A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009
Apresentação e discussão dos resultados do Setor Financeiro 1º Congresso Latino-Americano de Educação Financeira São Paulo,21 de outubro de 2010

2 Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009
Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009 Patrocínio:

3 Objetivos da apresentação
Apresentar e discutir os principais resultados do Setor Financeiro na pesquisa

4 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

5 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

6 54 Perfil das Organizações 7 19 18 4 6 Questão n° 2 INFRA ESTRUTURA
COMÉRCIO VAREJISTA INDÚSTRIA SERVIÇOS FINANCEIRO Energia Elétrica (5) Saneamento (2) Alimentos,Bebida e Fumo (2) Automotiva (5) Eletroeletrônica (1) Farmacêutico, Higiene e Cosméticos (2) Química e Petroquímica (5) Plásticos e Borracha (1) Siderurgia e Metalurgia (1) Outros (2) Auditoria/ Consultoria (1) Saúde (4) Transportes (1) Tecnologia e Computação (4) Outros (8) Alimentos (1) Eletrônicos (1) Vestuário (2) Bancos (4) Outros (2) 7 19 18 4 6 54

7 Perfil da Organização Questões n° 3,4,5,6 e 7 Variável Classificação
Percentual Setor Financeiro Tipo da Organização Privada 81% 67% Pública 13% 33% Mista 6% - Origem do capital Nacional 50% Estrangeiro 26% Misto 7% Abrangência da atuação 37 % Internacional 63% Faturamento de R$ 1,2 a R$ 10,5 Milhões 1,8% de R$ 10,5 a R$ 60 Milhões 14,8% de R$ 60 Milhões a 1 Bilhão 25,9% 17% Acima de 1 Bilhão 57,5% 83% Número de Funcionários Até 99 De 100 a 499 20,4% De 500 a 999 7,4% De a 4.999 27,8% Acima de 5.000 42,6%

8 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

9 Alinhamento Estratégico
Questões n° 31 e 32 Alinhamento Estratégico Variável Classificação Média amostra S. F. Reforço do Conceito de Educação Corporativa AE associadas para atingir objetivos estratégicos 4,6 4,8 AE direcionadas para obter vantagem competitiva 4,5 AE partem do mapeamento das competências 4,2 4,4 Revisão dos programas obedece aos ciclos de planejamento estratégico 3,8 AE como ferramenta de disseminação da cultura AE refletem princípios e valores vigentes Orientação para Gestão AE direcionadas para melhoria da qualidade dos processos 4,3 AE direcionadas para melhoria da qualidade da gestão AE direcionadas para desenvolvimento da inovação na organização 3,9 AE direcionadas para desenvolvimento do empreendedorismo na organização 3,3 4,0 Desenvolvimento de competências para sustentabilidade AE direcionadas para o desenvolvimento de competências do público interno 3,6 AE direcionadas para desenvolvimento de competências do público externo 2,5 AE direcionadas para desenvolvimento de competências técnicas orientadas a sustentabilidade AE direcionadas para desenvolvimento de competências comportamentais orientadas a sustentabilidade 3,5

10 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

11 Práticas de EaD Média Geral Setor Financeiro 13% 21% 17% 48% 70% 31%
Questão n° 57 Práticas de EaD Média Geral Setor Financeiro 13% 21% 17% 48% 70% 31% Itaú presenciais a distância mistos

12 Práticas de EaD (+) (+) (+) (-) (+) (+) (+) (+) Questão n° 66 3,3
Melhoria imagem externa (+) 2,8 Melhoria imagem interna 3,3 (+) 3,2 4,2 Possibilitar acesso antes inexistente (+) 3,7 2,2 Redução aplicação no horário de trabalho 2,3 (-) 4,5 Aumento da flexibilidade 4,3 (+) 4,5 Ganho de escala 4,4 (+) 4,5 Ampliação da base geográfica 4,3 (+) 4,3 Redução de custos 3,9 (+) Setor Financeiro Média

13 Práticas de EaD - geral Geral Setor Financeiro
Questão n° 60 Práticas de EaD - geral Geral Setor Financeiro 10 Tecnologias mais utilizadas: Internet Intranet/Portal Corporativo Forum de discussão Video-Conferência Tele-Conferência CD-ROM DVD Correio eletrônico Chat Biblioteca Tecnologias mais utilizadas: TV Corporativa Intranet/Portal Corporativo Fórum de Discussão Video-Conferência Correio eletrônico Chat Biblioteca Mídia impressa

14 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

15 Papel dos Líderes (=) (-) (-) (-) (-) (+) (+) Questão n° 84 3,5
Divulga e promove a educação 3,5 (=) 3 Demonstra vontade de aprender (-) 3,5 3 Ensina 3,1 (-) 3,3 Ajuda a idealizar e desenvolver programas 3,6 (-) 3 Participa ativamente no controle e avaliação 3,3 (-) 4 Promove o encorajamento 3,9 (+) 3,8 Aponta a direção 3,7 (+) Setor Financeiro Média

16 Temas da Pesquisa 1. Perfil das organizações
2. Perfil dos Responsáveis pelos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 5. Integração com as demais Áreas 6. Modelo de Governança dos SEC’s 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 14. Investimentos e Recursos 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC

17 Orçamento do SEC com relação à folha de pagamento
Questões n° 87,88,93 e 92 Investimentos e Recursos Geral Setor Financ. Orçamento do SEC com relação à folha de pagamento Abaixo de 1% 26% 33% Entre 1% e 3% 41% 17% Entre 3% e 5% 15% 33% Acima de 5% 18% 17% Investimento Anual em EC no S.F. R$ ,30 Média de investimentos da amostra: R$ ,98 Média aproximada de investimentos per capita: R$ 1.586,84 Investimento Anual em EAD no S.F. R$ ,00 Média de investimentos em EAD da amostra: R$ ,68 Média aproximada de investimentos em EAD per capita: R$ 570,45 Utilização de LMS: 83% -> Amostra: 37%

18 Investimentos e Recursos
Questão n° 89 Investimentos e Recursos Média Geral Setor Financeiro 32% 33% 21% 15% 3% 3% 8% 9% 8% 3% 18% 10% 6% 4% 11% 18% Salário do pessoal do SEC Bolsas de estudo Fornecedores cursos presenciais Viagem / estadia Fornecedores cursos distância Livros e material de aprendizagem Infraestrutura a distância Infraestrutura física

19 Desafios Necessidade de promover acesso a todos os públicos
Questão n° 95 Desafios Necessidade de promover acesso a todos os públicos Conscientização e participação das lideranças em todo o processo da Educação Corporativa Valorização da meritocracia como elemento crítico no desenvolvimento das pessoas A necessidade de superar as barreiras culturais (interna e externa) A apropriada mensuração e avaliação dos resultados obtidos Educação Corporativa para a Sustentabilidade

20 Tendências Uso contínuo de tecnologia e sistemas de informação
Questão n° 96 Tendências Uso contínuo de tecnologia e sistemas de informação Presença de parcerias com outras empresas, com a formação de universidades corporativas setoriais Integração entre ações da Educação Corporativa e das demais áreas da empresa Educação Corporativa como elemento indutor da sustentabilidade na empresa

21 Muito Obrigada! Marisa Eboli


Carregar ppt "Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google