A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente www.juventudepelomeioambiente.org.br Guia de Participação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente www.juventudepelomeioambiente.org.br Guia de Participação."— Transcrição da apresentação:

1 Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente Guia de Participação

2 O Que É o Mês da Mobilização É uma Iniciativa do Grupo de Trabalho Interministerial de Juventude e Meio Ambiente, composto pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional de Juventude. Em parceria com a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente. O Mês da Mobilização da Juventude Pelo Meio Ambiente é Uma estratégia, em âmbito nacional, para o envolvimento de jovens no fortalecimento e na construção coletiva do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente a partir de ações e debates locais. ?

3 De Onde Surgiu Essa Iniciativa Desde 2003 os Movimentos de Juventude e Meio Ambiente vem ganhando força em todo o Brasil. A pauta socioambiental está cada vez mais presente nos movimentos e organizações Juvenis assim como as pautas das juventudes se inserem cada vez mais nos movimentos e organizações ambientalistas. Hoje existem cerca de 150 Coletivos Jovens de Meio Ambiente em todo o Brasil, a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, e uma intensa mobilização dos movimentos estudantis e organizações de base em torno das juventudes pelo meio ambiente. A I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude em 2008, traz em suas deliberações a prioridade da criação da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, proposta aprovada também entre as Deliberações da III Conferência nacional de Meio Ambiente. A Secretaria Nacional de Juventude, então, inicia a criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Juventude e Meio Ambiente junto aos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e abre a discussão à participação de toda a sociedade por meio do Mês da Mobilização. ?

4 Por Que Participar Há 51 milhões de jovens entre 15 a 29 anos no país, quase 1/3 da população brasileira na faixa dos 15 aos 17, apenas 48% estão matriculados no ensino médio. Nesta faixa etária, 18% estão fora das escolas e o percentual de evasão eleva-se a 66% na faixa dos 18 a 24 anos*. As principais causas para tais números, no caso dos meninos é o trabalho, e no das meninas é a gravidez na adolescência. O percentual de jovens matriculado no ensino superior cai drasticamente para 13% entre os jovens de 18 a 24 anos*. O desemprego atinge 46% do total de jovens entre 15 anos e 29 anos e 50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira*. 31% dos jovens de 15 a 29 anos apresentam renda domiciliar per capita inferior a meio salário mínimo, dado agravado para as mulheres e também para os negros - estes representam 70% dos jovens pobres*. * Pesquisa Juventude IPEA, ?

5 Por Que Participar O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas aponta 2030 como prazo para a estabilização da emissão de gases de efeito estufa e 2050 para sua redução, caso contrário as mudanças climáticas, além de irreversíveis se tornarão mais violentas. Os efeitos dos impactos ambientais causados pela ação humana afetam 325 milhões de pessoas por ano e geram cerca de 315 mil mortes. A estimativa é que em 20 anos o número de afetados atinja marca superior a 10% da população mundial. Até 2030 estima-se o gasto de 340 bilhões de dólares por ano para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, dos mais catastróficos aos mais sutis. 20% a 30% das espécies de seres vivos do planeta serão totalmente extintas até 2050 se a taxa de aquecimento não for reduzida. ?

6 Por Que Participar Os prazos apontam a juventude atual como geração estratégica para o enfrentamento e Crise Socioambiental Global. Desenvolvendo e optando por formas de produção, consumo e aprendizagem adequadas aos novos paradigmas da integração total das sociedades humanas com seus ambientes finitos. As Juventudes atuais enfrentam um desafio muito diferente e de outras proporções das demais gerações: a necessidade de uma profunda revolução nos modelos sociais, transformando valores, olhares e sua própria forma de habitar o mundo. Ao mesmo tempo é a parte da população que apresenta os maiores índices de vulnerabilidade social, demandando condições básicas de desenvolvimento. ?

7 Por Que Participar É necessário que as Ações Estruturantes para as Juventudes, sejam também pedagógicas, e que os processos de Aprendizagem sejam Estruturantes, gerando novas possibilidades de formação, participação, trabalho e fruição cultural mais sustentáveis e condizentes com este novo paradigma. Essa á a proposta do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente Consolidando uma Estratégia Intergeracional para a Construção de Sociedades Sustentáveis*. *Saiba mais estudando o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e a Responsabilidade Global. ?

8 Como Participar 1. Inscreva-se no portal, para registrar suas atividades, compartilhar experiências e enviar seus produtos. 2. Mobilize seus amigos, organização, coletivos, familiares, instituições de ensino, para discutir as diretrizes do Programa. 3. Não fique só na conversa, veja o Instrumental de Mobilização para ajudar a organizar atividades. 4. Veja as perguntas orientadoras e o texto base para ajudar nas discussões. 5. Preencha e envie a ficha de retorno de acordo com os produtos que obtiveram. 6. Acompanhe as atividades de outros grupos e alimente a rede de informações. Se não tem acesso fácil à internet, entre em contato conosco e solicite os materiais de mobilização e Fichas de Retorno. Vale encontros de todos os tamanhos, o mais importante é a qualidade da conversa. Mostre que um outro mundo possível não está só no que fazemos mas no como fazemos as coisas, veja como facilitar conversas participativas, organizar mutirões, saraus, festivais... Pode passar por todas as perguntas ou se aprofundar nas etapas que o grupo achar mais adequado. Além das propostas e sugestões, vale também, poesias, desenhos, artigos... o que a criatividade mandar. Além das diretrizes do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, o Mês da Mobilização terá como produto um Mapa das ações Jovens brasileiros pelo Meio Ambiente, não fique de fora! ?

9 Contatos Coordenação Geral de Educação Ambiental Ministério da Educação tel Agenda 21 e Juventude Ministério do Meio Ambiente tel Secretaria Nacional de Juventude tel


Carregar ppt "Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente www.juventudepelomeioambiente.org.br Guia de Participação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google