A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS EMPRESAS Curso : Engenharia Mecatrônica Disciplina : Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS EMPRESAS Curso : Engenharia Mecatrônica Disciplina : Administração."— Transcrição da apresentação:

1 AS EMPRESAS Curso : Engenharia Mecatrônica Disciplina : Administração

2 Introdução •As empresas apresentam uma enorme diversidade e uma incrível complexidade –Diferentes tamanhos e estruturas –Diferentes tecnologias –Bens e serviços dos mais variados tipos –Vendidos e distribuídos de maneira diferente –Diversos tipos de mercado –Operam em diferentes ambientes –Modificam-se no tempo e espaço –Estratégias e comportamentos diferentes –Resultados diferentes

3 •A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações •Organização é o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas Empresas como organizações

4 •Conjugação de esforços para atingir objetivos que sozinho não teria condições de atingir •Existem três razões que explicam a existência das organizações: –Razões sociais (relacionamento como outras pessoas) –Razões materiais (aumento de habilidade, compressão do tempo e acumulação de conhecimento) –Efeito sinergético (2+2 = 5) Empresas como organizações

5 •Na medida em que uma organização é bem sucedida, atinge seus objetivos, ela tende a ampliá-los •Objetivos organizacionais: estão geralmente colocados fora das organizações, no ambiente em que estão inseridas (sociedade envolve e condiciona o seu comportamento) Empresas como organizações

6 •Um dos principais objetivos organizacionais: produzir algo necessário para a sociedade •Sociedade aceita o que é produzido porque tem necessidade a serem satisfeitas •Organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos”. Empresas como organizações

7 •Um dos principais objetivos organizacionais: produzir algo necessário para a sociedade •Sociedade aceita o que é produzido porque tem necessidade a serem satisfeitas •Organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos”. Empresas como organizações

8 •Organização: organismo social vivo e sujeito a mudanças •Organizações podem perseguir objetivos lucrativos ou não lucrativos •Empresa: é todo o empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não humanos no sentido de alcançar objetivos de auto- sustentação e de lucratividade pela produção e comercialização de bens ou de serviços Empresas como organizações

9 •As empresas: –Produzem bens e serviços –Empregam pessoas –Utilizam tecnologias –Requerem recursos –Necessitam de administração Características das empresas

10 •O que faz as empresas serem diferentes das demais organizações: – São orientadas para o lucro – Assumem riscos (envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços). –São dirigidas por uma filosofia de negócio (mercados, custos, preços, concorrência, governo, etc) –São avaliadas sob um ponto de vista contábil –Devem ser reconhecidas como negócios pelas demais organizações e pelas agências governamentais –Constituem propriedade privada Características das empresas

11 As empresas como sistemas abertos

12

13 •Toda organização foi criada para atender a alguma finalidade: oferecer um produto ou um serviço à sociedade •A missão representa essa finalidade ou incumbência •A missão significa a própria razão de ser e de existir da organização e qual é o seu papel na sociedade Missão Organização

14 •Missão não é definitiva e nem estática •Sofre mudança ao longo da existência da organização •Envolve os objetivos essenciais do negócio •Cada organização tem sua missão específica e da qual decorrem os seus objetivos organizacionais principais Missão Organização

15 •Visão serve para mirar o futuro que se deseja alcançar •É a imagem que a organização define a respeito de seu futuro, ou seja, do que ela pretende ser •Muitas empresas colocam a visão como projeto do que elas gostariam de ser dentro de um determinado período de tempo (algo ao redor de 5 anos) Visão Organizacional

16 •Desta maneira, visão organizacional indica quais os objetivos a serem alcançados para orientar os seus membros quanto ao futuro que a organização pretende transformar a realidade •O conceito de visão remete necessariamente ao conceito de objetivos organizacionais Visão Organizacional

17 SIEMENS “Por meio de nossa rede global de inovação e forte presença local, reunimos e desenvolvemos competências e conhecimento, dentro de uma organização de alta performance, objetivando gerar o mais elevado nível de valor agregado para nossos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade ” Missão Organização

18 SIEMENS “Siemens – a pioneira em –eficiência energética –produtividade industrial –acessibilidade e personalização dos cuidados com a saúde –soluções inteligentes de infraestrutura” Visão Organização

