A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História da Pediatria A criança era vista como um pequeno adulto. A atenção a criança era precária, pois não existia no século XVIII uma política ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História da Pediatria A criança era vista como um pequeno adulto. A atenção a criança era precária, pois não existia no século XVIII uma política ou."— Transcrição da apresentação:

1 A História da Pediatria A criança era vista como um pequeno adulto. A atenção a criança era precária, pois não existia no século XVIII uma política ou especialidade médica voltada especificamente para o cuidado junto a criança. Não havia um vínculo forte entre mãe e filho para os seus cuidados, pois os filhos dos nobres e senhores de engenho eram amamentados por suas amas de leite (escravas negras). No século XIX, graças as reformas sanitaristas, a criança recebe alguma atenção quanto aos cuidados com a alimentação, saúde, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. No mundo outros adventos ocorrem na Idade Moderna que contribuem para o fortalecimento da saúde da criança e de técnicas novas de atendimento (exs: invenção da incubadora, pulmão de aço, avanço em técnicas cirurgicas). A vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, trouxe progresso e reformas para a nova capital, que concretizou-se, através de medidas que atenderam na melhoria da qualidade de vida da população, e no tratamento e na prevenção das doenças.

2 A História da Pediatria 1740 Recolhimento de orfaos da Santa Casa de Misericordia (educa os orfaos de legitimo matrimonio, filhos de militares que morreram em combate) Almir Madeira a exemplo de Morcovo Filho que fundou o Intistuto e Assistência à Infância de Niterói em 1914 (centro de profilaxia e terapêutica e escola de formação de pediatria) 1808 chegada da Familia Real Portuguesa ao Brasil (medicina vinculada a higiene publica e medicalizacao) incrementaram o crescimento da cidade, construcao de hospitais, prisoes, fabricas, hospicios Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do R.J. mantinha também no velho Hospital São Zacarias uma clínica pediátrica - anos depois o hospital foi demolido devido ao arrastamento do morro do Castelo. Nos anos 20, a proposta da educacao sanitaria e de higiene infantil vinculada a saude as intervencoes no comportamento das classes populares urbanas agitadas pelos movimentos sociais, crise economica e fragilidade politica. (OLIVEIRA, 1999)

3 A História da Pediatria 1918 Pro- saneamento do Brasil vinculado ao combate das endemias rurais ( Doencas de Chagas, ancilostomose e Malaria) 1850 agravamento dos problemas de saude (epidemias de febre amarela, colera e variola) 1853 enfermaria publica no morro da Gamboa- Casa de Saude Cirurgiao Antonio Jose Peixoto 1854 Fundado o Imperial Instituto de Meninos Cegos no R. J 1862 criancas orfas de pais que morreram durante as epidemias foram abrigadas no asilo anexo a um hospital 1875 asilo de menores desviados (depois Instituto Joao Alfredo atendia a menores de 12 anos) 1897 criou-se na esfera Federal o Departamento geral de Saude Publica (DGSP): vigilancia dos portos maritimos e fluviais, fiscalizariam o ensino de medicina e farmacia estudo das doencas contagiosas e organizacao da estatistica demografo- sanitarias e o auxilio aos estados Oswaldo Cruz sob a direcao da DGSP expandiu priorizando uma legislacao sanitaria (OLIVEIRA, 1999)

4 A História da Pediatria No seculo XIX a assistencia aos doentes era prestada por negros, escravos e libertos, havendo senhores que alugavam negros, homens e mulheres como praticos em enfermagem para o atendimento hospitalar e domiciliar As irmas de caridade foram contratadas pelas Santas Casas de Misericordia para a direcao dos servicos de saude tambem para trabalhos de enfermagem No seculo XIX foram criados pelo cunho social para as criancas: Assistencia voltada a crianca necessitada e abandonada, orfa ou enferma ( base na caridade crista e filantropica) 1882 inaugurada a policlinica R.J. ligada a historia da pediatria brasileira gracas a existencia de um consultorio infantil e a realizacao dos primeiros avisos sobre doencas (Carlos Arthur Morcovo de Figueiredo - criacao da “ clinica de molestia da crianca” na faculdadde de medicina brasileira, R.J. e Bahia com base no estudo da mortalidade infantil (1878) (OLIVEIRA, 1999)

5 A História da Pediatria 1852 inaugurado o Hospital Pedro II ligado a Santa Casa visando um tratamento adequado aos doentes mentais, mais tarde o hospital passou a se chamar hospital nacional dos alienados 1890 crise com a saida das enfermeiras leigas, necessitam de pessoal qualificado o que levou a cirancao da Escola Profissional Alfredo Pinto, 1921 que passou a se denominar Escola de Enfemagem Alfredo Pinto em Carlos Arthur Morcovo Filho fundou o Instituto de protecao e Assistencia a Infancia do R.J. (1901) 1910 Inaugurada a Policlinica das Criancas (Jose Carlos Rodrigues) O primeiro diretor foi o medico Fernandes Figueira que fundou a sociedade brasileira de pediatria no R. J. com uma filial em Paris (OLIVEIRA, 1999)

6 A História da Pediatria 1920 Departamento Nacional de Saude Publica (DNSP) dirigida por Carlos Chagas Implantacao da pratica da enfermagem em saude publica- missao tecnica de enfermeiras americanas – 1921 as enfermeiras chegaram ao R.J. (Sra Ethel Parsons) 1922 Escola de Enfermeiras Nacional de Saude Publica, posteriormente Escola de Enfemeiras D. Anna Nery (1926) Consultorios de higiene infantil, orientacao as maes quanto aos cuidados pre-natais, diurante e pos- parto e no cuidado com os filhos Tiveram participacao no combate a mortalidade infantil Caixas de Aponsetadoria e Pensoes (CAPs) Na decada de 30 evolucao do ensino na area de pediatria 1934 inspetoria de Higiene Infantil passou a Diretoria de Protecao a Infancia Getulio Vargas iniciou a construcao do Hospital Jesus (1935) (OLIVEIRA, 1999)

7 A História da Pediatria 1937 criado o Instituto de Puericultura cujo diretor e professor medico Joaquim Matargao Gesteira (1954) 1940 Departamento Nacional da Crianca (DNcr) subordinado ao Ministerio da Educacao e Saude (salvar a familia e proteger a crianca) 1947 no ambito da Prefeitura foram construidos tres hospitais: o Hospital Infantil : Hospital Salles Neto- 1965; 1948 Hospital Barata Ribeiro (1955) que abrigou os pacientes e funcionarios do Hospital Souza Aguiar em 1949; Ministerio da Aeronautica construcao de centro Pedagogico Nossa Senhora do Loreto, (OLIVEIRA, 1999)


Carregar ppt "A História da Pediatria A criança era vista como um pequeno adulto. A atenção a criança era precária, pois não existia no século XVIII uma política ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google