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Fatores Contribuintes de Acidentes

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Apresentação em tema: "Fatores Contribuintes de Acidentes"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Contribuintes de Acidentes
Estatísticas de Acidentes Annhanguera-Bandeirantes AutoBAn maio/junho 2003 Quanto Custa a Segurança? Freios ABS e “air-bags” custam menos que ar-condicionado, mas são pouco procurados pelos consumidores. ESP 27/07/03

2 37.795 Estatísticas de Acidentes
Fatality Analysis Reporting System (FARS) - NHTSA

3 Estatísticas de Acidentes
20.039 Número de acidentes por veículos BR: 6,3 USA: 1,9 DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito

4 Área de contato com o solo = Impronta = footprint
Otimização da performance no molhado

5 Influência dos sulcos dos pneus na aderência - grip
JATMA -2004

6 Sand Patch Test : MACROTEXTURE
Standard: ASTM E

7 Sumaré Test Track British Pendulum

8 Brake test 60km/h - seco 60km/h - molhado Prova de Frenagem

9 Texture: Smooth x Coarse
Provas de Frenagem e Ruído Interno

10 Coeficiente de atrito das borrachas
As borrachas apresentam um comportamento particular quanto ao atrito por deslizamento (D. F. Moore, A. Schallamach, A. Gent, K. A. Grosch) Causas: Baixo módulo elástico Adesão na interface (van der Vaals) Histerese (deformação cíclica) Atrito das borrachas = adesão + histerese

11 Coeficiente de atrito em função da histerese
O coeficiente de atrito das borrachas depende de condições operacionais: temperatura, velocidade de escorregamento, e pressão de contato B. J. Persson: “O coeficiente de atrito das borrachas é função da histerese que por sua vez é excitada pela aspereza do pavimento”

12 Rubber friction as function of hysteresis
ABS Braking

13 Modelo à Elementos Finitos
Modelo de Pneu Modelo à Elementos Finitos

14 Modelo de pneu: Pressão de contato
Experimental Calculado

15 Campinas University - UNICAMP Laser equipment to measure vibrations
Tire Vibration

16 Universidade de Campinas - UNICAMP Resultados Experimentais
Modelo de Pneu Modos de Vibrar Resultados Experimentais

17 Universidade de Campinas - UNICAMP Resultados Experimentais
Modelo de Pneu Modos de Vibrar Resultados Experimentais

18 Simulações tipo Multicorpos (MBS)
Manobra de dupla mudança de pista - 80 km/h Modelo de Veículo Os resultados experimentais confirmam a simulação!

19 Pirelli Wheel-on-Asphalt Disk Wear machine
Traction and Noise

20 Fatores que influenciam o Rolling resistance
Tipo de pavimento:

21 Fatores que influenciam o Rolling resistance
Tipo de pavimento: L.W. DeRaad, ‘‘The Influence of Road Surface Texture on Tire Rolling Resistance,’’ Society of Automotive Engineers, Special Publication P-74, Tire Rolling Losses and Fuel Economy—An R&D Planning Workshop, 1977.

22 Asphalt characterization: grip / noise / wear
Noise test for the different pavements

23 Asphalt characterization: grip / noise / wear
Noise test for the different pavements dry braking Brake distance wet braking

24 Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento
How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? safety Noise Wear RR

25 Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento
How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? Noise Wear RR safety


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