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TÉCNICAS DE ENSINO.

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE ENSINO."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE ENSINO

2 Método : caminho para se chegar a um determinado lugar.
Didaticamente é caminho para alcançar objetivos estabelecidos no planejamento. Conceitos básicos Técnica: conjunto de processos de uma arte ou fabricação.Como fazer algo. Método indica caminho . Técnica como percorre-lo. 1

3 Métodos e Técnicas Novos.
Tradicionais Exigem um comportamento passivo do aluno. Consideram o desenvolvimento natural do aluno e a necessidade de aprendizado ativo,participante e de descobertas. Métodos e Técnicas Novos. Significa força,energia,ação. Meios para dar dinamismo. DINÂMICA Dinâmica de Grupo Se ocupa do estudo da conduta dos grupos como um todo, e das variações da conduta individual de seus membros. 2

4 Métodos e técnicas de ensino
A escolha é orientada pelos princípios da aprendizagem e devem considerar vários fatores Métodos e técnicas de ensino Objetivos Assunto e tipo aprendizagem Tipo de aluno Que métodos e técnicas utilizar? Escolha métodos e técnicas ensino Tempo disponível Experiência didática do orientador Condições físicas 3

5 Técnicas Individualizadas. Técnicas Socializadas .
Técnicas sócio-individualizadas Caracterização das técnicas de Ensino Depende: daquele que a emprega. dos objetivos a alcançar. do tipo de pessoas a que se destina. do conteúdo a ser tratado. do momento em que a técnica será aplicada. Valor da Técnica 4

6 COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO.
Conheça bem a técnica a ser aplicada. Comece dando uma definição da técnica. Apresente os objetivos e os resultados esperados. Enumere as etapas da aplicação da técnica. Estabeleça os papéis dos participantes dos grupos. Apresente, exponha e ou distribua o material que será utilizado. COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO. 5

7 COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO
7. Divida os grupos conforme as orientações da técnica. 8. Explique o tipo de trabalho que os grupos deverão realizar. COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE ENSINO 9. Finalmente, solicite que formem os grupos de trabalho. 10. Acompanhe os trabalhos dos grupos orientando e direcionando as discussões. Não permita que os alunos se movimentem antes do final das explicações. 6

8 Favorece o debate e a crítica.
Favorece a participação de alunos que, muitas vezes, não o fazem no grupo maior. Desenvolve habilidades de síntese, coordenação, colaboração, análise, aceitação de opiniões divergentes e autodisciplina. Trabalhos em Grupos Por que utilizar: 7

9 Para executar uma tarefa específica.
Quando se deseja aprofundar determinado tema. Para resolução de casos e problemas. Para leitura e análise de textos. Quando se deseja maior participação e envolvimento dos alunos. Quando utilizar: 8

10 Trabalhando com o Grande Grupo
Trabalhando com o Grande Grupo Organização da sala: conforme a interação que se queira entre o grupo e o monitor. O monitor deve variar seu lugar no círculo. Expectativas e regras gerais: informar aos alunos o que se espera deles. Estratégias básicas para aumentar a participação dos alunos no grupo: Os “falantes” sentados perto do professor às vezes sentem-se inibidos, e quem senta em oposição ao professor faz contribuições mais facilmente se encorajado a faze-lo. A distância entre os alunos e o professor, bem como os móveis, pode influenciar a interação. Os estudantes muitas vezes não sabem o que se espera deles no grupo, por isso é importante discutir as expectativas do professor e deles, de forma a se obter um contrato informal. Devem ser permitidas quaisquer perguntas e encorajada a colocação de idéias, mesmo que estas possam não estar corretas. Se um estudante fizer uma observação importante, ou adotar uma abordagem criativa a um problema, o professor deve mencioná-lo, deixar claro o que é esperado dos estudantes e propor perguntas ou tarefas que estejam dentro da capacidade do grupo, ou dos recursos. O professor também deve ser hábil no sentido de evitar que a conversa degenere para discussões superficiais ou inócuas. Segurança: os membros do grupo têm que se sentir seguros e não terem medo de contribuir. 9

11 Trabalhando com pequenos grupos.
Toda atividade de grupo deve ser seguida de discussão no grupo maior . Os integrantes devem assumir papéis específicos: coordenador, secretário e relator. Os grupos devem possuir entre 3 e 5 integrantes. Trabalhando com pequenos grupos. Organização dos grupos e do trabalho. Adequar o tempo disponível; evitar que se fuja do assunto; permitir que todos participem. Coordenador: Tomar nota das principais idéias e dúvidas surgidas para subsidiar o relator. Secretário: A discussão em grupos jamais pode substituir o papel ativo do professor em auxiliar o aluno na introdução e compreensão dos principais conceitos que o tema envolve.     ·      O professor deve estipular um tempo para a discussão em grupos pequenos e para a discussão plenária (no grupo grande) Relator: Responsável pelas apresentações das discussões, ao grande grupo 11

12 Qualquer técnica só terá êxito nas mãos daquele que a utiliza com entusiasmo e espontaneidade.
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