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Fatores Contribuintes de Acidentes
Estatísticas de Acidentes Annhanguera-Bandeirantes AutoBAn maio/junho 2003 Quanto Custa a Segurança? Freios ABS e “air-bags” custam menos que ar-condicionado, mas são pouco procurados pelos consumidores. ESP 27/07/03
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37.795 Estatísticas de Acidentes
Fatality Analysis Reporting System (FARS) - NHTSA
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Estatísticas de Acidentes
20.039 Número de acidentes por veículos BR: 6,3 USA: 1,9 DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito
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Área de contato com o solo = Impronta = footprint
Otimização da performance no molhado
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Influência dos sulcos dos pneus na aderência - grip
JATMA -2004
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Sand Patch Test : MACROTEXTURE
Standard: ASTM E
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Sumaré Test Track British Pendulum
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Brake test 60km/h - seco 60km/h - molhado Prova de Frenagem
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Texture: Smooth x Coarse
Provas de Frenagem e Ruído Interno
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Coeficiente de atrito das borrachas
As borrachas apresentam um comportamento particular quanto ao atrito por deslizamento (D. F. Moore, A. Schallamach, A. Gent, K. A. Grosch) Causas: Baixo módulo elástico Adesão na interface (van der Vaals) Histerese (deformação cíclica) Atrito das borrachas = adesão + histerese
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Coeficiente de atrito em função da histerese
O coeficiente de atrito das borrachas depende de condições operacionais: temperatura, velocidade de escorregamento, e pressão de contato B. J. Persson: “O coeficiente de atrito das borrachas é função da histerese que por sua vez é excitada pela aspereza do pavimento”
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Rubber friction as function of hysteresis
ABS Braking
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Modelo à Elementos Finitos
Modelo de Pneu Modelo à Elementos Finitos
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Modelo de pneu: Pressão de contato
Experimental Calculado
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Campinas University - UNICAMP Laser equipment to measure vibrations
Tire Vibration
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Universidade de Campinas - UNICAMP Resultados Experimentais
Modelo de Pneu Modos de Vibrar Resultados Experimentais
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Universidade de Campinas - UNICAMP Resultados Experimentais
Modelo de Pneu Modos de Vibrar Resultados Experimentais
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Simulações tipo Multicorpos (MBS)
Manobra de dupla mudança de pista - 80 km/h Modelo de Veículo Os resultados experimentais confirmam a simulação!
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Pirelli Wheel-on-Asphalt Disk Wear machine
Traction and Noise
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Fatores que influenciam o Rolling resistance
Tipo de pavimento:
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Fatores que influenciam o Rolling resistance
Tipo de pavimento: L.W. DeRaad, ‘‘The Influence of Road Surface Texture on Tire Rolling Resistance,’’ Society of Automotive Engineers, Special Publication P-74, Tire Rolling Losses and Fuel Economy—An R&D Planning Workshop, 1977.
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Asphalt characterization: grip / noise / wear
Noise test for the different pavements
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Asphalt characterization: grip / noise / wear
Noise test for the different pavements dry braking Brake distance wet braking
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Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento
How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? safety Noise Wear RR
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Grupo de trabalho sobre interação Pneu-Pavimento
How can this multidisciplinary group work together to improve simultaneously safety, comfort and durability ??? Noise Wear RR safety
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