A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre

2 “A resolução está ligada ao tamanho da tela de monitores, descrevendo a quantidade de informação que pode ser apresentada em um instante”.

3 “A resolução é pedida através em pixels (picture element)”. O pixel é a unidade individual da imagem, que contém informações sobre cores e intensidade.

4 “O tamanho do pixel dependerá da resolução configurada para ser exibida. Resoluções menores que o máximo são exibidas por conjuntos de pontos físicos. Nas resolução máxima do dispositivo, o pixel pode ser considerado o ponto físico Quanto mais detalhado a visualização da figura, mais perceptíveis são os pixels.

5 Problemas na exibição: • Tela pequena e resolução muito alta. • Tela grande e resolução muito baixa.

6 O pixel não pode ser considerada uma unidade de medida. Entretanto, é possível obter a relação entre o pixel e uma unidade de medida como parâmetro de qualidade de exibição. Qualidade de exibição - Medido em pontos por polegada (ppp) Também, em inglês, dots per inch (dpi)

7 Com qual tamanho em centímetros seria exibida uma figura com qualidade de 72dpi e tamanho de 800x600 pixels. Medida em polegadas no primeiro eixo: Medida em polegadas no segundo eixo:

8 Em qual tamanho seria exibida a figura do Exercício 1 em um monitor de 1600x1200 pixels com a qualidade de 72dpi. Como a qualidade da resolução é a mesma no caso anterior, o tamanho de exibição será o mesmo! Portanto, é importante saber, em relação a figura, o tamanho em pixels.

9 Uma figura mede 40x30 pixels e está com a qualidade de 72 dpi. Qual tamanho em centímetros se essa figura seria impressa em uma impressora de 300dpi. Caso a figura fosse impressa em 300dpi, o tamanho em centímetros o mesmo para os 72dpi do monitor

10 Câmeras Digitais – 72 DPI Monitores CRT /LCD / LED – 72 DPI Smartphones DPI Impressoras de Boa Qualidade – a partir de 300 DPI

11 Quantidade de memória a ser consumida para a exibição e armazenamento da imagem em mapa de bits (sem compactação): 1º Passo – Calcular o número de pixels da figura. 2º Passo – Com a informação do tamanho em bits ou bytes do pixel, multiplicar pelo número de pixels. 3 º passo – Caso a valor de memória esteja em bits, transformar em bytes. Padrões atuais de unidade: * Bitmap * 1-bit (preto e branco) * 8-bits (1 byte) (tons de cinza, grayscale) – 256 cores * RGB (24 bits) (3 bytes) (colorido) – 16M de cores

12 Qual o tamanho em memória seria ocupado por uma figura de 640 x 480 pixels em um sistema de cores 1-bit, tons de cinza e RGB? Número de pixels: Imagem 1-bit: bits = bytes = 38kbytes Imagem 8-bits: bytes = 300kbytes Imagem RGB: bytes = 900kbytes

13 AZEVEDO, E; CONCI, A; Computação Gráfica: Teoria e Prática, Capítulo 1.


Carregar ppt "Prof. Gustavo Moreira Calixto Bacharelado em Ciência da Computação 6º Semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google