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O Espírito de Profecia:

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Apresentação em tema: "O Espírito de Profecia:"— Transcrição da apresentação:

1 O Espírito de Profecia:
Orientações para a Igreja Remanescente Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

2 Livros: Nisto Cremos O Grande Conflito
Ellen G. White e a Bíblia: Como seus Escritos se Relacionam com as Escrituras Livros: Nisto Cremos O Grande Conflito Renato Stencel (org.) 2013

3 Introdução Os escritos de Ellen White se igualam aos da Bíblia? Como ela entendia a relação de seus escritos para com as Escrituras? Qual é a diferença entre os profetas canônicos e os não-canônicos? “Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outros – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados” (Nisto Cremos, p. 305). Renato Stencel (org.) 2013

4 Entendimento de Ellen White
O fato de que Deus revelou Sua vontade aos homens por meio de Sua Palavra, não tornou desnecessária a contínua presença e direção do Espírito Santo. Ao contrário, o Espírito foi prometido por nosso Salvador para aclarar a Palavra a Seus servos, para iluminar e aplicar os seus ensinos. E visto ter sido o Espírito de Deus que inspirou a Escritura Sagrada, é impossível que o ensino do Espírito seja contrário ao da Palavra. O Espírito não foi dado – nem o poderia ser – a fim de sobrepor-se à Escritura. (EGW, GC, p. 8 e 9) Renato Stencel (org.) 2013

5 Entendimento de Ellen White
Jesus Cristo prometeu: “O Consolador vos ensinará todas as coisas” (Jo. 14:26). As Escrituras claramente ensinam que estas promessas, longe de se limitarem aos dias apostólicos, se estendem à igreja de Cristo em todos os séculos. (EGW, GC, p. 7) Os dons do Espírito foram postos na igreja para o “aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”(Ef. 4: 12 e 13). Renato Stencel (org.) 2013

6 A primazia da Palavra A relação dos escritos de Ellen G. White para com a Bíblia. “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra da vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados” (PE, p. 78). Não toma o lugar da Palavra. O Senhor deseja que estudeis a Bíblia. Ele não deu alguma luz adicional para tomar o lugar de Sua Palavra. Esta luz deve conduzir as mentes confusas a Sua Palavra, a qual, se for comida e assimilada, é como o sangue que dá vida à alma. Então serão vistas boas obras como luz brilhando nas trevas (Carta 130, 1901). Renato Stencel (org.) 2013

7 A primazia da Palavra Obter provas da Bíblia. “Apresentai vossas provas, claras e simples, da Palavra de Deus. Um ‘assim diz o Senhor’ é o mais forte testemunho que podeis apresentar ao povo. Que ninguém seja instruído a olhar para a Irmã White, e, sim, ao poderoso Deus, que dá instruções à Ellen White (Carta 11, 1894). Relação dos escritos de Ellen White para com a Bíblia – a luz menor. Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior (RH, 20 de janeiro de 1903). Renato Stencel (org.) 2013

8 A primazia da Palavra Não para proporcionar nova luz. “A palavra de Deus é suficiente para iluminar o espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida de todo o que sinceramente deseja entendê-la. Mas, não obstante isso, alguns que dizem fazer da Palavra de Deus o objeto de seus estudos, são encontrados vivendo em oposição direta a alguns de seus mais claros ensinos. Daí, para que tanto homens como mulheres fiquem sem escusa, Deus dá testemunhos claros e decisivos, a fim de reconduzi-los à Sua palavra, que negligenciaram seguir” (2 TS, p. 279). Renato Stencel (org.) 2013

9 A primazia da Palavra Testemunhos para trazer lições simples da Palavra. Além das instruções em Sua Palavra, o Senhor tem concedido testemunhos especiais a Seu povo, não como uma nova revelação, mas para que possa apresentar-nos as claras lições de Sua Palavra, a fim de que sejam corrigidos os erros e indicado o caminho certo, para que toda alma fique sem escusa (Carta 63, 1893). Renato Stencel (org.) 2013

10 Como a IASD entende Ellen G. White
Os Adventistas do Sétimo Dia aceitam a Bíblia como seu único credo e mantêm algumas crenças fundamentais. Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja Remanescente e foi manifestado por Ellen G. White. Seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser aprovado todo ensino e experiência. (AG, Crenças Fundamentais, abril de 1980) Renato Stencel (org.) 2013

11 Como a IASD entende Ellen G. White
Acreditamos que a Escritura é a Palavra divinamente revelada de Deus e é inspirada pelo Espírito Santo. Acreditamos que o cânon da Escritura é composto somente dos sessenta e seis livros do Antigo e Novo Testamentos. Acreditamos que a Escritura é a base da fé e a autoridade final em todos os assuntos de doutrina e prática. Acreditamos que a Escritura é a Palavra de Deus em linguagem humana. Renato Stencel (org.) 2013

