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Fatores Contribuintes de Acidentes Quanto Custa a Segurança? Freios ABS e “air-bags” custam menos que ar-condicionado, mas são pouco procurados pelos consumidores.

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1 Fatores Contribuintes de Acidentes Quanto Custa a Segurança? Freios ABS e “air-bags” custam menos que ar-condicionado, mas são pouco procurados pelos consumidores. ESP 27/07/03 Estatísticas de Acidentes Annhanguera-Bandeirantes AutoBAn maio/junho 2003

2 Estatísticas de Acidentes Fatality Analysis Reporting System (FARS) - NHTSA

3 Estatísticas de Acidentes DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito Número de acidentes por veículos BR: 6,3 USA: 1,9

4 Área de contato com o solo = Impronta = footprint Otimização da performance no molhado

5 Influência dos sulcos dos pneus na aderência - grip JATMA -2004

6 Sand Patch Test : MACROTEXTURE Standard: ASTM E

7 Sumaré Test Track British Pendulum

8 Brake test Prova de Frenagem 60km/h - molhado 60km/h - seco

9 Provas de Frenagem e Ruído Interno Texture: Smooth x Coarse

10 Coeficiente de atrito das borrachas As borrachas apresentam um comportamento particular quanto ao atrito por deslizamento (D. F. Moore, A. Schallamach, A. Gent, K. A. Grosch) Causas:  Baixo módulo elástico  Adesão na interface (van der Vaals)  Histerese (deformação cíclica) Atrito das borrachas = adesão + histerese

11 B. J. Persson: “ O coeficiente de atrito das borrachas é função da histerese que por sua vez é excitada pela aspereza do pavimento” Coeficiente de atrito em função da histerese O coeficiente de atrito das borrachas depende de condições operacionais: temperatura, velocidade de escorregamento, e pressão de contato

12 Rubber friction as function of hysteresis ABS Braking

13 Modelo à Elementos Finitos Modelo de Pneu

14 Calculado Experimental Modelo de pneu: Pressão de contato

15 Laser equipment to measure vibrations Campinas University - UNICAMP Tire Vibration

16 Universidade de Campinas - UNICAMP Modelo de Pneu Resultados Experimentais Modos de Vibrar

17 Universidade de Campinas - UNICAMP Modelo de Pneu Resultados Experimentais Modos de Vibrar

18 Modelo de Veículo Os resultados experimentais confirmam a simulação! Manobra de dupla mudança de pista - 80 km/h Simulações tipo Multicorpos (MBS)

19 Pirelli Wheel-on-Asphalt Disk Wear machine Traction and Noise

20 Fatores que influenciam o Rolling resistance Tipo de pavimento:

21 Fatores que influenciam o Rolling resistance Tipo de pavimento: L.W. DeRaad, ‘‘The Influence of Road Surface Texture on Tire Rolling Resistance,’’ Society of Automotive Engineers, Special Publication P-74, Tire Rolling Losses and Fuel Economy—An R&D Planning Workshop, 1977.

22 Noise test for the different pavements Asphalt characterization: grip / noise / wear

23 Noise test for the different pavements Brake distance dry braking wet braking

24 Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? safety Noise Wear RR

25 Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? safety Noise Wear RR


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