19 SCHNEIDER ELECTRIC “A missão da Schneider Electric é ajudar as pessoas a fazerem o máximo de sua energia, tornando-a segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável para gerar negócios lucrativos aos nossos clientes” Missão Organização

20 SCHNEIDER ELECTRIC “Um mundo onde possamos realizar mais, enquanto utilizamos menos dos recursos de nosso planeta” Visão Organização

21 MICROSOFT “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial” Missão Organização

22 MICROSOFT “Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo” Visão Organização

23 SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA (ALBERT EINSTEIN) “Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social” Visão Organização

24 SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA (ALBERT EINSTEIN) “Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira” Missão Organização

25 FUMEP “É promover a educação, a produção e a disseminação do saber, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, com a democracia e com cidadania, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercer, em sua plenitude, as atividades profissionais e de relacionamento social ” Missão Organização

26 FUMEP “A instituição de cursos de pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão universitária. Visa também à intensificação de intercâmbios com universidades e outras entidades culturais, científicas e empresariais, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras” Visão Organização

27 •Um objetivo da empresa é uma situação desejada que ela pretende alcançar •São importantes porque as organizações existem para uma finalidade definida e estabelecida por ela •São alvos ou fins que o administrador deseja atingir •Devem ser específicos, desafiadores e realísticos •Devem ser expressos de forma quantitativa e associados a um horizonte de tempo •Deve ser aceitável para os administradores e funcionários Os objetivos das empresas

28 •Objetivos estratégicos –São afirmações amplas que descrevem onde as organizações desejam estar no futuro –Abrangem a organização como um todo –Também chamado de objetivos gerais, alvos finais ou resultados finais –Definem as etapas de ação pelas quais a organização pretende atingir os objetivos estratégicos Os objetivos das empresas

29 •Objetivos estratégicos –Segundo Peter Drucker, devem estar direcionados para oito áreas diferentes •Permanência no mercado •Inovação •Produtividade •Recursos financeiros e materiais •Lucratividade •Desenvolvimento e desempenho administrativo •Atitude dos funcionários •Responsabilidade pública Os objetivos das empresas

30 •Objetivos táticos –Também chamados de metas –Definem os resultados que a maioria dos departamentos ou unidades de negócio da organização pretende alcançar –Referem-se à administração média (gerência) –Descrevem o que as principais subunidades devem fazer para que a organização alcance seus objetivos globais –Auxiliam a execução dos principais planos estratégicos e realizar uma parte específica da estratégia da empresa Os objetivos das empresas

31 •Objetivos operacionais –Definem resultados específicos dos setores, grupos de trabalho e indivíduos –São desenvolvidos nos níveis mais baixos da organização, para especificar as etapas de ação em relação aos objetivos operacionais a ser alcançados e para apoiar o planos táticos Os objetivos das empresas

32 A Birosca Automação Industrial é uma empresa integradora de sistemas, dedicada ao fornecimento de produtos para Automação Industrial, Controle de Processos e desenvolvimento de software. Fornece serviços e soluções para segmentos industriais diversificados, desde os mais simples, até os mais complexos. A Birosca Automação Industrial conta, em seus projetos, com a excelência técnica de sua equipe e recursos, fornecendo sistemas seguros, com qualidade e baixo custo. A característica mais marcante da empresa é a sua alta capacidade de identificar as necessidades dos clientes e de seus processos industriais. A Birosca Automação Industrial possui uma estrutura ágil e flexível, capaz de oferecer soluções rápidas, criativas e de baixo custo para diversos segmentos industriais. Entretanto, a busca por novas tecnologias não é fácil. Envolve uma completa atualização das tendências de mercado, treinamento de pessoal, análise custo-benefício vista sob o foco do cliente e, finalmente, auto crítica. EXERCÍCIO

33 Com base no texto anterior, defina a Missão, a Visão e os Objetivos Estratégicos da empresa Birosca Automação Industrial EXERCÍCIO

34 Bibliografia •Administração: Teoria, Processos e Prática. Idalberto Chiavenato. Ed. Makron Books. 3a Edição •Introdução à Administração. Anna Maris Pereira

35 OBRIGADO !!!!


Carregar ppt "AS EMPRESAS Curso : Engenharia Mecatrônica Disciplina : Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google