA II."— Transcrição da apresentação:

1 Retorno as aulas Conteúdo (“Plano de Ensino”) Forças FISICA II

2 Conteúdo Programático  Forças  Leis de Newton  Forças Especiais  Trabalho e  Energia  Tipos de Energia (para Mecânica)  Conservação de Energia  Momento Linear  Impulso

3 Avaliações  Duas Avaliações  Primeira Avaliação (A1)  Prova (P1) (0-8) + IQQ1 (0-2)  IQQ1: ATPS + Relatório de Laboratório +Atividades Extras.  Segunda Avaliação (A2)  Prova (P2) (0-7) + IQQ2 (0-3)  IQQ2: ATPS + Relatório de Laboratório + Atividades Extras  Média = 0,4.A1+0,6.A2  Aprovação: Média =5.

4 Livro a ser utilizado  PLT 177 – Halliday – Resnik, Fisica I  Nos slides, as páginas do livro estarão entre parênteses, representados como abaixo TÍTULO (p.XX) Sendo p.  página XX  número correpondente da página  Os Slides NÃO serão passados. Copiem os conteúdos dos mesmos durante a aula.  Durante as aulas, caso não utilizado o Datashow, estarão entre parênteses, antes dos títulos dos tópicos.

5 Forças  O que É Força?  Realizadores de aceleração de objetos  Estudos iniciais: Newton (1642 – 1727)  Sintetizados em 3 leis básicas  1° Lei de Newton: “Lei da Inércia”  2° Lei de Newton: “Lei Geral das Forças”  3° Lei de Newton: “Lei da Ação e Reação”

6 Primeira Lei de Newton  “Se não há NENHUMA força atuando sobre o corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode acelerar”  Inércia: propriedade do corpo de permanecer no estado que se encontra  Corpos em inércia: Movimento Uniforme  Não tem ACELERAÇÃO!  Corpos com força atuando: Movimento Uniformemente Variado  Tem Aceleração!

7 Exemplo Conclusões 1)O corpo estava em Repouso (e permaneceria em repouso) 2)O corpo sofreu ação de uma força 3)O corpo acelerou e adquiriu uma velocidade 4)O corpo foi refreado pelo chão 5)O corpo terminou novamente em repouco

8 Segunda Lei de Newton  Nem sempre teremos somente UMA força atuando no corpo  Quando houver mais de uma força, a somatória delas resultará em uma FORÇA RESULTNTE Fr = m.a = ∑Fx,y,z Sendo que Fr = Força Resultante (N = Newton) m= massa (Kg) a = aceleração (m/s²)  Para obsersvar melhor essas forças, utiliza-se Diagramas de Corpo Livre

9 Diagramas de Corpo Livre (3 dimensões) X Y Z

10 Corpo em Inércia Fr = 0 Considerações sobre a Primeira e Segunda Lei de Newton

11 Terceira Lei de Newton  “Quando dois corpos interagem, as forças exercidas por um sobre o outro são sempre iguais e tem sentidos opostos”  Interação de um corpo sobre o outro  Nem todo par de forças gera uma interação  Ex.: Força Normal e Força Gravitacional

12 Normal x Gravitacional  Força Gravitacional  Força de atração de um corpo de massa menor por outro de massa maior  Observável em corpos de diferença muito grande  Aceleração varia de acordo com a posição do corpo, em média, a mesma  Força pode variar de acordo com a massa do corpo menor F=m.g

13 Diagrama de Corpo Livre - Gravitacional  Corpo em queda livre, vácuo  Fr=Fg

14 Normal x Gravitacional  Força Normal  Corpo pressiona a superfície, a superfície empurra o corpo com uma força perpendicular a superfícia.  Caso não tenha nada pressionando o corpo em uma superfície: F n =F g

15 Diagrama de Corpo Livre - Normal Normal Peso

16 Tensão  Forças de Tensão  Um corpo não-deformável ligado ao outro, de massa desprezível  Em uma extremidade, uma força de mesma intensidade, direção e em um sentido.  Noutra extremidade, uma força de mesma intensidade, direção e sentido oposto a extremidade anterior F1F1 F2F2


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