A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente • Impulsão e Lei de Arquimedes. Filipa Vicente A impulsão é uma força que contraria o peso, é por isso que os corpos parecem mais leves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente • Impulsão e Lei de Arquimedes. Filipa Vicente A impulsão é uma força que contraria o peso, é por isso que os corpos parecem mais leves."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente • Impulsão e Lei de Arquimedes

2 Filipa Vicente A impulsão é uma força que contraria o peso, é por isso que os corpos parecem mais leves na água. Arquimedes - descobriu que os corpos mergulhados em líquidos ficam sujeitos a uma força de baixo para cima, designada por impulsão Por que razão quando mergulhamos qualquer corpo na água, temos a sensação que ele se torna mais leve?

3 Filipa Vicente Impulsão = Peso real – Peso aparente I = 2 N -1,8 N I = 0,2 N A impulsão é uma força com direcção vertical e o sentido de baixo para cima Como se calcula a impulsão de um corpo, na água? 1º Mede-se o peso do corpo (no ar) Peso real 2º Mede-se o peso de um corpo (na água) Peso aparente

4 Filipa Vicente A intensidade da impulsão é igual ao peso do volume de líquido deslocado. Lei de Arquimedes Impulsão = Peso do volume de líquido deslocado Arquimedes comparou a impulsão com o peso do líquido deslocado e concluiu que:

5 Filipa Vicente AP6 - Vamos verificar a Lei de Arquimedes. Tarefa página 62 Objectivo: Esta actividade pretende verificar a Lei de Arquimedes Relatório AP6

6 Filipa Vicente Quer os líquidos quer os gases exercem impulsão sobre os corpos que neles se encontram A impulsão nos líquidos é muito maior do que nos gases, é por isso que os corpos pesam menos na água.

7

8

9 No mar (A) a impulsão é maior No rio (B) a impulsão é menor A água salgada é mais densa do que a água doce, logo no mar a quantidade de água deslocada é mais pesada, por isso a impulsão é maior. Revisões 7º Ano

10 Filipa Vicente A impulsão depende: •d•do volume do líquido deslocado (volume imerso dos corpos). •d•da densidade do fluido (líquido ou gás) em que os corpos se encontram. Maior volume imerso do corpo Maior impulsão Maior densidade do fluido Maior impulsão

11 Filipa Vicente Pag 75 P = ? N m = 20 g=0,020Kg g = 9,8 m/s 2 P = m x g P = 0,020 x 9,8 P = 0,196 N R. O peso da maçã é 0,196N. A maçã flutua na água porque o seu peso é equilibrado pela impulsão exercida pela água. O peso do volume de água deslocado (impulsão) pela maçã é 0,196 N, pois a impulsão e o peso da maçã são iguais.

12 Filipa Vicente Revisões 7º Ano

13 Filipa Vicente O que é a densidade ou massa volúmica de uma substância? massa volume Massa volúmica ou densidade

14 Filipa Vicente

15 O que é a densidade ou massa volúmica de uma substância? (água a 4ºC) = 1g/cm 3 Significa que cada cm 3 de água tem de massa 1g.

16 Filipa Vicente

17 n FIM sair


Carregar ppt "Filipa Vicente • Impulsão e Lei de Arquimedes. Filipa Vicente A impulsão é uma força que contraria o peso, é por isso que os corpos parecem mais leves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google