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Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade

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Apresentação em tema: "Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade
Jonas Mendes Constante Chen Yen-Tsang

2 Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=_bjwNvRdoj8
ure=PlayList&p=E09F23ADF067F77C&index=28 e=fvst

3 Artigos lidos HART, S.L.; Beyond Greening: Strategies for a Sustainable World. HBR, Vol. 75, nº 1; jan-feb 1997, pp KLEINDORFER, P.R.; SINGHAL, K.; WASSENHOVE, L.N.V.; Sustainable Operations Management. Production and Operations Management, Vol.14, nº 4, 2005, pp LINTON, J.D.; KLASSEN, R.; JAYARAMAN, V.; Sustainable Supply Chains: An Introduction. Journal of Operations Management, Vol. 25, 2007, pp PORTER, M.E.; LINDE, C.; Green and competitive: Ending the Stalemate. HBR, 1995

4 Beyond Greening Autor: Stuart L. Hart – HBR – JAN - 1997
O modelo de crescimento econômico atual é insustentável. O assunto é tratado desde 1960 e sofreu ao longo das décadas ciclos de interesse. Desenvolvimento econômico versus impacto ambiental Segundo o autor: empresas são as únicas organizações com recursos, tecnologias, abrangência global e motivações para fazer acontecer a sustentabilidade mundial. Oportunidades de receita e crescimento no mercado da sustentabilidade. Impacto negativo x impacto zero x impacto positivo.

5 Três economias co-existem.
Mercado 1 bilhão de pessoas. Consome 75% dos recursos. Ex. Footprint EUA. Níveis de emissão relativamente baixos. Subsistência Devastada pela economia de mercado. 3 bilhões de pessoas. Causam forte pressão ambiental para poder sobreviver. Natureza Recursos naturais renováveis e não-renováveis Suporta as outras duas economias. Pressão por recursos renováveis.

6 Economia da Sobrevivência
Africanos, Indianos e Chineses que vivem em zona rural. Adultos e crianças gastam de 4-6 horas por dia procurando madeira e 4-6 horas por semana buscando e carregando água. Maior parte do crescimento mundial para as próximas décadas (90%) previsto para estes locais. Ciclo vicioso de escassez e pobreza. Causam desmatamentos, erosões do solo, inundações. Migração para cidades. Na China 120 milhões andam de cidade em cidade sem terra e emprego. No mundo 500 milhões.

7 A custa de quem? Economias desenvolvidas Consumo exorbitante
Busca os recursos nos vizinhos Os fornecedores de produto acabado = Economias em desenvolvimento Economias baseadas em produtos de menor valor agregado. Poluição e outros problemas ambientais Os fornecedores de matéria-prima = Economia de subsistência Obras como estradas, viadutos, operações em minas financiadas por bancos internacionais. Benefícios políticos para as elites destes locais.

8 Desafios para a sustentabilidade
Poluição Esgotamento Pobreza Economias Desenvolvidas Gases com efeito estufa Gases tóxicos Escassez de materiais Reuso e reciclagem insuficiente Desemprego urbano e principalmente nas classes minoritárias Emissões industriais. Água contaminada Saneamento básico Super utilização de recursos renováveis. Super uso de água para irrigação Migração urbana Falta de trabalhadores qualificados Desigualdade social Economias emergentes Queima de madeira e esterco. Falta de saneamento Destruição do ecossistema em razão do desenvolvimento Desmatamento Perda de solo Inundações Crescimento populacional ALTO Baixo status da mulher Desorganização Economia de subsistência

9 EB= Impacto do Homem no Ambiente
EB = P x C x T onde: EB Consumo Poluição Tecnologia

10 Design de produtos e ciclo de vida Tecnologias Limpas
O que precisamos? Prevenção da poluição Design de produtos e ciclo de vida Tecnologias Limpas

11 RoadMap para a sustentabilidade
Tecnologia Limpa Visão Sustentável Prevenção da Poluição Manejo dos produtos Amanhã Hoje Interno Externo

