A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Festas e Romarias Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Festas e Romarias Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a."— Transcrição da apresentação:

1

2 Festas e Romarias Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a Romaria da Senhora D’Agonia e as Marchas dos Santos Populares.

3 Romaria da Senhora D’Agonia A Romaria em honra de Nossa Senhora d’ Agonia é das mais concorridas e animadas de todo o Minho. Decorre nos dias anteriores e/ou posteriores ao dia 20 de Agosto (dia de Nossa Srª d’Agonia).

4 Romaria da Senhora D’Agonia A Romaria em honra de Nossa Senhora d’ Agonia é das mais concorridas e animadas de todo o Minho. Decorre nos dias anteriores e/ou posteriores ao dia 20 de Agosto (dia de Nossa Srª d’Agonia).

5 São muitos os eventos desta Romaria, com destaque para os desfiles de cabeçudos, gigantones e Grupos de Zés P’reiras, o Cortejo da Mordomia, a Alvorada, a Procissão Solene da Senhora d’Agonia, o Cortejo Etnográfico, a Procissão ao Mar, os tapetes floridos da Ribeira, a Festa do Traje e a Serenata.

6 Cortejo da Mordomia O primeiro Cortejo é o da Mordomia. É com este que, a Comissão de Festas, vai saudar a edilidade e dar início à Romaria, acompanhada por um grupo de mulheres vestidas a rigor com os trajes típicos da região (fatos à lavradeira, de mordoma e noiva) e de Bandas de Música.

7 Durante a festa, Viana acorda ao som de 21 morteiros. Todos os dias, às 8h00 da manhã, realiza-se a “Alvorada”. Na Praça da República concentram-se os vários grupos de Zés P’reiras a tocar os seus bombos num ritmo estrondoso, enquanto que os gigantones e cabeçudos rodopiam ao seu ritmo. Desfiles de Cabeçudos, Gigantones e Zés P’reiras O mesmo cerimonial repete-se ao meio-dia, mas com a designação de “Revista”.

8 Cortejo Etnográfico e Festa do Traje A etnografia tem o seu expoente máximo no Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se podem admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam o peito repleto de autênticas obras de arte em ouro.

9 A Procissão ao Mar e os Tapetes Floridos da Ribeira Do dia 19 para 20, as gentes da ribeira passam a noite na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos (feitos de sal, flores e outros materiais) para a passagem da Procissão ao Mar. Na tarde do dia 20, depois da celebração solene presidida pelo Bispo da Diocese, sai do santuário a imagem da Senhora da Agonia a caminho do Cais, onde será dada a “Bênção ao Mar” e às embarcações, seguindo-se-lhe a Procissão ao mar e ao rio Lima com inúmeros barcos a acompanharem a Sra. d’Agonia.

10 A Serenata A derradeira noite dos festejos é, a da grandiosa, serenata junto ao Rio Lima. O fogo de artifício ilumina toda a cidade, as girândolas que clareiam de esplendor o céu, os morteiros surdos, as granadas de cores e por fim a “cachoeira” que desaba da ponte Eiffel, primeiro doirada depois de prata, como água a espumar sobre as águas do Lima e por fim a frase “Viana é Amor” saudada por uma enorme salva de palmas. É um abraço dos Vianenses a todos quantos os visitam.

11 Marchas Populares As Marchas dos Santos Populares são uma das mais acarinhadas de Viana do Castelo.

12 As Marchas festejam-se no dia 4 de julho onde muitas pessoas, de todas as idades, participam.

13 Na desfile pelas ruas, há sempre música a acompanhar. Esta música é tocada por várias escolas de música e moradores.

14 No final do desfile e da exibição das marchas populares decorre um espetáculo de fogo de artifício.

15 FIM Realizado por:  Francisco Maciel  Inês Branco  Mariana Bezerra


Carregar ppt "Festas e Romarias Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google