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1. 2 3 4 UNIDADE 3 – Marketing da Empresa Nesta unidade, você terá condições de identificar a importância do Marketing para as empresas, com o objetivo.

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5 UNIDADE 3 – Marketing da Empresa Nesta unidade, você terá condições de identificar a importância do Marketing para as empresas, com o objetivo de criar relações permanentes de troca entre indivíduos e empresas e empresas com empresas. Ao final dessa unidade, você será capaz de: compreender o significado de marketing e dos 4Ps do Marketing; posicionar um negócio e seus produtos/serviços em relação aos 4Ps. 5

6 Olá! Eu sou Flora Matos, proprietária de um hortorgânico. Cultivo e forneço produtos naturais e frescos aqui no bairro Capaz, tenho diversos clientes como: restaurantes, supermercados, verdurões e feiras. Entre os meus clientes está o restaurante Jasmim Natural, que você já deve ter conhecido. 6

7 Olá, Flora. Consegui um tempinho lá no restaurante e vim lhe fazer uma visita. Como você está? 7

8 Que ótimo tê-la aqui, fico contente que tenha vindo. Estava precisando mesmo conversar um pouco com você. É sobre o Hortorgânico, Jasmim. Sinto que seja necessário fazer uma ação de marketing e gostaria de obter algumas dicas com você, já que você procura aplicar muito bem o marketing no seu restaurante. 8

9 Ora, Flora, muito obrigada pelo elogio, será um prazer. Posso lhe mostrar algumas práticas que tenho na minha empresa, talvez isso lhe seja útil. 9

10 Marketing (em Inglês significa Mercado) Não possuímos uma palavra em português capaz de expressar o que seja exatamente marketing. Por isso empregamos a palavra original inglesa. Marketing é o mercado em movimento. Fazer marketing é transformar as informações coletadas em ações que satisfaçam as necessidades e aos desejos dos consumidores. Fazer marketing é acompanhar: - esse movimento; - as oscilações; - um novo concorrente que aparece; - a alta de preços; - uma nova moda. 10

11 Eu sei que marketing é uma função fundamental de qualquer empreendimento, seja ele micro, pequeno, médio ou grande. Está voltada para a identificação das necessidades, carências e valores de um mercado-alvo, visando a sua satisfação com rapidez, qualidade e eficiência. Permite ao empresário antecipar-se ao concorrente e atender às expectativas do cliente ou do consumidor. 11

12 Exatamente, Flora. A atividade de marketing nada mais é do que a compreensão do mercado para a melhoria da relação entre a empresa e seus clientes. 12

13 Eu estava lendo o livro de Philip Kotler sobre administração mercadológica, o qual é um reconhecido autor da área de marketing, em que ele escreveu: “Há dezenas de ferramentas no composto de marketing. Se popularizou uma classificação dessas ferramentas chamada os 4Ps." 13

14 4Ps do Marketing: 14 PRODUTO PREÇO PONTO PROMOÇÃO

15 4Ps do Marketing: 15

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18 18 Quando uma empresa está equilibrada no mercado, atingindo com sucesso seus objetivos de marketing, dizemos que ela está corretamente posicionada em relação aos 4Ps. PREÇO PONTO PRODUTO PROMOÇÃO

19 Na concepção do Jasmim Natural, eu parti da necessidade dos meus clientes, que aspiravam por um restaurante de comida natural que fosse elegante e sofisticado, diferente dos outros restaurantes comuns do bairro. 19

20 Logo, o seu produto atende às necessidades de seus clientes. O restaurante de Jasmim atende ao anseio de seus clientes que é: ter um restaurante natural com ambiente e estrutura sofisticados. Isto é, ao mesmo tempo, um diferencial perante a concorrência e uma vantagem, tendo em vista ser um anseio dos clientes oferecido apenas pelo Jasmim Natural. 20

21 Atende, sim, Flora. Além disso, fiz uma pesquisa de quanto os clientes estariam dispostos a pagar para comer neste restaurante e, assim, estabeleci o preço. Também levei em conta o preço da concorrência. Fiz um levantamento dos preços praticados pela concorrência e realizei uma pesquisa com meus possíveis clientes, de modo a extrair um preço que eles estariam dispostos a pagar, assim como as formas de pagamento. Com uma pesquisa bem feita é possível estabelecer um preço seguro, sabendo que os clientes irão pagar. 21

22 O ponto que você escolheu também foi muito bom, pois é próximo de vários estabelecimentos comerciais e até industriais, além de possuir fácil acesso a seus clientes. O ponto comercial deve ser de fácil acesso, oferecendo conforto, conveniência ou uma boa distribuição. Por se tratar de um restaurante, Jasmim preferiu localizá-lo em uma região que fosse bastante acessível e onde tivesse um grande fluxo de pessoas. Dessa forma, o restaurante está ao alcance tanto de empresários e trabalhadores locais como de clientes que desejam apenas um local agradável para ter uma refeição especial. 22

23 Isso mesmo, Flora! Este ponto é muito bem localizado. Por último, estudei a promoção do meu produto, tentei apresentá-lo da melhor forma, com uma decoração temática e fazendo questão de destacar a qualidade e origem do alimento. A forma com que você promove seu produto é importante. Neste caso, eu optei por destacar o ambiente do restaurante, fazendo uma decoração especial, assim como um destaque para a qualidade e origem dos alimentos frescos e naturais. Poderiam ser feitos flyers, faixas e outdoors. 23

24 Taí, Jasmim! Acho que a promoção é o P que preciso desenvolver melhor aqui no meu horto, apesar de ter ótimos clientes, como você, sinto que posso promover melhor os meus produtos e, com isso, ampliar o meu mercado. Posso promover meu hortorgânico com estandes em feiras, fazendo degustação em supermercados ou até mesmo em pontos movimentados na rua. Além disso, é possível fazer parcerias com restaurantes e supermercados, para que estes disponibilizem espaços para revenda. Assim, meu produto terá maior visibilidade, as pessoas o conhecerão e saberão onde encontrá-lo. 24

25 Podemos pensar numa forma de você expor seus produtos no meu restaurante. Posso disponibilizar um cantinho para você montar o seu estande e anunciar, no cardápio, os ingredientes que provêm do seu horto. Que tal? 25

26 Prometo pensar nisso, gostei da ideia, Jasmim. Seria uma ótima forma de promover meus produtos, já que seu restaurante é bem frequentado. Pensarei mais um pouco e depois conversaremos sobre isso, tudo bem? Sua proposta é interessante. O fato de um restaurante natural, que preza pela qualidade de seus alimentos, estar promovendo o meu Hortorgânico dará visibilidade ao produto diante de possíveis novos clientes que poderão comprar a varejo. 26

27 1º Passo: Pesquisar o mercado para conhecer as necessidades e os desejos dos clientes. 2º Passo: Pesquisar o mercado para conhecer o que oferecem os concorrentes. 3º Passo: Pesquisar o mercado para conhecer seus fornecedores. 4º Passo: De posse das informações dos mercados consumidor, fornecedor e concorrente, a empresa posiciona seus produtos e serviços em relação aos 4Ps adequando-os às necessidades destes mercados. 27

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