12 Estratégias de negócios sustentáveis
Economia de mercado Economia de Subsistência Economia da Natureza Desenvolvimento de produtos e tecnologias limpas Menor consumo de energia Redução da poluição Acesso ao conhecimento para regiões mais pobres Assegura o uso sustentável da economia da natureza Melhorar e incentivar os negócios baseados em comunidades Reabastecimento de recursos esgotados

13 Visão tradicional COMO FUGIR DO PARADIGMA E DA MENTALIDADE ESTATICA???
Sustentabilidade Meio ambiente Competitividade Produtividade COMO FUGIR DO PARADIGMA E DA MENTALIDADE ESTATICA???

14 O que fazer com esta pizza??

15 Problema = oportunidade Poluição = ineficiencia
Nova visão Problema = oportunidade Poluição = ineficiencia Onde estão o ouro escondidos na cadeia e processo?

16 Focar no resultado e nao na tecnologia
Macro ambiente Regulamentação Recursos Operação Inovação Focar no resultado e nao na tecnologia Regular o mais possivel do consumidor final com praticidade e encorajar o upstream a encontra soluções inovadoras Encorajar a industria a participar de criação de padrões. Desnvolver habilidade e capacidade tecnica nos reguladores Harmonizar e convergir a regulamentação com áreas associadas  visão holística

17 Como se manifesta a inovação?? Inovacão de processo
Aprendizagem externa Desenvolvimento de processos e maquinários proprietários Desempenho operacional Aprendizagem externa Regulamentação Como se manifesta a inovação?? Inovacão de processo Inovação de produto Regulamentação boa x ruim Analogia  Diversos exemplos na F1 Impacto da regulamentação no comportamento  como gestores conseguem perceber oportunidades nesta mudança de paradigma? E como gestores conseguem competir de forma a evitar denigrir o ambiente?

18 Qual o caminho para isso?

19 E a nossa área? Como evoluiu?
Triple bottom line (3BL)  Profit, People, Planet Novas praticas operacionais, processos  green product, lean and green operations, closed loop supply chain management

20 Mapeamento de oportunidades

21 Produco e processo verde G.O verde e exuto
Oportunidades Produco e processo verde G.O verde e exuto Remanufatura e logística fechada

22 O aumento do consumo com a velocidade de inovações tem aumentado em muito os descartes dos consumidores finais. COMPUTADORES nos EUA 600 milhões de computadores vendidos em 2005, 150 milhões descartados AUTOMÓVEIS nos EUA Frota de 190 milhões, 10 milhões descartados PRODUÇÃO de PLÁSTICO nos EUA 6 milhões de toneladas em 1960, 120 milhões de toneladas em 2000 NOVOS PRODUTOS nos EUA em 1970, em 1994 RECICLAGEM no BRASIL 194mil toneladas de Garrafas PET recicladas, 139mil toneladas de latas de alumínio recicladas LOGÍSTICA REVERSA nos EUA USD 862bi de custos logístico, USD 35bi de logística reversa em 1997 FONTE: Sites e referências diversas da Internet

23 Consideramos que a Logística Reversa tem 3 principais motivadores.
Motivador Externo RESPEITO ao MEIO-AMBIENTE Consumidores valorizam as empresas que possuem boas políticas de retorno de produtos. Esta é uma vantagem percebida onde os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados. É algo que sempre existiu mas atualmente é reforçado pela legislação de defesa dos direitos do consumidor. Grande onda da Logística Reversa, quando as empresas percebem que muito do que é descartado pelo consumidor pode retornar ao processo produtivo; Só é feita se o retorno do descarte ao processo produtivo é mais econômico do que comprar novos insumos. Por isso, trazem consideráveis retornos para as empresas. É o que vem à cabeça quando falamos de Logística Reversa; Cada vez mais as empresas são legalmente responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos; Os consumidores esperam que as empresas reduzam os impactos das atividades produtivas no meio-ambiente; Pode aumentar os custos das empresas (pode não ser economicamente viável).


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