A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Cláudia Luz Saraiva. A História é o estudo da vida humana através do tempo: estuda tudo o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Cláudia Luz Saraiva. A História é o estudo da vida humana através do tempo: estuda tudo o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Cláudia Luz Saraiva

2 A História é o estudo da vida humana através do tempo: estuda tudo o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. Todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico. Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

3 Guardar e preservar a memória de um povo. Investiga a história e interpreta os vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo. Através de documentos e fontes históricas. Além de contar com o auxílio de outras ciências.

4 Vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo.  Escritas;  Orais;  Iconográficas;  Materiais ou imateriais;  Oficiais ou não oficiais;  Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano.  Arqueologia: estuda as culturas extintas.  Química: estuda os processos químicos, principalmente dos fósseis.  Cronologia: localização dos fatos no tempo.  Paleografia: escritos antigos em materiais leves.  Numismática: moedas.

5 Periodização Tradicional: Pré-História e História. Pré-História Do aparecimento do homem até a invenção da escrita. História: I. Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476). II. Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453). III. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789). IV. Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais. PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA: PRÉ-HISTÓRIAANTIGUIDADEID. MODERNAIDADE MÉDIAID. CONTEMPORÂNEA a. C d. C1789 d. C INVENÇÃO DA ESCRITA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE TOMADA DE CONSTANTINOPLA PELOS TURCOS REVOLUÇÃO FRANCESA

6  A História, como as outras formas de conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela produz nunca é perfeito ou acabado.  O passado histórico não deve ser apresentado de maneira única, como uma verdade absoluta, desvinculado das discussões que envolvam o presente. Patrimônio Cultural pode ser definido como um conjunto de bens culturais, antigos e novos, representativo das manifestações culturais de uma nação ou de um povo.

7 O Patrimônio Cultural de um povo abrange todas as suas manifestações culturais, não só seus artefatos, mas, também sua música, dança, cantos, representações e histórias do povo, seus usos, costumes, assim como o seu “saber”, o seus “saber fazer” e, inclusive, o meio ambiente

8 O nome da entidade oficial destinada à defesa do “Patrimônio” Nacional Brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como função promover atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.

9 Tempo: para a História o tempo seria o meio semelhante ao espaço em que se desenvolvem os acontecimentos. Para a Física, o tempo seria a medida de duração dos fenômenos, permitindo assim assinalar a sucessão dos eventos. O tempo é uma mudança contínua pela qual o presente se converte em passado. Cada povo, e em cada época, possui uma concepção diferente do tempo e História. A relação que desenvolvemos hoje com o tempo através das atividades do cotidiano, como trabalho e lazer, é diferente da relação que as pessoas mantinham com o tempo no passado, mesmo no mundo Ocidental onde vivemos.

10 Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano.

11 Como converter anos em séculos?  Se o ano terminar em 00, permanece o(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século. Exemplo: 1200=séc.XII; 300=séc.III  Se o ano não terminar em 00, acrescenta-se 1 ao(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século. Exemplo: 1756=séc.XVIII; 101=séc.II Clepsidra

12 Em história, há tempos de curta, média e longa duração. Um acontecimento de curta duração é aquele que chega imediatamente ao conhecimento das pessoas, por exemplo, um jogo de futebol, o lançamento de um livro, uma greve, a inauguração de uma obra pública. Um acontecimento de média duração não é normalmente percebido de imediato, mas é possível ser reconhecido pelos contemporâneos, isto é, pelas pessoas que viveram na mesma época. Por exemplo, hoje é comum ouvirmos falar da moda dos anos 80, da crise do Oriente Médio ou das últimas décadas.

13 Um acontecimento de longa duração só é revelado por meio do estudo histórico, por que não pode ser percebido pelos contemporâneos. Por exemplo: fatos ocorridos na Grécia Antiga ou no Antigo Egito.  TEMPO CRONOLÓGICO é o tempo medido pelo relógios ou calendários,.  TEMPO HISTÓRICO que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas


Carregar ppt "Professora: Cláudia Luz Saraiva. A História é o estudo da vida humana através do tempo: estuda tudo o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google