12 Como a IASD entende Ellen G. White
Acreditamos que a Escritura revela que o dom de profecia será manifestado na igreja cristã após o período do Novo Testamento. Acreditamos que a aceitação do dom profético de Ellen White é importante para a nutrição espiritual e a unidade da IASD. Acreditamos que o uso que Ellen White fez de fontes e assistentes literários encontra paralelo em alguns dos escritos da Bíblia. Acreditamos que o ministério e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia. Renato Stencel (org.) 2013

13 Como a IASD entende Ellen G. White
Acreditamos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo e que seus escritos, frutos dessa inspiração, são aplicáveis e autoritativos, especialmente para os adventistas do sétimo dia Acreditamos que os propósitos dos escritos de Ellen White incluem orientação na compreensão dos ensinos das Escrituras e na aplicação destes ensinos, com urgência profética, para a vida espiritual e moral. Renato Stencel (org.) 2013

14 Como a IASD entende Ellen G. White
Não acreditamos que a qualidade ou grau de inspiração nos escritos de Ellen White seja diferente do da Escritura. Não acreditamos que os escritos de Ellen White sejam um acréscimo ao cânon da Escritura Sagrada. Não acreditamos que os escritos de Ellen White funcionem como o fundamentos e a autoridade final da fé cristã, como a Bíblia funciona. Renato Stencel (org.) 2013

15 Como a IASD entende Ellen G. White
Não acreditamos que os escritos de Ellen White possam ser usados como a base da doutrina. Não acreditamos que os estudo dos escritos de Ellen White possa ser usado para substituir o estudo das Escrituras Sagradas. Não acreditamos que a Escritura possa ser compreendida somente através dos escritos de Ellen White. Não acreditamos que os escritos de Ellen White esgotem o significado das Escrituras. Renato Stencel (org.) 2013

16 Como a IASD entende Ellen G. White
Não acreditamos que os escritos de Ellen White sejam essenciais para a proclamação das verdades das Escrituras para a sociedade como um todo. Não acreditamos que os escritos de Ellen White sejam o produto de mera piedade cristã. Não acreditamos que o uso de fontes e assistentes literários por parte de Ellen White negue a inspiração de seus escritos. Renato Stencel (org.) 2013

17 O Dom de Profecia O Espírito de Profecia e a Bíblia. Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outros – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados. Renato Stencel (org.) 2013

18 O Dom de Profecia A Bíblia é o padrão supremo. Os adventistas do sétimo dia apoiam plenamente o princípio da Reforma, sola scriptura, a Bíblia como seu próprio intérprete e a Bíblia sozinha, como base de todas as doutrinas. Ellen White disse que “em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa”. Renato Stencel (org.) 2013

19 O Dom de Profecia Um guia para entender a Bíblia. “Pouca importância é dada à Bíblia”, escreveu Ellen White, e assim, “o Senhor concedeu uma luz menor para conduzir homens e mulheres à luz maior”. Um guia na compreensão da Bíblia. “Não são apresentadas verdades novas; através dos Testemunhos, porém, Deus simplificou as grandes verdades já concedidas e segundo a forma por Ele mesmo escolhida, trouxe-as perante o povo, visando despertá-los e impressionar suas mentes, afim de que todos eles fiquem sem escusa” (EGW, 2TS, p. 280). Renato Stencel (org.) 2013

20 O Dom de Profecia Um guia para aplicar princípios bíblicos. Muitos de seus escritos aplicam os conselhos bíblicos ao viver diário. Ellen White disse que ela foi “orientada a apresentar princípios gerais, e ao mesmo tempo, especificar os perigos, erros e pecados de alguns indivíduos, a fim de que todos pudessem ser advertidos, reprovados e aconselhados”. Renato Stencel (org.) 2013

21 O Dom de Profecia O desafio ao crente. O livro do Apocalipse profetiza que o “testemunho de Jesus” haveria de manifestar-se através do “espírito de profecia” nos últimos dias da história terrestre. Isso representa um desafio a todos, no sentido de não assumir um atitude de indiferença ou descrença, mas a “provar todas as coisas” e “reter o que é bom”. Renato Stencel (org.) 2013

22 Espírito de Profecia: Orientações para a Igreja Remanescente
Fonte Espírito de Profecia: Orientações para a Igreja Remanescente Pág Centro de Pesquisas Ellen G. White Organizador: Renato Stencel Abril de 2013


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