A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Apresentação e discussão dos resultados do Setor Financeiro São Paulo,21 de outubro de º Congresso Latino-Americano de Educação Financeira

2 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Patrocínio: Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009

3 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Objetivos da apresentação  Apresentar e discutir os principais resultados do Setor Financeiro na pesquisa

4 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

5 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

6 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa INDÚSTRIASERVIÇOS • Auditoria/ Consultoria (1) • Saúde (4) • Transportes (1) • Tecnologia e Computação (4) • Outros (8) COMÉRCIO VAREJISTA • Alimentos (1) • Eletrônicos (1) • Vestuário (2) FINANCEIRO • Bancos (4) • Outros (2) • Alimentos,Bebida e Fumo (2) • Automotiva (5) • Eletroeletrônica (1) • Farmacêutico, Higiene e Cosméticos (2) • Química e Petroquímica (5) • Plásticos e Borracha (1) • Siderurgia e Metalurgia (1) • Outros (2) Perfil das Organizações INFRA ESTRUTURA • Energia Elétrica (5) • Saneamento (2) Questão n° 2

7 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 VariávelClassificaçãoPercentual Setor Financeiro Tipo da Organização Privada81%67% Pública13%33% Mista6%- Origem do capital Nacional67%50% Estrangeiro26%50% Misto7%- Abrangência da atuação Nacional37 %33% Internacional63%67% Faturamento de R$ 1,2 a R$ 10,5 Milhões1,8%- de R$ 10,5 a R$ 60 Milhões14,8%- de R$ 60 Milhões a 1 Bilhão25,9%17% Acima de 1 Bilhão57,5%83% Número de Funcionários Até 991,8%- De 100 a 49920,4%- De 500 a 9997,4%- De a ,8%33% Acima de ,6%67% Perfil da Organização Questões n° 3,4,5,6 e 7

8 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

9 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 VariávelClassificação Média amostra S. F. Reforço do Conceito de Educação Corporativa AE associadas para atingir objetivos estratégicos4,64,8 AE direcionadas para obter vantagem competitiva4,54,8 AE partem do mapeamento das competências4,24,4 Revisão dos programas obedece aos ciclos de planejamento estratégico3,84,8 AE como ferramenta de disseminação da cultura4,54,6 AE refletem princípios e valores vigentes4,44,6 Orientação para Gestão AE direcionadas para melhoria da qualidade dos processos4,34,8 AE direcionadas para melhoria da qualidade da gestão4,44,8 AE direcionadas para desenvolvimento da inovação na organização3,94,4 AE direcionadas para desenvolvimento do empreendedorismo na organização 3,34,0 Desenvolvimento de competências para sustentabilidade AE direcionadas para o desenvolvimento de competências do público interno 3,6 4,8 AE direcionadas para desenvolvimento de competências do público externo 2,5 3,8 AE direcionadas para desenvolvimento de competências técnicas orientadas a sustentabilidade 3,6 4,2 AE direcionadas para desenvolvimento de competências comportamentais orientadas a sustentabilidade 3,5 4,0 Alinhamento Estratégico Questões n° 31 e 32

10 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

11 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Itaú Questão n° 57 70% presenciaisa distânciamistos 13% 17% Práticas de EaD Média Geral 48% 21% 31% Setor Financeiro

12 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa ,3 Melhoria imagem externa Setor Financeiro (+) (-) Média 2,8 3,2 4,5 4,4 4,3 3,9 4,2 3,7 2,2 2,3 4,5 4,3 (+) Melhoria imagem interna Possibilitar acesso antes inexistente Redução aplicação no horário de trabalho Aumento da flexibilidade Ganho de escala Ampliação da base geográfica Redução de custos Práticas de EaD 3,3 4,5 4,3 Questão n° 66 (+)

13 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009  10 Tecnologias mais utilizadas:  Internet  Intranet/Portal Corporativo  Forum de discussão  Video-Conferência  Tele-Conferência  CD-ROM  DVD  Correio eletrônico  Chat  Biblioteca Práticas de EaD - geral Questão n° 60 Geral  Tecnologias mais utilizadas:  TV Corporativa  Intranet/Portal Corporativo  Fórum de Discussão  Video-Conferência  Correio eletrônico  Chat  Biblioteca  Mídia impressa Setor Financeiro

14 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

15 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa ,5 Divulga e promove a educação Setor FinanceiroMédia 3,5 (=) 3,6 3,3 3,9 3,7 (-) (+) (-) Demonstra vontade de aprender Ensina Ajuda a idealizar e desenvolver programas Participa ativamente no controle e avaliação Promove o encorajamento Aponta a direção Papel dos Líderes 3 3,5 3 3,1 3, ,8 Questão n° 84 (+)

16 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Temas da Pesquisa 2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 1. Perfil das organizações 16. Tendências em EC 15. Desafios para EC 3. Estrutura dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 8. Programas Educacionais 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 12. Papel dos Líderes 9. Práticas de EAD 5. Integração com as demais Áreas 13. Comunicação 6. Modelo de Governança dos SEC’s 10. Integração com Gestão do Conhecimento 14. Investimentos e Recursos

17 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009  Utilização de LMS: 83% -> Amostra: 37%  Investimento Anual em EC no S.F. R$ ,30  Média de investimentos da amostra: R$ ,98  Média aproximada de investimentos per capita: R$ 1.586,84  Investimento Anual em EAD no S.F. R$ ,00  Média de investimentos em EAD da amostra: R$ ,68  Média aproximada de investimentos em EAD per capita: R$ 570,45 Investimentos e Recursos Questões n° 87,88,93 e 92 Orçamento do SEC com relação à folha de pagamento Abaixo de 1%26%33% Entre 1% e 3%41%17% Entre 3% e 5%15%33% Acima de 5%18%17% GeralSetor Financ.

18 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Salário do pessoal do SEC Fornecedores cursos presenciais Fornecedores cursos distância Infraestrutura a distância Bolsas de estudo Viagem / estadia Livros e material de aprendizagem Infraestrutura física Investimentos e Recursos Questão n° 89 21% 33% 8% 6% 11% 10% 3% 8% Média Geral Setor Financeiro 15% 32% 3% 18% 4% 9%

19 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009  Necessidade de promover acesso a todos os públicos  Conscientização e participação das lideranças em todo o processo da Educação Corporativa  Valorização da meritocracia como elemento crítico no desenvolvimento das pessoas  A necessidade de superar as barreiras culturais (interna e externa)  A apropriada mensuração e avaliação dos resultados obtidos  Educação Corporativa para a Sustentabilidade Desafios Questão n° 95

20 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009  Uso contínuo de tecnologia e sistemas de informação  Presença de parcerias com outras empresas, com a formação de universidades corporativas setoriais  Integração entre ações da Educação Corporativa e das demais áreas da empresa  Educação Corporativa como elemento indutor da sustentabilidade na empresa Tendências Questão n° 96

21 Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Muito Obrigada! Marisa Eboli


Carregar ppt "Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google