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INTERVENÇÃO EM EQUIPES ESPORTIVAS: O PAPEL DA PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "INTERVENÇÃO EM EQUIPES ESPORTIVAS: O PAPEL DA PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTERVENÇÃO EM EQUIPES ESPORTIVAS: O PAPEL DA PSICOLOGIA
Prof. Dra. LENAMAR FIORESE VIEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR PRÓ-ESPORTE

2 Psicologia do Esporte “ Os professores de Educação Física e treinadores esportivos estudam disciplinas de psicologia que estão a mil milhas do que necessitam, por que não há psicólogos preparados para a área, é evidente que não existem bons professores para a disciplina. E então, qualquer um começa a falar o que acredita e a ensinar o que entende de Psicologia do Esporte”. Casal (2007)

3 Profissionais da Saúde
Psicologia do Esporte (APA – divisão 47) Psicologia Educação Física Profissão – Psicólogo Lei /08/1962 Profissão Lei /09/1998 C.F.P. Lei 5.766/71 60-Ps. CONFEF Lei 9.696/1998 CREF´s Psicólogo – 0 – 74 (CBO) Psicólogo do Esporte (17/10/92) 2241 CBO Profissionais da Saúde Grade Curricular OPCIONAL Grade Curricular OBRIGATÓRIA

4 Psicologia no Esporte e Psicologia do Esporte
características do esporte dosagem de cargas sistemas de treinamento Conhecer o esporte exigências psicológicas de treinamento e competição

5 Correlação da Psicologia do Esporte
Ciências do Esporte Psicologia Psicologia do Esporte Prática esportiva VIEIRA et al. (2010) Psicologia do Esporte: Uma área emergente da Psicologia. Revista Psicologia em Estudo 16 (2).

6 Critérios Básicos para ser um Psicólogo Esportivo (APA e APC, 1981)
Doutorado, graduação em Psicologia ou área relacionada, como a Educação Física com uma formação psicológica especializada que cumpra os requisitos para ser membro de uma associação de Psicologia Esportiva; Ter pelo menos três anos de experiência esportiva, treinador ou expert na aplicação de princípios psicológicos no esporte; Cartas de referências de instituições reconhecidas que habilitem o solicitando dentro de uma perspectiva da Psicologia do Esporte; Uma entrevista pessoal com uma comissão de avaliação de posse dos três requisitos anteriores.

7 CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PESQUISA INTERVENÇÃO

8 Treinamento extensivo em particular contextos
Psicologia Clínica do Esporte Trata de atletas com transtornos emocionais Especialidades na Psicologia do Esporte Formação em Psicologia Treinamento extensivo em ciências do esporte, estuda a psicologia do movimento humano, em particular contextos esportivos. Psicologia Educacional do Esporte Não são psicólogos licenciados

9 Especialidades na Psicologia do Esporte Psicologia Ensino Educacional
Estuda a psicologia do movimento humano; Habilidades de concentração; Controle da ativação; Controle do stress; Controle da ansiedade; Desenvolvimento da autoconfiança; Aperfeiçoamento da comunicação; Análise de dinâmica psicossociais; Técnicas de motivação. Especialidades na Psicologia do Esporte Psicologia Educacional do Esporte Ensino Pesquisa

10 XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE 2004 (CURITIBA)
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE (SÃO PAULO) 2004 2006 VIEIRA et al. (2010) Psicologia do Esporte: Uma área emergente da Psicologia. Revista Psicologia em Estudo 16 (2).

11 Detectar e tratar indivíduos com transtornos emocionais;
Psicologia Clínica do Esporte Ensino Pesquisa Intervenção Especialidades na Psicologia do Esporte Detectar e tratar indivíduos com transtornos emocionais; Fazer Psicodiagnósticos; Praticar intervenções clínicas, individuais e de grupos.

12 TEMAS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS BRASILEITOS DE PSICOLOGIA DO ESPORTE 2004 e 2006.
TEMAS 2004 % TEMAS 2006 1 Trabalho psicológico (intervenção) 20,00 Ativação, estresse e ansiedade 12,50 2 Motivação e auto estima 12,94 Motivação e auto-estima 7,50 3 Coesão de grupo e liderança 10,59 6,25 4 9,41 5 Personalidade 5,88 Autoconfiança, concentração e memória 5,00 6 Preparação emocional 5.88 7 Estado de humor 2,35 Comportamentos adictivos e patológicos 8 Atividade física e saúde 9 1,18 Agressividade 3,75 10 Qualidade de vida 11 12 Outros Temas 27,06 36,25 VIEIRA et al. (2010) Psicologia do Esporte: Uma área emergente da Psicologia. Revista Psicologia em Estudo 16 (2).

13 Estrutura da Intervenção
Contato Inicial Levantamento de Necessidades Programa de Intervenção Avaliação dos Resultados VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Etapas do processo de intervenção psicológica em equipes de voleibol de alto rendimento. Coleção Psicologia do Esporte, Vol. 4.

14 Estrutura da Intervenção
Contato Inicial Avaliação Psicodiagnóstica Estrutura da Intervenção Avaliação dos Resultados

15 Estrutura da Intervenção
1- Apresentação do Psicólogo à Equipe 4 – Estabelecimento do Rapport. 2 - O psicólogo deve comparecer a todas as reuniões da comissão técnica, sessões de treino, jogos e competições. 5 – Conhecer a equipe, os atletas, as rotinas e o programa de periodização. 3 - O psicólogo deve informar sobre o que consiste o trabalho de suporte psicológico no esporte.

16 Estrutura da Intervenção
Contato Inicial Levantamento de Necessidades Programa de Intervenção Avaliação dos Resultados

17 Estrutura da Intervenção
Entrevistas; Testes Psicométricos; Observações Sistemáticas; Reuniões da Comissão Técnica; Fornecimento de Feedback.

