A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Presidente Antônio Carlos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Presidente Antônio Carlos"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Presidente Antônio Carlos
UNIPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos Cultura de Leguminosas Manejo e Conservação do Solo Adubação Fixação Biológica de N Profª Fernanda Basso

2 Manejo e Conservação do Solo
Sistema de manejo  conjunto de operações que contribuem para a manutenção ou melhoria da qualidade do solo  condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas.

3 Manejo e Conservação do Solo
Preparo do solo  operação importante. Convencional: aração e gradagens leves  excessivo nº de operações. Causa: Compactação da camada superficial; Erosão (declividade acentuada); Monocultivo + preparo convencional: Degradação dos solos; Queda da produtividade  camadas compactadas; perda da camada fértil; assoreamento dos cursos d’ água; surgimento e desenvolvimento de pragas.

4 Manejo e Conservação do Solo
Sistema de Plantio Direto Não revolvimento do solo Rotação de culturas Palhada Manejo inadequado Camadas compactadas Redução da porosidade total Proliferação de pragas

5 Textura Tamanho de partículas que compõe o solo:
Fração grosseira (é comum em solos pouco desenvolvido); Areia; Silte; Argila. Incorporação de MO  melhora a textura do solo Compõe a fração terra fina  presentes em todos solos

6 Estrutura Arranjo das partículas  agregados do solo. Influencia :
Fluxo de água no perfil; Aeração Densidade do solo; Importância: Absorção e movimentação da água no solo; Aeração; Penetração de raízes; Facilidade de cultivo; Erosão.

7 Porosidade Espaços ocupados pelos líquidos e gases em relação a massa do solo. Macroporos Permitem > aeração, > permeabilidade e evaporação mais rápida da água do solo. Microporos Responsável pela retenção da umidade no solo.

8 Porosidade

9 Profundidade Solos rasos apresentam problemas.
Os solos devem ter uma profundidade suficiente para que possam ser explorados pelas raízes.

10 Topografia Em declives muito acentuados  solos geralmente são rasos e apresentam pedregosidade. Locais planos  solos são mais profundos e desenvolvidos. Topografia  influência no processo de erosão e a possibilidade de mecanização.

11 Conservação dos solos Sistema de plantio direto  benefícios que resultam na conservação dos solos e das águas. Reduzem erosão; Reduzem o nº de operações com máquinas; Redução dos custos de implantação das lavouras; Redução na sensibilidade das culturas a períodos de estiagem; Aproveitamento dos recursos e insumos.

12 Rotação de culturas ≠ Sucessão Alternar diferentes culturas em um mesmo local a cada ano. Benefícios Diversidade de espécies  diversifica a renda da propriedade rural; Maximiza a utilização de mão-de-obra e máquinas agrícolas ; Melhora a fertilidade do solo; Controle de pragas.

13 Sistema plantio direto  aumenta o teor de MO nos solos.

14 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Disponibilidade dos nutrientes no solo  diretamente relacionado com o pH do solo.

15 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Macronutrientes N (NO3 e NH4+) Na planta  Ptn, aa, nucleotídeos, purinas Fontes: MO, fertilizantes N e FBN. P (H2PO4) Essencial nos processos de armazenamento e fornecimento de En (ATP). Fontes: SS, superfosfato triplo.

16 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Macronutrientes K (K+) Atua na ativação enzimática e regula a abertura e fechamento dos estômatos e na regulação osmótica dos tecidos. Fontes: Sulfatos e Cloretos de K. Ca (Ca2+) Benéfico na germinação do grão de pólen e no crescimento do tubo polínico, ativa enzimas relacionadas ao metabolismo do P e atua na manutenção da integridade da membrana. Ca  efeito na FBN.

17 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Macronutrientes Mg (Mg 2+) Ativador de enzimas relacionadas a síntese de CHO e Ac. Nucléicos. Átomo central da molécula de clorofila  fundamental nos processos da fotossíntese. FBN  aumento da atividade fotossintética  aumento de CHO que vão para os nódulos. S (SO42-) Na planta  Cistina, metionina, cisteína, proteína, glicosídeos e vitaminas. Componentes de enzimas e coenzimas  participa do metabolismo de CHO e lipidios. Fontes  Gesso agricola, SS eformulações de N-P-K.

18 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Micronutrientes B (H3BO3) Estrutura primária da parede celular e ao funcionamento das membranas celulares. Necessário a elongação e divisão celular, papel importante no transporte e metabolismo de CHO. Co (Co2+) Essencial na FBN  faz parte da estrutura de vitaminas B12  necessária a síntese de leghemoglobina que determina a atividade dos nódulos. Fontes: Cloreto, Sulfatos e Nitrato de Co.

19 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Micronutrientes Cu (Cu2+) Atua como ativador de enzimas  participa do transporte eletrônico terminal da respiração e fotossíntese. Fe (Fe2+) Fe  encontra-se no cloroplastos (75%). Participa das funções enzimáticas catalizadas pela catalase, peroxidase, nitrogenase, leghemoglobina e ferredoxina. Relacionado a FBN.

