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1 TÉCNICAS DE ENSINO. 2 Conceitos básicos Método : caminho para se chegar a um determinado lugar. Didaticamente é caminho para alcançar objetivos estabelecidos.

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1 1 TÉCNICAS DE ENSINO

2 2 Conceitos básicos Método : caminho para se chegar a um determinado lugar. Didaticamente é caminho para alcançar objetivos estabelecidos no planejamento. Técnica: conjunto de processos de uma arte ou fabricação.Como fazer algo. Método indica caminho. Técnica como percorre-lo. 1

3 3 Métodos e Técnicas Tradicionais Exigem um comportamento passivo do aluno. Métodos e Técnicas Novos. Consideram o desenvolvimento natural do aluno e a necessidade de aprendizado ativo,participante e de descobertas. DINÂMICA Significa força,energia,ação. Meios para dar dinamismo. Dinâmica de Grupo Se ocupa do estudo da conduta dos grupos como um todo, e das variações da conduta individual de seus membros. 2

4 4 Métodos e técnicas de ensino A escolha é orientada pelos princípios da aprendizagem e devem considerar vários fatores Que métodos e técnicas utilizar? Objetivos Assunto e tipo aprendizagem Tempo disponível Condições físicas Tipo de aluno Experiência didática do orientador Escolha métodos e técnicas ensino 3

5 5 Caracterização das técnicas de Ensino Técnicas Individualizadas. Técnicas Socializadas. Técnicas sócio-individualizadas Valor da Técnica Depende:  daquele que a emprega.  dos objetivos a alcançar.  do tipo de pessoas a que se destina.  do conteúdo a ser tratado.  do momento em que a técnica será aplicada. 4

6 6 COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO. 1.Conheça bem a técnica a ser aplicada. 2.Comece dando uma definição da técnica. 3.Apresente os objetivos e os resultados esperados. 4.Enumere as etapas da aplicação da técnica. 5.Estabeleça os papéis dos participantes dos grupos. 6.Apresente, exponha e ou distribua o material que será utilizado. 5

7 7 7. Divida os grupos conforme as orientações da técnica. 8. Explique o tipo de trabalho que os grupos deverão realizar. 9. Finalmente, solicite que formem os grupos de trabalho. 10. Acompanhe os trabalhos dos grupos orientando e direcionando as discussões. Não permita que os alunos se movimentem antes do final das explicações. COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO 6

8 8 •Favorece o debate e a crítica. • Favorece a participação de alunos que, muitas vezes, não o fazem no grupo maior. • Desenvolve habilidades de síntese, coordenação, colaboração, análise, aceitação de opiniões divergentes e autodisciplina. Trabalhos em Grupos Por que utilizar: 7

9 9 •Para executar uma tarefa específica. •Quando se deseja aprofundar determinado tema. •Para resolução de casos e problemas. •Para leitura e análise de textos. •Quando se deseja maior participação e envolvimento dos alunos. Quando utilizar : 8

10 10 Organização da sala: conforme a interação que se queira entre o grupo e o monitor. O monitor deve variar seu lugar no círculo. Segurança: os membros do grupo têm que se sentir seguros e não terem medo de contribuir. Expectativas e regras gerais: informar aos alunos o que se espera deles. Estratégias básicas para aumentar a participação dos alunos no grupo: Trabalhando com o Grande Grupo 9

11 11 • Toda atividade de grupo deve ser seguida de discussão no grupo maior. •Os integrantes devem assumir papéis específicos: coordenador, secretário e relator. Trabalhando com pequenos grupos. Os grupos devem possuir entre 3 e 5 integrantes. Organização dos grupos e do trabalho. Coordenador: Adequar o tempo disponível; evitar que se fuja do assunto; permitir que todos participem. Secretário: Relator: Responsável pelas apresentações das discussões, ao grande grupo Tomar nota das principais idéias e dúvidas surgidas para subsidiar o relator. 11

12 12 Qualquer técnica só terá êxito nas mãos daquele que a utiliza com entusiasmo e espontaneidade. 12


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