18 Principais Testes em Psicologia Psicologia/Psiquiatria
Psicologia do Esporte EPI Eysenck- Personalidade SCAT (Martens, 1990) - Ansiedade IFP – Personalidade CSAI-2- (Martens, 1990) - Ansiedade MMPI- Personalidade IAAB - Agressividade no esporte (Bredemeier, 1985) EAT-26 Transtorno alimentar Escala de liderança no esporte (Chelladurai, 1993) BSQ- Imagem corporal (Cooper et al., 1987) QMDA- Motivação(Serpa et al., 1992) Inventários Beck – Ansiedade/depressão Ambiente de grupo (Carron et. al. 1998) Auto conceito – (Tamayo,1981) POMS - Humor (Peluso, 2003) SF-36 – Percepção de saúde ACSI-28 – Estratégias de Coping (Palmeira e Serpa,2003) Percepção de competência (Harter,1985) Motivos para prática do esporte (Gill et al. 1993) Sociometria SMS – Motivação Esportiva (Pelletier et al., 1995)

19 Principais Testes em Psicologia
IFP – Inventário Fatorial de Personalidade VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Treinador : Elemento essencial da dinâmica de intervenção psicológica de uma equipe de futsal. Coleção Psicologia do Esporte Vol. 5.

20 Principais Testes em Psicologia
Sociometria VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Treinador : Elemento essencial da dinâmica de intervenção psicológica de uma equipe de futsal. Coleção Psicologia do Esporte Vol. 5.

21 Principais Testes em Psicologia
SMS – Escala de Motivação para o Esporte (Pelletier et al, 1995) VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2008) Intervenção com equipe de futsal.

22 Principais Testes em Psicologia
LSS – Escala de Liderança no Esporte (Chelladurai, 1993) VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Treinador : Elemento essencial da dinâmica de intervenção psicológica de uma equipe de futsal. Coleção Psicologia do Esporte Vol. 5.

23 Estrutura da Intervenção
Contato Inicial Levantamento de Necessidades Programa de Intervenção Avaliação dos Resultados

24 Estrutura da Intervenção
CRONOGRAMA ESTRATÉGIAS DINÂMICAS Sessões Individuais Sessões de Grupo Reuniões Periódicas com a Comissão Técnica Dinâmicas de Grupo Técnicas Cognitivas Comportamentais Intervenções Pedagógicas Aconselhamento Psicológico Definição de Objetivos e Metas Dinâmica de Apresentação Dinâmica das Qualidades Dinâmica da Caneta X Garrafa Dinâmica do Instinto de Competição Atleta nota 10 Dinâmica “Quem sou EU” Monólogo Interno Dinâmica das Qualidades do Outro Técnica de Relaxamento de Jacobson Dinâmica sobre Feedback Dinâmica “Quem é ELE” VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Etapas do processo de intervenção psicológica em equipes de voleibol de alto rendimento. Coleção Psicologia do Esporte, Vol. 4.

25 Estrutura da Intervenção
Modelo de Carron e Spink (1993) Fatores Atividades desenvolvidas no trabalho de intervenção Processos do grupo Interação e comunicação Sacrifícios individuais Dinâmicas de comunicação. Auto-reflexão e percepção do outro. Objetivos individuais e do grupo. Ambiente do grupo Distinção Sociometria e dinâmica de Estrutura do grupo Normas da equipe Posições individuais Reuniões entre comissão técnica e atletas. Sessão de aconselhamento individual com os atletas. VIEIRA; VISSOCI; OLIVEIRA (2010) Treinador : Elemento essencial da dinâmica de intervenção psicológica de uma equipe de futsal. Coleção Psicologia do Esporte Vol. 5.

26 Estrutura da Intervenção
Contato Inicial Levantamento de Necessidades Programa de Intervenção Avaliação dos Resultados

27 Estrutura da Intervenção
Avaliação dos Resultados Realizada periodicamente; Proporciona feedback sobre o andamento da intervenção; Direciona o trabalho para a demanda do atleta (individual ou grupal).

28 Estrutura da Intervenção POMS – Escala de Estados de Humor
VIEIRA et al (2008) Estado de humor e desempenho motor: Um estudo com atletas de voleibol de alto rendimento. Rev Bras Cineantropom. Desempenho Hum, 10(1):

29 Periodização da Intervenção Psicológica
Meses 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fases do Treino Preparatória Competitiva Ch. Trans. Subfases Geral Específica Pré-Comp. Competições Oficiais Mental/ Psicológico Aval. de Hab. Estabelecimento de objetivos Treino Mental - Ativação Hab. Mentais para adversários específicos Descan. ativo Aprend. de Visualização - Imaginação Pensamento Positivo Manutenção do estresse Recuper. de Novas Habs. Manutenção de Energia Foco em Objetivos Relaxamento - Planejamento - Treino Mental Estresse Relaxamento  Simul. e Enfrentamento Motivação - Pens. Positivo - Otimismo Estrutura da Contato Inicial Intervenção Levantamento de Necessidades Psicológica Programa de Intervenção Avaliação dos Resultados

30 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

31 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

32 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

33 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

34 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

35 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

36 O PAPEL DA PSICOLOGIA Inserir nos cursos de psicologia, a psicologia do esporte (opcional); O Psicólogo que atua no esporte: Melhorar o seu conhecimento sobre esporte; Melhorar a sua capacidade de comunicação (utilizar a linguagem adequada); Ter especialização em treinamento esportivo; Adequar o trabalho psicológico a periodização do treinamento da equipe ou do atleta.

37 Profa. Dra. Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá-PR
Universidade Estadual de Maringá-PR PRÓ-ESPORTE OBRIGADO


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