20 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Micronutrientes Mn (Mn2+) Disponibilidade é dependente do pH do solo. Aumento do pH pela calagem  diminui o teor disponível do nutriente. Atua como ativador de enzimas, participa da fotolise da água e da formação da clorofila. Mo (MoO42-) Necessário à FBN. Aumento do pH  aumenta a disponibilidade.

21 Nutrição Mineral e Fertilidade do solo
Micronutrientes Zn (Zn 2+) Disponibilidade é dependente do pH do solo. Aumento do pH pela calagem  diminui o teor disponível do nutriente. Atua como ativador de enzimas, precursor do ácido indol acético (AIA). Cl (Cl-) Atua na fotólise da água, transporte de elétron e participa das reações da fotossínte

22 Adubação Depende da exigência da cultura e das características químicas e físicas do solo. Manutenção da fertilidade de uma área deve ser determinada com base: Análise das folhas; Análise do solo; Histórico da área.

23 Adubação N Reduz a nodulação e a eficiência da FBN  não incrementa a produtividade de grãos. N adicionado  desvia produtos da fotossíntese que iriam para os nódulos para outras partes da planta (produção de mais proteína).

24 FBN – Bradyrhizobium N do ar constitui 80% do gás atmosférico;
Possui uma forte ligação entre os átomos de N  quebrada por algumas bactérias. Bactérias da Família  Rhizobiaceae Gêneros: Rhizobium (crescimento rápido) e Bradyrhizobium (crescimento lento).

25 Nodulação

26 Nodulação

27 Nodulação

28 Nodulação Primeiros nódulos são visíveis a partir de 10 a 15 dias após a emergência das plântulas (V1 e V2). Durante o ciclo da soja ocorre uma constante formação e renovação dos nódulos  ponto máximo  Floração plena (R2). Declínio da nodulação  a partir do enchimento dos grãos. Declínio na atividade da nitrogenase  surgimento de nódulos de cor verde.

29 Nodulação Nódulos na região do colo da raiz principal  inoculação.
Nódulos nas raízes secundárias  nodulação tardia  cepas já estavam no solo. Nódulos pequenos e com interior esbranquiçado  deficiências nutricionais.

30 Fixação do N

31 Nutrientes utilizados Mg, Fe e Mo.
Fixação do N Nutrientes utilizados Mg, Fe e Mo.

32 Eficiência da FBN Depende:
Fatores abióticos: Altas temperaturas e estresse hídrico. Interação ambiente/planta: capacidade da FBN das cultivares de soja e fatores nutricionais (excesso de acidez do solo com presença de Al e Mn; deficiência de P, K, Ca e Mg e micronutrientes – Mo e Co).

33 Eficiência da FBN > população de células na semente  cresce o nº de nódulos no sistema radicular da planta  aumentando a eficiência da FBN e o N fixado. Fatores que influenciam na população de células: Quantidade e qualidade dos inoculantes; Cuidados na inoculação; Distribuição uniforme do inoculante nas sementes; Aderência dos inoculantes na semente; Aplicação de fungicidas e micronutrientes. Fundamentais ao sucesso da FBN.

34 Inoculantes – Qualidade e Quantidade
Solos nacionais nunca cultivados com leguminosas  necessidade de inoculação. Adquirir inoculantes recomendados pela pesquisa e registrados no MAPA. Não adquirir e não usar inoculante com prazo de validade vencido. Certificar o armazenamento em condições satisfatórias. Transportar e conservar o inoculante em lugar fresco e bem arejado. Quantidade minima: células/ semente. Quantidade máxima: células/ semente.

35 Reinoculação Possibilita a renovação qualitativa da população de rizóbios no solo. Bactérias provenientes da inoculação das sementes que sobrevivem no solo se naturalizam e tornam-se mais rústicas  perdendo a efetividade na fixação simbiótica de N.

36 Inoculação Via Semente
Fazer a inoculação  deixar secar à sombra  semear no mesmo dia (principalmente se a semente for tratada com fungicidas e micronutrientes)  manter a semente inoculada protegida do sol e calor excessivo. Homogeneização das sementes pode ser feita em maquinas próprias; tambor giratório; evitar o aquecimento em demasia no deposito na semeadora (altas temperaturas reduzem o nº de bactérias viáveis).

37 Inoculação no sulco de semeadura
Aspersão no sulco de semeadura. Dose do inoculante deve ser, no mínimo, 6 vezes superior a indicada para semente. Volume líquido não deve ser inferior a 50 L/ha. Vantagem de reduzir os efeitos tóxicos do tratamento de sementes com fungicidas e da aplicação de micronutrientes nas sementes sobre a bactéria.

38 Tratamento de semente e inoculação
Fungicidas indicados no tratamento de sementes reduz a nodulação  FBN. Evitar o tratamento com fungicidas  desde que as sementes possuam alta qualidade fisiológica e sanitária e o solo apresente boa disponibilidade hídrica e temperatura adequada para germinação e emergência das plântulas. Se não  tratar somente com fungicidas menos tóxicos. Tratamento com fungicidas  preceder a inoculação  boa cobertura do tegumento da semente pelo filme de fungicida e < contato com o inoculante.

39 Micronutrientes Mo e Co  fundamentais no processo de FBN.
Aplicação dos micronutrientes  via foliar para interferir menos da FBN.


Carregar ppt "Faculdade Presidente Antônio Carlos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google